Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 02 2014

Uma forma genial de visitar o relógio astronômico de Praga




Um dos atrativos estrela de Praga é o relógio astronômico localizado no edifício da antiga Prefeitura. A cada hora acontece uma espécie de parada com a movimentação de algumas das figuras. Uns 10 minutos antes, uma pequena multidão começa a chegar buscando o melhor ângulo para fotografar. Sinceramente, o relógio em si é o máximo, mas este show nas horas em ponto é meio sem graça. Mas claro, isso é o que eu achei, e o que realmente gostei foi apreciá-lo desde dentro do edifício.
IMG_0017

IMG_0018
IMG_0020 IMG_0016
Agora antes de mais nada, deixa eu te contar um pouco sobre esta grande obra artística e científica!

1. o relógio nasce em 1410 das mãos de Mikulas de Kadan, mas não era como se vê na atualidade, porque pouco a pouco foram sendo acrescentados e modificados elementos;

2. a sua principal função não era mostrar as horas, que era algo secundário, e sim o movimento dos corpos celestes, incluindo o Sol a e Lua. A esfera astronômica indica a hora e a posiçao do sol e da lua; os medalhoes da esfera mostram os meses;

3. a partir de 1566, seu funcionamento foi totalmente mecanizado;

4. se é um ano bissexto, a roda não se move uma noite;

5. apenas em 1865 se incluiram as imagens dos apóstolos;

6. no final da II Guerra Mundial, o relógio foi seriamente danificado. O mostrador astronômico foi baleado, o mostrador do zodíaco dobrado e pendurado com o que restava de seu eixo, alguns personagens foram totalmente destruídos 🙁

7. apesar deste ataque ao relógio, 75% de suas peças ainda são originais!

8. o Relógio Astronômico de Praga não mostra o horário de verão. Foi feita uma tentativa de adaptar o relógio astronômico para o horário de verão, mas alguns meses mais tarde, foi mostrado que o tempo no relógio era impreciso;

9. do lado esquerdo há duas esculturas, uma que representa a avareza e outra, a vaidade. Do lado direito verá uma caveira, representação da morte, e um turco, símbolo do prazer.

Voltando à visita especial ao relógio 😉 que também é uma maneira de entrar na história de Praga. Aproveitei e comprei o combo “visita guiada + torre”. Paguei 160 CZK (R$ 18,56).
Relógio de Praga - O que ver em Praga IMG_0036
O tour inicia na capela, uns minutos antes que comece a parada dos apóstolos. A gente vê desde dentro cada um deles se encaminhando para a “saída à rua”! É bem mais interessante porque está à vista parte do mecanismo, e você ali a poucos passos dos personagens mais famosos de Praga 😉
Relógio de Praga - O que ver em Praga
Relógio de Praga - O que ver em Praga
Depois a guia conta a história daquele edifício, que é o resultado da união de várias contruçoes góticas. A mais antiga data de 1338, conhecida como Casa de Wolflin von Kamen. É a que se encontra junto à Torre, erguida em 1364, e que depois você pode subir e dar de cara com os telhados, monumentos e casas coloridas da cidade.

Como todas as cidades antigas, Praga se encontrava em um nível inferior ao atual, e o final do tour acontece nesse “underground”, e pelas antigas prisões.
Relógio de Praga - O que ver em Praga
Relógio de Praga - O que ver em Praga
O grand finale (que nao é guiado) não podia ser mais legal, a subida da antiga torre de 69,5 metros de altura. O interior em si já é incrível, e quando você chega ao topo, fica até com raiva de Praga. Como uma cidade pode ser tão bonita de todos os ângulos possíveis e imagináveis.
Relógio de Praga - O que ver em Praga
Relógio de Praga - O que ver em Praga
Relógio de Praga - O que ver em Praga
Informação prática
Historic Halls e Underground
Segunda-feira das 11:00 às 18:00 horas
De terça a domingo das 9:00 às 18:00 horas

Torre
Segunda-feira das 11:00 às 22:00 horas
De terça a domingo das 9:00 às 22:00 horas

Tarifas
Historic Halls – 50 CZK
Underground – 50CZK
Capela – 30 CZK
Torre – 100 CZK
Combo – visita guiada + torre = 160 CZK (Comprando este combo, você pode subir antes ou depois da visita guiada à torre).

Para ver se os horários das visitas guiadas e respectivos idiomas, visite: http://www.staromestskaradnicepraha.cz/en/practical-informations/daily-schedule/

Aliás, o site oficial do Staromestské Radnia (Old Town Hall – Prefeitura Antiga) é ótimo, e vale a visita: http://www.staromestskaradnicepraha.cz/en/

Planeje sua viagem para Praga

Veja todos nossos posts de PRAGA, clicando aqui

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em Praga, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Siga a gente no Instagram, clicando

imagens: turomaquia_2014

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

5 Comentários

  1. Jr Caimi

    A subida da torre eu achei imperdível, um dos lugares que mais gostei de Praga…

    responder
  2. Dan - Muita Viagem

    Realmente apreciar o edifício é o máximo, conhecê-lo por dentro e ver as vistas de Praga lá de cima, agora essa multidão aglomerada para ver a troca das figuras também acho meio “jeca”, quem gosta mesmo são os pickpockets tchecos… A dica é evitar ficar ali no meio da multidão marcando toca, olhando pro alto… 😉 Praga é demais! =)

    responder
  3. Viviana

    Bom dia,
    Adorei sua dica de visita na Torre do relogio, capela, etc.
    Gostaria de saber se vc comprou o ticket combo pela internet ou pessoalmente. Sempre gosto de sair com os ingressos garantidos, mas no site oficial nao esta muito claro se o oferecido é para todas as atrações ou apenas a Torre.
    Muito obrigada 🙂

    responder
    • Patricia de Camargo

      Viviana, fui na alta temporada e comprei na hora, não se preocupe! Para Praga não comprei nenhuma entrada com antecedência.
      Um abraço

      responder
  4. Luis Cordeiro

    O relogio e a torre são dois daqueles lugares que a gente fica na duvida se adora ou ama. é impossivel não ficar rendido a esta cidade.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!