Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 23 2009

Xacobeo 2010 – Todos os pecados perdoados!

Quer ter todos teus pecados perdoados em 2010? Tem jeito sim, é só realizar o Caminho de Santiago no próximo ano que é Xacobeo! E o que é isso? São todos os anos em que 25 de julho (Dia do Apóstolo Santiago) caem em um domingo. Esta comemoração ocorre desde a Idade Média e foi estabelecida por uma Bula Papal. Se você tem pecados por um tubo aproveita, porque o próximo ano santo será só em 2.021.

Para conseguir a Compostelana, documento que certifica que você realizou a peregrinação, tem que realizar 100 Km a pé, ou 200 Km de bicicleta ou cavalo. Para quem vai a pé, uma semana é mais do que sufciente para fazer os 100Km e curtir dois dias de Santiago. Agora se você tem um mês, realize todo o Caminho Francês. Estando em ótima forma comece caminhando desde Saint-Jean-Pied-de-Port (França). Na primeira etapa vai cruzar os Pirineus, serão cerca de 20 Km de subidona. Não está em tão boa forma assim, comece desde Roncesvalles (Espanha).

O Caminho Francês também pode ser iniciado a partir de Aragão, na Espanha. Mas se é sua primeira vez, melhor optar pelo tradicional com mais infra-estrutura. Apesar de que o Aragonês atravessa paisagens deslumbrantes.

Eu tenho que confessar que resolvi fazer o caminho depois de ler “O Diário de um Mago”, do Paulo Coelho. Já realizei três vezes o caminho. A primeira sozinha, os últimos 100 Km. A segunda com o Tom, o Caminho Francês completíssimo desde França. E a última também com o maridão, algumas etapas do Caminho Aragonês. Em todas elas sofri fisicamente, mas não é balela não, sai fortalecida moralmente. Não é necessário ser católico para realizá-lo. O caminho vai além das religiões dogmáticas, esconde segredos celtas, bruxas, mas a melhor sensação é a da solidariedade que une aos “caminhantes”. E como atravessa a Espanha é uma aula de história e de arte ao vivo e a cores. Mudanças de paisagens, de gastronomia, de ambiente, de gente … Por tudo isso, uma viagem que é uma viagem fora e dentro de si mesma, e entra na nossa lista das 10+ recomendáveis para 2010! Afinal como dizia Antonio Machado …

“Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.”

Para ver todos os posts sobre os caminhos que levam a Santiago (no Brasil conhecido como Tiago) visite nosso índice.
Album Caminho de Santiago
Album Caminho de Santiago
Album Caminho de Santiago

2 Comentários

  1. Alessandra Mosquera

    Sempre quis fazer o Caminho, mas falta preparaçao física e logística… quem sabe um dia… já estive em Santiago várias vezes e amo aquela cidade… o Caminho tem que ser mágico!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Ale, vale a pena, eu adorei. Mas eu fiz sem neura, sem levantar super cedo, tem gente que madruga, mas esse não é o meu tipo de viagem heheheheBeijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!