Guias de Viagem e Arte

 
 
set 23 2006

A chegada a La Rioja (A Saga do Caminho 7)

Acordamos cedo, já não via a hora de sair da pocilga. Foi uma noite tremenda …
Caminho de Santiago

Neste dia fizemos 32 Km, de Los Arcos à capital da Comunidade Autônoma de La Rioja – Logroño. Passamos por Torres del Río, e entramos em Viana. Esta cidade foi fundada no século XIII, e possui muitas construções históricas. Uma delas é esta Igreja – Santa María, com portadas côncavas e repletas de relevos. Nesta igreja está enterrado o filho do Papa Alejandro VI – César.

Os Borgia eram de Valencia e foram grandes personagens históricos (e um tanto quanto depravados!). Esta para estrear por aqui um filme que vai contar um pouco da história dos Borgia.
Caminho de Santiago

De Viana a caminho de um outro estado español. As comunidades autônomas são mais ou menos como nossos estados. Chegamos a Logroño e claro que já não havia lugar no albergue, mas tchan, tchan, tchannnnnnnnn, tinhamos uma reserva na Residência Universitária. Acontece que a residência estava a 1,5 Km da entrada da cidade. Este último kilômetro foi difícil, e cheguei me arrastando.
Caminho de Santiago Caminho de Santiago

Gostei muito de Logroño, apesar de meu estado catastrófico (hehehehehe). A cidade tem 135.000 habitantes. Já foi palco de muitas batalhas em todos os sentidos, por exemplo em 1572 tornou-se a sede do Tribunal da Santa Inquisição. Aonde em 1610, quarenta mulheres que viviam perto das cavernas de Zugarramundi foram julgadas e doze foram condenadas à fogueira por bruxaria. Atualmente, realizam-se festas nestas cavernas, relembrando estas mulheres que provavelmente apenas se reuniam para comer e dar boas risadas, mas que foram condenadas por práticas demoníacas.

Este é apenas um dos vários episódios desta capital da terra do vinho. La Rioja é sinônimo de bom vinho espanhol. Quando se entra nesta comunidade, as videiras ganham protagonismo. Por todos os lados, e o caminho de Santiago passa por dentro de diversas fazendas vinícolas. É uma paisagem única e deliciosa! E é melhor aproveitar cada minuto, porque em breve sairemos de La Rioja e entraremos na enorme Castilla-León.
Siga a gente no Instagram, clicando
Posts relacionados:
Tudo que é bom … (de Saint-Jean-Pied-De-Port a Roncesvalles)
Dificuldades … (de Roncesvalles a Zubiri)
Eu x Eu (de Zubiri a Cizur Menor)
Perdão e Reflexão (de Cizur Menor a Puente de la Reina)
Eu necessito … (de Puente de la Reina a Estella)
Da fonte de vinho a pocilga (de Estella a Los Arcos)

Imagens: turomaquia_2006

4 Comentários

  1. Astroyorch

    A mi la llegada a Logroño se me hizo muy dura. Yo hice exactamente la misma etapa: Los Arcos-Logroño, y el tramo de bajada al final me dejó las rodillas para el arrastre… De todas formas, recuperarse es más fácil ante un buen vino.Muchos besitos desde TenerifeJorgePD.,- Ya deposité la tesis en la Comisión de Doctorado de la Universidad.Fecha de defensa provisional: 18 de Diciembre

    responder
  2. Astroyorch

    Ah, se me olvidaba… En Noviembre vamos al Womad (Ani y yo). Espero que nos veamos, y así conoces a mi churri…

    responder
  3. Silvia Oliveira

    Sabe o que me impressiona? Sua capacidade de sair sorrindo em to-das as fotos! Além do texto ser atraente e conquistador, as fotos são só emoção e alegria!Beijos!

    responder
  4. Morgana

    Patrii!!!Não me admiro que cada um que lê sua história se facina e lê cada palavra com a mesma cede com que se estivesse caminhando os 800km. A expectativa torna-se semelhante aos capítulos finais das novelas…Apenas hoje que fui ler sua saga e estou adorando todas as histórias! Me lembra muito quando assistíamos suas aulas em que cada dia era uma nova inspiração, uma novidade a conquistar todo mundo.Agora espero a continuação de tudo isso e acabarei me obrigando a entrar aqui freqüentemente para não perder as novidades assim que escrevê-las…HeheheTudo isso, de certa forma, me inspira, e muito… e vc sabe para que!Planejar e realizar!!! Viajar! Conhecer! Viveeer!Beijooooos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!