Guias de Viagem e Arte

 
 
set 23 2006

Da fonte de vinho a pocilga (A Saga do Caminho 6)

Noite M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A !!! O joelho ainda não estava 100%, mas dormir rejuvenesce até a alma! Saímos em direção ao Monasterio de Irache. Um pouco antes de chegar ao Monasterio, você encontra uma fonte de vinho. É isto mesmo, não está louco, você leu bem – de vinho! Este é um presente das Adegas Irache aos peregrinos. Mas sinceramente, eu não tinha muita vontade de beber vinho pela manhã, mas vale a pena entrar no recinto. Ademais, ao lado desta fonte, existe outra de água.
Caminho de Santiago

DICA: Sempre tenha uma garrafa de água vazia contigo, o caminho está repleto de fontes!

Desta fonte, já se vislumbra o Monasterio do século XI, e com diversas construções posteriores. O Monasterio está aberto para visitação. Você pode deixar a mochila na entrada com os guardas, e passar nem que seja 30 minutos neste local que já albergou um refúgio de peregrinos. No caminho você faz teu tempo, qual é a graça chegar super cedo ao próximo refúgio, e deixar prá tras tantas maravilhas artísticas e de fé! Tente entender que fazer o Caminho de Santiago implica em CAMINHAR, CAMINHAR, CAMINHAR …

Pode parecer enfadonho, mas quando o corpo se acostuma é uma verdadeira delícia. Foi a única viagem que eu fiz na vida, na qual me esqueci de tudo, era uma outra realidade. Nossas únicas preocupações: comer, dormir e andar …
Caminho de Santiago Caminho de Santiago

Neste dia, comemos um dos melhores bocadillos do caminho, em um albergue da cidade de Villamayor de Monjardin. A jovem que fez o bocadillo era holandesa. O albergue era mantido por uma ordem religiosa deste país. É comum que vários voluntários dos albergues sejam de outros países.
Caminho de Santiago

Deixamos Monjardín e seu castelo (possivelmente de origen romana) e nos encaminamos para Los Arcos. Foram 12 quilômetros entre campos e no sol. Quando você atravessa várias cidades, o caminhar se faz mais ameno. Quando deve fazer um tramo tão extenso contemplando a mesma paisagem, a “coisa pega”. E este dia fazia um sol do caramba! Mas eu estava tão feliz, não sentia dores, e nem sofri com o sol … Para comer sentamos na sombra projetada por um monte de palha. Era a única sombra deste trajeto, aquí não se viam árvores, casas, nada …
Caminho de Santiago

Los Arcos é uma bela cidade … mas nada de bons serviços. São três albergues sofríveis, mas como chegamos tarde, tivemos que ficar no pior. Não só foi o pior desta cidade, mas o pior de todo o caminho. Uma verdadeira pocilga.
Caminho de Santiago

DICA: Se tem fôlego, visite a cidade. Principalmente a Iglesia de Santa María, que é impresionante, mas siga para a próxima cidade. Se puder, não durma em Los Arcos!!!

Voltando a porcaria do albergue. É um albergue privado chamado – Casa Alberdi. Uma mulher cobra $ 7,00€ por uma habitação compartilhada de 6 pessoas, e super suja. Nunca vi tanta mosca na minha vida, e um cheiro insuportável. Para mim foi uma provação (hehehehe), até picada de pulga rolou, mas “tô viva!” …

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Posts relacionados:
Tudo que é bom … (de Saint-Jean-Pied-De-Port a Roncesvalles)
Dificuldades … (de Roncesvalles a Zubiri)
Eu x Eu (de Zubiri a Cizur Menor)
Perdão e Reflexão (de Cizur Menor a Puente de la Reina)
Eu necessito … (de Puente de la Reina a Estella)

Imagens: turomaquia_2006

2 Comentários

  1. armandinho tsunami

    ki momento …..bj mana , teu presente chega ai , mas nao sei qdo

    responder
  2. Turomaquia

    Gracias hermano mío!!!!! Você é simplesmente FANTÁSTICO! Não vejo a hora de ler esta bíblia …

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!