Guias de Viagem e Arte

 
 
out 19 2009

Atins – os famosos camarões

Continuação da crônica – Um dia redondo em Atins

 

Restaurante Canto do Lençois. Sentada. Levei o garfo até a boca, o aroma era inebriante. Cor laranja claro, e uma textura bem macia. Quando tocou minha língua, todas as papilas gustativas se atiçaram. Me arrepiei. Aquilo era o que poderíamos chamar: orgasmo gastronômico!

Exagero? Pergunta para quem já provou os camarões dos dois resturantes dos Atins. Nadica de exageração, a mais pura realidade. O Ricardo Freire dedicou até uma coluna na Época a estes camarões. Posso dizer que a degustação cheia de prazer não acaba por aí. O arroz caseiro no ponto perfeito vinha acompanhado por um feijão de corda feito com água de coco. Simplesmente maravilhoso.

Era o não, um dia redondo? Depois de uma caminhada vendo e desfrutando de lagunas com diferentes surpresas, e de chegar até o Poço das Pedras, nossos sentidos estavam sendo provocados por este “churrasco” de camarões. Que haviam sido pescados naquela manhã, e de um tamanho bastante avantajado. O segredo é o molho utilizado na preparação. Um segredo de família. Da esposa do Seu Antônio e da Luíza, todos parentes. Um restaurante bem pertinho do outro.

Terminada a comilança, uma redes na sombra para uma providencial “siesta”. Eu e o Tom ficamos conversando com o Seu Antônio e o Nonato sobre a região, tão bem ilustrada no mapa que decorava a parede do restaurante. Mas o grupo foi se despertando, e o Silas nos levou de toyota para uma duna bem alta para assistir ao por-do-sol.

Éramos cinco. Mais a lua e o sol, um saindo e, outro se despedindo. Na subida, aquela sensação que íamos tocar as nuvens. Sentados feito índios, entre sussuros, risadas e silêncio deslumbramos o final do passeio. Melancolia com alegria, por que os dias perfeitos passam tão rápido?


Informação prática

O passeio foi planificado pelo Buna e a Mônica, e nosso guia foi o Silas e ao final do dia, o Nonato. Não tenha receio, o Buna tem tabela de preços dos passeios e como fez para nós, também oferece passeios personalizados. Nós pagamos R$ 40,00/por pessoa.

O restaurante do S. Antônio é o Canto dos Lençois. Se quiser telefonar para combinar a hora que vai almoçar, ligue: (98) 8881-3138 ou (98) 8858-5756. Com tudo, gastamos
R$ 27,50/por pessoa.

Destaque post:
Lençois Maranhenses
Camarões dos Atins

Fotos: turomaquia_2009

8 Comentários

  1. Bianca

    hummmm… deu até fome! Essa foto dos camarões foi maldade! 🙂 Aliás, falando em fotos, as outras estão lindas!Besitos

    responder
  2. SÍLVIA OLIVEIRA

    Ô loco! Ainda bem que você colcou ATINS no meu roteiro fresca-urbana! Não dá para perder esses camarões de jeeeeeito nenhum! (Cê tem certeza de que não é um peixe disfarçado???) 🙂

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Bianca, eu também acho uma maldade hehehe mas na real, você que desfruta tanto com a comida merece ir para este lugar!!!Beijos

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Silvinha, eu nunca tinha visto este tipo de camarão, é fabuloso. E claro que eu não ia deixar de fora do teu roteiro Atins, que é o lugar mais perfeito dos Lençois Maranhenses!Beijos

    responder
  5. belsh

    Patrícia,O Buna é uma figuraça e a Mônica uma querida. A istoria deles por sí só e ótima, já que a Monica apaixonou-se depois de visitar Atins…rsrs..pelo lugar e pelo Buna…rsrsrO unico problema lá é que fora da temporada de férias vc pode estar sozinha na pousada e ai os passeios ficam caros porque nao tem com quem dividir. Depoiis de setembro tb as lagoas ja estão secas, mas mesmo assim nao me arrependo de ter ido à Atins e volto agora em 06/2010.Izabel

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Izabel, certamente você vai pegar os lençois transbordando! Passa por aqui depois para contar como foi!Beijos

    responder
  7. Rosana

    Patrícia, irei para Lençois em junho e seus relatos estão me ajudando mto a elaborar meu roteiro de viagem. Gostaria que comentasse sobre o esboço que fiz: 02 dias em São Luís, 02 dias em Santo Amaro, 02 dias em Barreirinhas, 01 dia em Atins, 01 dia em São Luís. Estou c/ dúvida se seria melhor ir direto p/ Santo Amaro no 1o. dia, já que meu voo chega em São Luís às 15:30h. Patrícia, gostaria que me ajudasse a decidir tb se vale a pena já dormir em Atins no final do passeio de voadeira pelo rio Preguiças e se vc tem o contato do Buna em Atins. Parabéns pelo seu desempenho em orientar os novos aventureiros!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Rosana, é meio loucura tentar ir direto no primeiro dia para Santo Amaro porque poderão pegar o último trecho já escuro. O melhor realmente é após o passeio pelo Rio Preguiças ir diretamente a Atins, porque senão terão que realizar novamente o mesmo trajeto.

      Neste post: https://turomaquia.com/hotel-atins-%E2%80%93-pousada-rancho-do-buna-uma-delicia-de-lugar/ está o site do Buna e os telefones.

      Brigaduuu pelos seus elogios!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!