Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 23 2008

Caminho de Santiago Aragonês: Capital da Jacetânia

Você sabe qual é a capital da Jacetânia? Isso mesmo – Jaca, que é uma cidade com mais de dois mil anos de história. Os primeiros moradores foram os jacetanos, no século X a.C.. Eles eram agricultores, que dormiam no chão e conheciam uma bebida bastante similar à cerveja. E como se sabe que eles estavam nestas terras neste momento? Pelas escavações arqueológicas, que encontraram inclusive moedas cunhadas por este povo.

Acontece que no século II a.C. chegaram os romanos e dominaram estas terras. Eles foram bastante espertinhos, colocaram nas portas das muralhas um outro povo que era inimigo dos jacetanos, é que usualmente derrotavam no campo de batalha. Então, os jacetanos confiados que podiam vencê-los saem da fortaleza, e de repente aparecem os romanos com seus exércitos e tomam a cidade aonde somente se encontravam as mulheres e as crianças.
Caminho de Santiago Aragonês

Os romanos estiveram por muitos anos em Jaca. Criaram um importante porto de montanha de onde vigiliavam os pririneus, e que também servia de entreposto comercial. Com a queda do império romano, Jaca também sofreu e perdeu grande parte de sua população e pompa.. Somente no século X d.C. o conde do Reino de Aragón, Galindo Aznárez decidi conquistar as terras do território do rio Aragón, e a partir daí pouco a pouco começa a florescer a vila, que foi uma importante vila comercial entre França e o que será mais adiante Espanha. Mas naquele momento Jaca era uma vila, e é em 1077 quando o monarca da vez decide constituir a vila em cidade, e para consolidar o novo status da cidade o mesmo monarca manda construir a Catedral de Jaca.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!