Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 11 2008

Caminho de Santiago Aragonês

Quem acompanha este blog, sabe que eu e meu maridinho fizemos o Caminho Francês, que é o caminho mais tradicional para chegar a Santiago de Compostela. Por que o caminho mais tradicional? Existem outros?

Efetivamente, existem vários caminhos. Inclusive caminhos que saiam de diversos países europeus, e que não somente chegavam até Santiago, mas também a Roma. As pessoas queriam ir a lugares santos, e existiam vários destes lugares, alguns mais célebres que outros e com mais infra-estrutura.

A história é que existem várias formas de se chegar a Santiago de Compostela. Nos últimos anos os outros caminhos possíveis estão ganhando mais infra-estrutura e sendo publicitados. Por isso, como Tom está em Zaragoza trabalhando 3 meses na universidade local, decidimos realizar a parte aragonesa, por que parte? Porque este tramo se encontra com o caminho francês na cidade de Puente de la Reina. Ou seja, é uma forma diferente de se alcançar ao Caminho Francês.

Mas quem escolhe realizar o caminho a partir de Aragón, terá mais quilômetros pela frente serão 848 quilômetros até a Catedral de Santiago, contra os 775/780 do Francês. Vale o esforço? Vale, porque se atravessam os Pirineus, e a paisagem é exuberante, bem diferente do que se verá quando se adentre no Caminho Francês. Nós começamos a uns 10 Km da fronteira com França, em Somport (Espanha).
Caminho de Santiago Aragonês

fotos: turomaquia_2008

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!