Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 14 2008

Caminho Francês: um caminho com muitas possibilidades

Vamos esclarecer alguns pontos. Primeiro, o caminho aragonês é outra forma de começar o Caminho Francês. O caminho francês leva este nome pela quantidade de franceses que transitavam por ele no século X, e pode ser iniciado de duas maneiras: por Navarra ou por Aragón. A maioria dos peregrinos começa por Navarra. E tanto um como o outro podem ser iniciados em França, bem próximo da fronteira com Espanha.

Das duas maneiras você cruza os Pirineus, só que na parte aragonesa você passa muito tempo nos Pirineus, e quando já não está nas montanhas, elas seguem te acompanhando por muito tempo. Na parte navarra, os Pirineus estarão onipresentes no seu primeiro dia de caminhada.

Os dois caminham se tornam um em “Puente de la Reina”, ou seja, a partir daí é apenas um caminho francês, como se pode observar neste mapa. Eu acredito que o mapa esclarece bastante esta questão.
Caminho de Santiago Aragonês

As etapas do caminho não são fixas. Cada pessoa faz seu caminho e pára aonde quer ou pode. O melhor é começar com cautela, porque se você exagerar no começo e se lesionar não poderá chegar até o final. Aqui o ditado a seguir é: “Devagar e sempre”. Porque eu digo isso, porque as etapas que eu mostrarei nestes posts são sugestões, e são diferentes das sugeridas por alguns guias. No começo o melhor é fazer entre 20 e 25 quilômetros, mas depois teu corpo vai acostumando e sem perceber você poderá alcançar 30, 35 quilômetros, ou até mais!

mapa: Guía Azul – Caminho de Santiago 2004/2005 – Ediciones Gaesa.

2 Comentários

  1. Maria Lina

    Olá Patrícia.Muito interessante o seu blog.Alías acho que os blogs sobre viagem estão cada vez mais interessantesUm abraçoMaria Lina

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Oi Maria Lina, fico feliz que você tenha gostado do blog, e espero que siga me visitando. É um pouco como entrar na casa do outro e estar na sala de casa vendo as fotos e falando da última aventura!Um grande abraço

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!