Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 06 2009

Cataratas do Iguaçu – um super espetáculo

Tem alguns lugares que você visita porque teus amigos falaram que eram sensacional, outros porque aquela aula de história te inspirou. Aqueles que você nem sabe bem porque te atraem de uma forma absurda e misteriosa e por fim alguns que um pouco de marketing acompanhados de selos e denominações tais como “Patrimônio Mundial da Humanidade” te induzem a visita.

As Cataratas do Iguaçu é aquele tipo de lugar que você vai por todas estas razões: todo mundo fala delas, não tem um estrangeiro viajado que não deseje visitá-las; estão por diversos livros de texto; magnetizam ao visitante e estão na famosa lista da Unesco de patrimônios universais desde 1986.

As Cataratas estão dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Este parque que foi criado em 1939 com parte brasileira e parte argentina tem 225.000 hectares. É área pra burro, imagine que a cidade de Salamanca (Espanha) tem 38.600 hectares! E que esta é mais ou menos a metade da área da cidade de Blumenau (Santa Catarina)!


Área do Parque na parte brasileira

Uai! E quanto tempo necessito para visitar tudo isto? Apenas 3% do parque pode ser visitado, e olha que neste pequeno pedaço tem muita coisa para ver e fazer. O nome Iguaçu vem do rio que corre 50 Km pela zona do parque.

A primeira pessoa que se deslumbrou com estas quedas d´água foi o espanhol Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, mas você sabia que em 1876 o engenheiro André Rebouças fez uma proposta para a criação do parque que encaminhou ao Imperador?? Mas não teve sorte! Anos mais tarde, Santos Dummont presionou o Governo do Paraná para criar o parque. Ainda nesta época os terrenos eram privados, e após a pressãozinha, a área foi declarada pública, isto lá pelos idos 1916 …

Isto e muito mais você fica sabendo no site oficial das Cataratas e no Centro de Visitantes que recebe aos visitantes. Local aonde se compram as entradas para “navegar” pelo Iguaçu e pela paisagem que ele vai desenhando na tua retina!

Informação prática

Site oficial: http://www.cataratasdoiguacu.com.br

Tarifas:

Visitante
Adultos, crianças maiores de 7 anos
Menores de 7 anos
Idosos
Brasileiros
13,65
6,15
6,15
Entorno
5,5
4
4
Mercosul
18,15
6,15
18,15
Estrangeiros
21,15
6,15
21,15

Idosos: maiores de 60 anos
Entorno: municípios do entorno do parque
Mercosul: Argentina, Paraguai e Uruguai

Horários:
Segunda-feira a domingo: 09:00 às 17:00 horas
Horario de verão – 09:00 às 18:00 horas

Para ler todos os posts de Foz do Iguaçu e Região, clique aqui

fotos: turomaquia_2005

3 Comentários

  1. SÍLVIA OLIVEIRA

    Ai, tô adorando que minha viagem coincidiu com sua série… amanhã vou colocar de novo um link para cá, assim o pessoal do meu blog poder ter acesso aos dados históricos do seu! Beijos!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    E eu adorando ler teus textos, e ver as fotos do Raul!Beijão

    responder
  3. LETICIA PETT

    adoreii sua fotooo amor!!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!