Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 20 2014

O 11 + 1 do Turomaquia em Curitiba para a Copa do Mundo 2014

Outra vez a “Copa do Mundo é nossa”, a canção de 1958 (a princípio) tem um novo sentido. Por fim, se vive outra Copa em casa, e Curitiba junto com Porto Alegre dão o tom refrescante, afinal estamos no inverno.

No meu último retorno a casa, tive a sorte de ser guiada por amigos e familiares a algumas outras delícias da cidade. Dá uma olhada nesta seleção do Turomaquia em Curitiba prá você.

1. cuque de abacaxi da Pantucci. É absurdo de gostoso, perfeito como os melhores doces franceses. Com aquele ponto crocante por fora e molhadinha e bem recheada por dentro. Mas tem um porém, para consegui-la há que passar pela panificadora-confeitaria pela manhã, porque tudo que é bom, você sabe que não aguenta muito na vitrine.
End.: Rua Professor Sebastião Paraná, 270 – Vila Izabel, Curitiba
Horário: de segunda a sexta-feira das 07:00 às 20:30 horas
Site: http://www.pantucci.com.br/confeitaria/
O que fazer em Curitiba
O que fazer em Curitiba
2. sorvete diletto, que não é curitibano, mas se encontra na cidade, graças a Deus! O sorvete criado na década de 1920 lá na Itália por Vittorio Meneghini, desaparecendo anos depois, e que renasceu das cinzas das mãos de seus descendentes paulistanos em 2009. Recomendo o sabor tradicional da marca, o de pistache. Em Curitiba podem encontrá-lo em vários lugares, entre eles no charmoso Caffe Trieste, no Pátio Batel.
O que fazer em Curitiba O que fazer em Curitiba
3. aliás o Pátio Batel é um grande shopping center junto à histórica Avenida Batel, que eu adorei. Com grandes e altos corredores, vários lugares para simplesmente sentar e ver as pessoas transitarem, e que além das marcas de luxo, também abriga a Livraria da Vila, com um ambientaço cultural; um lugar especial para tomar chá, o Moncloa Tea Boutique; e um complexo de cinemas supimpa, com destaque ao cine 4D, que vicia.
Site: http://www.patiobatel.com.br/

4. já falei aqui do Tropical Banana, onde se vendem meus sucos naturais favoritos, mas que n4ao fica só aí, lá você pode montar seu sanduíche natural, desde o tipo de pão aos recheios e com uma novidade, se será servido frio ou quentinho! O Topical está presente na maioria dos shoppings da cidade.
Site: http://www.tropicalbanana.com.br/
O que fazer em Curitiba
5. perto do estádio da Copa, para relaxar depois dos jogos, o barzinho Folha Seca, que serve uma batata suiça no ponto, e oferece música ao vivo.
End.: Rua Petit Carneiro, 394 – Água Verde, Curitiba – PR
Horário: de terça a sábado das 17:00 à uma e meia da manhã
Site: http://www.folhasecabar.com.br/
O que fazer em Curitiba
6. para comer num italiano onde a massa é artesanal, e fora do circuito de Santa Felicidade, vá ao Mangiatto Bene. Combina com uma visita à Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski, porque está do ladinho destes dois atrativos. Prá que vem pela Mateus Leme (sentido centro-bairro) é só entrar naquela ruela que fica bem em frente ao Parque São Lourenço. Peça a combinação de carnes com massas.
End.: Rua João Gava, 545, PR, 82130-010
Horário: de terça a sexta das 12:00 às 14:00 e das 18:00 às 23:00 horas; no sábado das 12:00 às 15:30 e das 18:00 ás 23:00 horas; e no domingo das 12:00 às 16:00 horas.
Site: http://ristorantemangiattobene.com/index.php
O que fazer em Curitiba
7. para quem estiver pelo centro e quer almoçar uma comida caseira e com um preço ótimo, o Dalí é o lugar. Que aliás também é ótimo para um happy-hour com uma grande seleção de cervejas e sanduíches.
End.: Rua Prudente de Morais, 433, Curitiba
Horário: de segunda a quinta-feira das 07:00 às 20:00 horas; sexta das 07:00 às 23:00 horas; e sábado das 08:00 às 15:30 horas.
FB: https://www.facebook.com/DalidaEsquina (no facebook eles publicam o cardápio do almoço, que varia a cada dia).
O que fazer em Curitiba O que fazer em Curitiba
8. a pipoca perfeita para acompanhar a sessão de cinema no Pátio Batel, e não precisa deixar nem a salgada ou a doce no banco de reserva, encare as duas sem problema, já que o pacote tem um providencial separador 😉
Para ver a programação do cinema: http://www.cinepolis.com.br/
O que fazer em Curitiba
9. o risoto cremoso de beterraba coberto de grana padano do Ernesto Ristorante. E uma dica Turomaquia, deixe prá lá o couvert quando te oferecerem, é bem fraquinho e caro para o que é (R$ 6,00 por pessoa). Também não gostei das sobremesas, que eram enjoativas de tão doces, mas como fui no Restaurant Week não provei o crumble de banana com goiabada cascão e sorvete de creme, que é super aclamado. O Ernesto serve o “Sugo della Mezzanotte”, para saber do que se trata e quando é servido, leia o post da Leidinara, do Férias Now.
End.: Rua Myltho Anselmo da Silva, nº 1483, Bairro Mercês. Curitiba – PR
Site: http://www.dudusperandio.com.br/ernestoristorante/
Curitiba restaurantes
10. Feirinha Gastronômica do Batel no sábado das 12:00 às 21:00 horas. Do lado do Pátio Batel, numa rua perpendicular entre a Avenida Visconde de Guarapuava (já no final) e a Avenida Batel. Tipo uma volta ao mundo em 21 barraquinhas 🙂
End.: R. Carneiro Lobo, Batel, Curitiba, CEP: 80240240

11. Spaghetto, o restaurante que eu frequento em Curitiba desde que era uma menina (risos!). Fica no centro junto ao Tribunal do Trabalho, e não tem como não gostar. De entrada, servem um paõzinho com uma pasta de beringela hummm A maioria do pessoal curte mesmo os pratos que combinam uma massa + carne; mas o meu prato do coração é o gnocchi alla carbonara. Dica turomaquia: tente uma mesa na parte de cima, o sotão é meio claustrofóbico.
End.: Rua Visconde do Rio Branco, 1302 – Centro, Curitiba – PR, 80420-210
Horário: de terça a domingo das 11:30 às 14:30 horas, e das 19:00 às 23:30 horas.
Site: http://www.restaurantespaghetto.com.br/index.html
Spaghetto em Curitiba Spaghetto em Curitiba
E na reserva, só porque apenas jogam 11 😉 o Taj Bar, prove qualquer coisa do cardápio japonês, e a caipirinha servida com um ramo de canela. Chegue antes das 20:00 horas para aproveitar as ofertas de “happy hour”.
End.: Rua Bispo Dom José, 2302 – Batel, Curitiba – PR, 80440-080, Brasil
Horário: aberto todos os dias das 17:30 às 2 da manhã
Site: http://www.tajbar.com.br/curitiba/#home
Curitiba restaurantes
Aliás, hoje tem jogo na Arena da Baixada, e também nos dias 23 de 26 de julho. Dá uma olhada na nossa seleção de 51 posts da cidade, clicando aqui.
Curitiba restaurantes
Para ver o mapa maior, e gravar no celular clique aqui.

Veja todos nossos posts de CURITIBA

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

imagens: turomaquia_2012_2014 e divulgação

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!