Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 29 2009

Curitiba – Praça Tiradentes – Onde quase tudo começou

Vai conhecer Curitiba? O que você acha de começar onde quase tudo começou? Como assim? Na verdade, a primeira povoação da cidade ficava meio longe do que hoje é o centro, ficava nas margens do Atuba, e surgiu em 1650. Suas origens estão relacionadas à mineração.Nesta povoação, todos os dias a imagem da Nossa Senhora da Luz amanhecia olhando para um determinado lado. Os moradores começaram a pensar que era o lugar que a santa queria que se construísse sua capela definitiva. O problema é que a terra que ela olhava pertencia aos índios tinguis. Os mineradores pediram ao cacife desta tribo que lhes indicasse o local exato para a construção da capela. E assim foi, e o povoado se mudou para as margens do Rio Ivo e passou a explorar as atividades agrícolas. Este povoado dará origem à Vila de Nossa Senhora da Luz e do Bom Jesus dos Pinhais de Curitiba.
Praça Tiradentes-Curitiba
Cacique Tindiquera indica o local da fundação de Curitiba – pintado por Theodoro De Bona

Em 1693 se ergueu o pelourinho no que hoje é a Praça Tiradentes, e por que era importante esta construção? Porque era o símbolo da justiça, assim os atos marginais eram punidos. Nestas alturas, Curitiba já contava com 90 famílias. No dia 29 de março de 1693 se realizaram as primeiras eleições para a administração de Curitina e é nesta data que se comemora o aniversário oficial da cidade!

Atualização: Na verdade o pelourinho foi erguido em 1668, na praça que hoje se conhece como Borges de Macedo, que fica do ladinho da Tira-dentes. Mas a vila ficou em situação irregular sem administradores. Até que por fim as eleições ocorreram no dia 29 de março de 1693, data que marca o “nascimento oficial da cidade”!

E você sabe o que quer dizer Curitiba? É um nome de origem guarani – Kur´ýt-yba – pinhal ou pinheiral.

Nada melhor do que começar sua visita pela Praça Tiradentes, onde se instalou o primeiro pelourinho da cidade. Recentemente quando faziam obras nesta praça, encontraram vestígios do antigo povoado que podem ser vistas na sua parte central através de uns cristais que expõe o descobrimento arqueológico.
Praça Tiradentes-Curitiba

Depois da Praça, vamos nos adentrar no Setor Histórico da capital.

Imagem tela Theodoro De Bona: http://www.gilsoncamargo.com.br
Foto e Video: turomaquia_2009

4 Comentários

  1. Viniart

    Pensando o que, Turomaquia é cultura !!!! Adorei o posto patrícia nem imaginava que existia tudo isso !Beijo !

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Vini, como é que está esta vontade de vir a Curitiba. Já tenho preparados uma série de posts para a próxima semana!Beijos e Feliz Feriado!

    responder
  3. Rafael Hatschbach

    Bem interessante o post. Só fiquei com dúvidas a respeito do pelourinho. Na praça José Borges de Macedo há uma placa sobre a existência de um pelourinho erguido em 1668 por Gabriel de Lara.

    Partindo deste ponto, se questiona;

    1 – Qual o verdadeiro marco zero da cidade, o monolito erguido em frente à catedral (1693) ou o pelourinho da praça josé borges de macedo (1668)?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Rafael, a Praça Borges de Macedo era considerada uma extensão da Tira-dentes, mas você tem toda razão foi retificar o post. O problema é que em 1668 se elevou o Pelourinho, mas a vila ficou numa situação irregular até 1693, daí que se comemore o aniversário da cidade tomando como base a data de 1693. Agradeço muito seu comentário que me permitiu reler este antigo post e alterá-lo!
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim

Follow Me!