Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 29 2009

Curitiba – Praça Tiradentes – Onde quase tudo começou

Vai conhecer Curitiba? O que você acha de começar onde quase tudo começou? Como assim? Na verdade, a primeira povoação da cidade ficava meio longe do que hoje é o centro, ficava nas margens do Atuba, e surgiu em 1650. Suas origens estão relacionadas à mineração.Nesta povoação, todos os dias a imagem da Nossa Senhora da Luz amanhecia olhando para um determinado lado. Os moradores começaram a pensar que era o lugar que a santa queria que se construísse sua capela definitiva. O problema é que a terra que ela olhava pertencia aos índios tinguis. Os mineradores pediram ao cacife desta tribo que lhes indicasse o local exato para a construção da capela. E assim foi, e o povoado se mudou para as margens do Rio Ivo e passou a explorar as atividades agrícolas. Este povoado dará origem à Vila de Nossa Senhora da Luz e do Bom Jesus dos Pinhais de Curitiba.
Praça Tiradentes-Curitiba
Cacique Tindiquera indica o local da fundação de Curitiba – pintado por Theodoro De Bona

Em 1693 se ergueu o pelourinho no que hoje é a Praça Tiradentes, e por que era importante esta construção? Porque era o símbolo da justiça, assim os atos marginais eram punidos. Nestas alturas, Curitiba já contava com 90 famílias. No dia 29 de março de 1693 se realizaram as primeiras eleições para a administração de Curitina e é nesta data que se comemora o aniversário oficial da cidade!

Atualização: Na verdade o pelourinho foi erguido em 1668, na praça que hoje se conhece como Borges de Macedo, que fica do ladinho da Tira-dentes. Mas a vila ficou em situação irregular sem administradores. Até que por fim as eleições ocorreram no dia 29 de março de 1693, data que marca o “nascimento oficial da cidade”!

E você sabe o que quer dizer Curitiba? É um nome de origem guarani – Kur´ýt-yba – pinhal ou pinheiral.

Nada melhor do que começar sua visita pela Praça Tiradentes, onde se instalou o primeiro pelourinho da cidade. Recentemente quando faziam obras nesta praça, encontraram vestígios do antigo povoado que podem ser vistas na sua parte central através de uns cristais que expõe o descobrimento arqueológico.
Praça Tiradentes-Curitiba

Depois da Praça, vamos nos adentrar no Setor Histórico da capital.

Imagem tela Theodoro De Bona: http://www.gilsoncamargo.com.br
Foto e Video: turomaquia_2009