Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 27 2015

E daí, levo meu filho no museu?!

Imagino que muita gente se faz esta pergunta quando planeja uma viagem com crianças ou adolescentes. No melhor estilo, levar ou não, that´s the question. Pois é, se você não levar dificilmente a criatura quando for adulta terá o hábito de ir a este tipo de lugar 🙁 e juro isto esta comprovado e “re-comprovado”.
Museu - Museum Week
Bordieu e Darbel  realizaram um estudo na década de 1960 em museus de 5 países, e a loucura é que até hoje este estudo não foi superado e seus resultados continuam sendo certeiros, entre eles a importância das visitas realizadas em FAMÍLIA.

O fato de visitar o museu com seu grupo familiar aumenta as possibilidades de que a criança em sua fase adulta continue frequentando museus, e numa proporção muito maior do que as visitas realizadas com a escola. E sabe por quê? Simples, porque o princípio da devoção cultural é muito mais forte quando “foi inculcado desde a primeira infância, pelos estímulos e as sanções da tradição familiar”*. Baita responsabilidade 😉

É meu filho e minha filha, mas o melhor desta história toda é que os museus incrementam a criatividade, e segundo um estudo norueguês*, os museus de arte melhoram a saúde, porque aliviam a ansiedade e o stress. Ou seja, você leva o filhote e ainda sai do museu revigorado, não é incrível!?

Como o segmento das famílias é o que mais cresce dentro da demanda dos museus, o pessoal do departamento educativo vem colocando a mão na massa para oferecer programas divertidos, e que possam ser interessantes para o adulto e para a criança. Mas como ainda não estão por todos o museus, o negócio é planejar um pouquinho mais a visita, veja como:
1. entre no site do museu ou compre um guia específico antes de ir, dê uma olhada por cima e escolha um tema para a visita, vou dar umas sugestões:
a) no Prado/Madrias crianças nas pinturas de Velazquéz e Goya, você vai acabar passando por algumas das obras mais importantes do museu. Peça que observe as roupas que as crianças levam, o que o quadro mostra (tema), quanto tempo ele acha que o artista levou para pintá-lo, se existem diferenças em como pinta um e outro artista, etc. Uma atividade legal, é antes de mostrar a obra à criança, identificar algo meio escondido na tela, e pedir para que teu filho encontre. Aliás qualquer atividade que obrigue a observar, pode desencadenar curiosidade e acabar levando ao hábito de realizar o mesmo em outras visitas.
Obras de arte
b) na Pinacoteca/Sampa – ver como era a vida do caboclo brasileiro através das obras de Almeida Junior. Este artista brasileiro é bom demais, viveu no século 19 e suas melhores obras se encontram na Pinacoteca. Quando chegar na obra Saudade, coloque a criança em uma posição que não possa ler a etiqueta, e peça que dê um título à obra. Depois faça que leia a etiqueta, e pergunte o porquê do título.
almeida junior
2. para que todo mundo comece e termine feliz, pense numa visita de 45 minutos nas galerias. Se achar pouco, pense em 45 minutos, uma passadinha no café para um suco, e volte para outro round de 30 minutos. Mesmo que esteja pagando em euros e dólares, não ceda à tentação de tirar o máximo proveito da entrada, porque o efeito será bem o contrário.

3. Se tiver paciência, seria o máximo instigar a curiosidade dos pequenos para algum tema da visita, e propor alguma atividade em casa, e o mais legal ainda seria que ela fosse realizada em família. Quem sabe um jantar temático?! (pós visita).

4. Nada de 2 museus por dia, nem muito adulto aguenta isso, imagina uma criatura de 7 anos \o/

5. Passear ao Deus dará sem lenço nem documento é um tédio para qualquer pessoa, se você não teve tempo de preparar nada, ao menos antes da visita, sente no café do museu com o mapa e tente construir alguma rota com a ajuda dos pequenos, no estilo “caça ao tesouro”. Combinem quantas obras vão ver antes de dar uma descansada, alguém do grupo pode apontar o nome das obras ou fotografá-las, e na pausa podem votar na que “chegou mais ao meu coração”, e outras categorias, mas nada de chatice, porque para criar o hábito é necessário sentir prazer.
Museu - Museum Week
Bom, este post já está gigante, por isso vou ficando por aqui, mas em breve quem sabe eu não volto com a série de “Guias para peques“:
Explorando a “lagoa” de Londres.
Louvre para adolescentes
Um guia para curtir a Notredame com as crianças (Parte 1)
Um guia para curtir a Notredame com as crianças (Parte 2)
Um guia para viajar com crianças – 5 regras de sobrevivência

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

1 Comentário

  1. Milena - Viver Plenamente Paris

    Sou super a favor de levar crianças em museus, mas você explicou bem: tem que ser uma visita preparada! Muitos museus euporeus disponibilizam um “percurso” para crianças, atividades (caderninho de coloriagem, desenho). Jah vi muitas crianças por aqui sentadinhas tentando copiar uma obra, ou supercuriosas perguntando tudo aos pais.
    Levamos meus sobrinhos a diversos museus de Paris e eles não queriam mais ir embora, e mais tarde continuamos perguntando o que vcs mais gostaram? pq? E cada um respondia e argumentava seu ponto de vista (crianças de 6 e 10 anos). Hoje, mesmo 8 meses depois, eles ainda falam e lembram de muitos detalhes, nomes dos artistas, das tecnicas e estilos!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!