Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 29 2007

Em homenagem a Gustavo: cancun, cancun … (A Saga do Caminho 19)

León – Puente y Hospital de Órbigo: 36,73 Km
O dia começou frio por aquelas paragens. Mesmo em agosto, eu já avisei: faz frio pela manhã em Castilla y León. E o frio dá pé a certo mau-humor e a pensar: “Senhor, Deus do Amor, que estou fazendo aqui nas minhas sagradas FÉRIAS!”

Não tema tais pensamentos, em algum momento você também os terá, não será pecado. Isto apenas significa que és humano! Pela minha cara na foto abaixo na saída de León, se percebe que o mar não estava para peixe, e mesmo assim veja o contraste no sorriso aberto do Tom. Estas fotos foram tiradas na frente do Parador de Turismo de León. Os paradores são lugares históricos, como antigos palácios, mansões ou de absoluta beleza natural, que o governo espanhol converteu em hotéis com charme e requinte. E os pensamentos abundam: “Senhor, por que eu não estou em uma viagem entre paradores!?”
Caminho de Santiago Francês Caminho de Santiago Francês

Neste trecho tivemos que rir de histórias absurdas e até fazer música para que o tempo passasse, mas foi bem divertido. E quando estávamos chegando em San Martín del Camino com seu albergue e ao fundo o depósito de água tipo OVNI, esta paisagem bizarra virou o mote que o Tom precisava para a história dos et´s e que íamos ser abduzidos. Portanto, se vier acompanhado, deixa teu namorado mal-humorado ou teu primo “cara fechada” para ir a Disney, talvez passar tantas horas com eles não seja suportável. Ou quem sabe, você queira se candidatar ao Prêmio Nobel do Aguenta Chato, sei lá, cada um é cada um. Um amigo, chamado Gustavo, para encurtar esta história de que cada pessoa é um universo nos dizia: “Cancun, cancun” jejejejejeje
Caminho de Santiago Francês

Faltava a seção de história, então vamos lá. Quando você chega a Ponte que une Puente a Hospital de Órbigo, descobre que o rio que passa por ela, é o Rio Órbigo. E que você está cruzando um espaço pelo qual já passaram as legiões romanas, os exércitos godos e até as tropas francesas e inglesas durante a Guerra da Independência.
Caminho de Santiago Francês

O caminho é assim, quando menos se espera, estamos novamente dividindo espaço com cavaleiros, romanos e com outros peregrinos …

Posts relacionados:

Tudo que é bom … (de Saint-Jean-Pied-De-Port a Roncesvalles)
Dificuldades … (de Roncesvalles a Zubiri)
Eu x Eu (de Zubiri a Cizur Menor)
Perdão e Reflexão (de Cizur Menor a Puente de la Reina)
Eu necessito … (de Puente de la Reina a Estella)
Da fonte de vinho a pocilga (de Estella a Los Arcos)
A chegada a La Rioja (de Los Arcos a Logroño)
Um lugar abençoado por Deus … (de Logroño a Ventosa)
O importante não é chegar … é ir! (de Ventosa a Santo Domingo de la Calzada)
O primeiro grande desafio (de Santo Domingo de la Calzada a Montes de Oca)
Divagações em Atapuerca (de Montes de Oca a Agés)
Os grandes tesouros (de Agés a Burgos)
Feliz na Aldeia Global! (de Burgos a Hontanas)
Gente de todas as cores e sabores … (de Hontanas a Boadilla del Camino)
Da obra gigantesca ao pequeno milagre da vida! (de Boadilla del Camino a Carrión de los Condes)
Simplesmente humanos! (de Carrión de los Condes a Sahagún)
Não estou louca, nem virei psico-autora, apenas tive vontade de me abrir ao mundo! (de Sahagún a Mansilla de las Mulas)
Tempo de Turismo! (de Mansilla de las Mulas a León)

Imagens: turomaquia_2006

1 Comentário

  1. silvia oliveira

    Uau, levei um susto! Você postou no dia 29/03, mas só agora vi os “cambios”! Meu susto não foi pelas mudanças no visual (que aliás, ESTÁ UM CHARME ESSE TOM VERMELHO!), mas é que consegui ficar 5 dias sem entrar aqui ! hohohohohoho! Manda mais!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!