Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 17 2009

Um domingo por Vegueta

Já contei que eu moro em Las Palmas de Gran Canaria. Em qualquer lugar, acho que alguns domingos tem cara de feirinha e de passeio por um museu. Foi o que decidimos fazer esta manhã de tempo indeciso. Nossa direção: Vegueta  – local de fundação de fundação da cidade em 1478. Esta é a data da fundação da cidade pelos castelhanos, mas a ilha já estava habitada, pelos canários ou aborígenes canários (história para outro post!).

Museu_Canario_Catedral Por las calles de Vegueta

Catedral de Santa Ana

Nossa primeira parada, o Centro Atlântico de Arte Moderna (CAAM). Este museu não tem uma coleção permanente, e sim realiza diversas exposições ao longo do ano. Na sexta-feira inaugurou: GOYA – Cronista de todas las guerras: los desastres y la fotografía de guerra. Eu já tinha visto a série de gravuras que Goya realizou sobre a guerra Espanha e França, quando visitei Zaragoza. Mas esta exposição vai além das gravuras, com algumas matrizes originais das gravuras. Aqui uma observação, as gravuras são como os papéis carimbados, no sentido que você primeiro constrói a matriz ou o carimbo, e depois reproduz o desenho do carimbo quantas vezes queira ou até que o carimbo se estrague. Muitos artistas, não fazem as matrizes, mandando seus desenhos para que uma pessoa especializada se encarregue da matriz. Goya realizou suas matrizes! Além de duas matrizes, a exposição trazia fotografias da época e um audiovisual com os desenhos que o artista realizou como esboço preparatório.
Exposição_Goya_CAAM las camas de la muerte
Minha gravura favorita da exposição: “Las camas de la muerte”

Saindo do CAAM, subimos a antiga Rua de los Balcones, até chegar na Plaza del Pilar Nuevo onde todos os domingos acontece um “mercadillo” de rua, uma espécie de feirinha. Tudo isso ouvindo música típica de uma apresentação que acontecia ali mesmo na Plaza. Claro que compramos umas coisinhas, quem vai resistir a um queijo e pão caseiros?! Nós não!!! (risos). Acabamos de comer parte de nossas compras no almoço. Agora a tarde promete um relax total! Beijos a todos!

Mercadillo_Plaza_Pilar_Nuevo
Apresentação_Plaza_Pilar_Nuevo

Leia também no Turomaquia:
Arquipélago Canário: pensa nele para tua próxima viagem
O que oferecem as Ilhas Canárias?
Trekking nas Canarias – Barranco Hondo

Destaque post:
Ilhas Canárias
Gravuras de Goya

Fotos: turomaquia_2009

4 Comentários

  1. A DONA DO MUNDO

    QUE LUGAR ENCANTADORTENHO ADORADO SUAS DICASUM BEIJINHO

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Fico feliz que tenha gostado do post. Vegueta é um lugar tranquilo e cheio de bons restaurantes de tapas, mais prá frente vou dar umas dicas gastronômicas!Beijos

    responder
  3. SÍLVIA OLIVEIRA

    Ôôô, saudade desse lugar! Preciso voltar! Bjs!

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Silvinha,estamos esperando os três de braços abertos!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!