Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 18 2010

Guia Prático Museu Nissim de Camondo – F.A.Q.

Marcie

Lembra daquela propaganda, “se alguém um dia lhe oferecer flores, isto é Impulse”. Acho que a Cidade Luz tem este efeito “Impulse” de ser. Quando você pensa que Viagens a Paris já não te podem surpreender, aparece a Marcie do Abrindo o Bico com um museu que eu nunca tinha escutado falar, mas que é um dos segredos mais bem guardados da cidade! Por isso, se estiver de viagem e sua boca permanecer aberta quase todo o dia. Não se preocupe. Você está em Paris!

O tal do segredo é o Museu Nissim de Camondo. Um museu que num primeiro momento pode parecer como programa de índio, mas que o mais longe deste apelidinho danado. Prá começo de história, veja a história da família que legou este patrimônio à Paris.

Museu Nissin Camondo - Paris Museu Nissin Camondo - Paris

Qual é a história do museu?
Möise de Camondo nasceu em Istambul em 1860. A família se estabeleceu em Paris em 1869, vinha de toda uma geração de banqueiros otomanos. Möise seguindo a tradição foi um banqueiro reputado na capital francesa.

Um grande colecionador, principalmente de sua paixão: objetos e arte do século 18. Para acomodar sua coleção e como residência familiar construiu uma casa junto ao Parque Monceau. O edifício de 1911, foi obra de René Sergent que se inspirou em seu exterior no Petit Trianon de Versailhes. Este arquiteto também desenhou o Museu Nacional de Artes Decorativas de Buenos Aires!

Voltando aos Camondo. O filho de Möise – Nissin – faleceu em uma batalha aérea na 1ª. Guerra Mundial, em 1917. O pai desolado decidiu doar a casa e a coleção para a cidade de Paris, para sua transformação em um Museu de Artes Decorativas. O que aconteceu em 1936, um anos após a morte de Möise. A desgraça da família não parou por aí, os demais membros morreram durante a 2ª. Guerra Mundial, no campo nazista de Auschwitz!

Museu Nissin Camondo - Paris Museu Nissin Camondo - Paris

Por que visitar este museu?
Considerada uma das mais suntuosas casas do comecinho dos anos 1900 em Paris, é a oportunidade de ver como uma família da chamada Belle Epoque vivia no seu dia-a-dia. Apesar de sua inspiração renascentista, por dentro a casa oferecia todos os confortos possíveis naquela época!

Museu Nissin Camondo - Paris

Como chegar?
Metrô: Paradas –  Villiers e Monceau
Ônibus: 30, 94, 84

Mapa

Quando ir?
De quarta-feira a domingo, das 10:00 às 17:30 horas.

Museu Nissin Camondo - Paris

Quanto custa?
A entrada custa 7€, e a reduzida, 5€. O preço inclui o audio-guia. O museu forma parte da rede do Paris Museum Card, portanto com este passe, a entrada é gratuita

Museu Nissin Camondo - Paris
Museu Nissin Camondo - Paris

Site: http://www.lesartsdecoratifs.fr/english-439/nissim-de-camondo-742/
Endereço: 63, rue de Monceau
75008 Paris
Telefone: +33 (0)1 53 89 06 50/06 40

Falando em Impulse e Paris, olha o que eu encontrei em YouTube …

Posts relacionados:
Economizando com o Paris Museum Card
Roteiro de 4 dias com o Paris Museum Card
Saindo do Aeroporto Charles de Gaulle
Aeroporto de Beauvais – Low Cost Paris
Louvre – indicado para redescobrir quão maravilhoso é o ser humano!
Guia prático do Museu do Louvre – F.A.Q.

fotos: Marcie Grynblat Pellicano, do blog Abrindo o bico.
Video: http://www.youtube.com/user/solecalvano

5 Comentários

  1. Beatriz

    Patrícia e seus museus…simplesmente AMO passar por aqui, é o jeito de visitá-los através de suas lentes!!!Beijocas,Biawww.biaviagemambiental.blogspot.com

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Beatriz, que legal que você curte os posts de museus, e este está por aqui graças à Marcie, que foi super generosa e fez esta reportagem para o Turomaquia!beijos

    responder
  3. Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

    Que máximo!!!Também não conhecia nem nunca ouvi falar nesse Museu, que achado.

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Claudia,só a Marcie mesmo para descobrir este museu!!!beijos

    responder
  5. Paula Brum

    Veja só: fui ler uma postagem que compartilhaste hoje, puxo pela tag e chego nesse post antigo e tão a minha cara. Nunca tinha ouvido falar, isso que já estudei um tanto de História da Arte. Curto muito o que chamo de “museu de costumes”, aqueles que foram casas familiares ou abrigam muitas peças pertencentes a uma família ou comunidade. Curto ver cômodas, móveis e outros utensílios do dia-a-dia, misturados com obras de arte (pinturas, esculturas, tapetes), como se o tempo tivesse parado. Adorei!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!