Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 14 2014

Road Trip pela Europa e pela Ásia – Istambul #roadtripEuropaAsia

road-trip-europa-asia-dani-e-saddam-300ppp
31/07 – 02/08 – ESTAMBUL
Estivemos 11 dias na Turquia, e sem lugar a dúvida, e de alguns “apesar de”, é um país maravilhoso. Ficamos em Istambul de 31 de julho a 2 de agosto. É uma cidade enorme (a maior da Turquia e a terceira mais populosa da Europa). Na época dos Impérios Romano e Bizantino se chamava Constantinopla.

Istambul é caótica em todos os sentidos, no começo um se sente até meio zonzo, mas logo se pega o ritmo da cidade. Algo comum por lá e que não curto, é que a todo momento estão te oferecendo algo, o que pode ser bastante incômodo em determinados momentos. E na hora de comprar, como vocês podem imaginar, é necessário pechinchar, pechinchar e pechinchar … e isto também é cansativo. Mas conseguimos fechar uns bons negócios 🙂

As mulheres do nosso grupo não tiveram nenhum problema com o fato de não levar véus ou lenços na cabeça. Apenas tivemos que colocá-los nas mesquitas. Na entrada nos facilitavam lenços ou uma espécie de vestidos, que devolvíamos à saída. Tampouco me senti observada nas ruas, bem diferente do que passa em Marrocos, onde os homens sempre estão te olhando.
Istambul
Voltando ao tema do trânsito, que é do mais desordenado \o/ Os motoristas vão sem capacete, os carros não param nas faixas de pedestres, ou seja, uma loucura, mas que a gente se adapta com o passar dos dias.
Istambul
Ficamos em um apartamento estupendo próximo à Mesquita Azul. E com o trânsito louco achamos melhor deixar o carro no único estacionamento da cidade e nos locomovemos com o bonde.
estambul mural
estambul doces
Conhecemos a capital de uma forma bem tranquila, através de longas caminhadas e muitas paradas 😉 Estivemos em muitíssimas mesquitas, entre elas: Azul, Santa Sofia, Sulemiman e a de Sokullu Mehmet Pasha. Também visitamos a Cisterna de Yerebatan, o Hipódromo Romano, o Gran Bazar e fizemos o passeio de barco pelo Bósforo (linha divisória natural entre Europa e Ásia) onde desfrutamos de um entardecer de escândalo, vislumbrando monumentos belíssimos como a Torre Gálata, as Mesquitas de Semsi Ahmet Pasha e Dolmabahçe, e o Palácio Dolmabahce. Tampouco deixamos de passear pela Praça Taksin ou a Ponte de Atatusk (a quarta mais longa de Europa).
Istambul
estambul mesquita simbolos
estambul cruzweiro 2

argumento, texto e fotos: Daniele Leoz – 2013

Para ler o primeiro post da série, clique aqui.

Post seguinte: de Istambul a Capadócia

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

2 Comentários

  1. Jefferson

    Boa tarde, tudo bem?
    Ao ler sua matéria sobre a Capadócia, fiquei interessado em saber o nome do hotel nas cavernas que vocês se hospedaram em Goreme, bem como o nome do restaurante que acharam maravilhoso. Estou indo em maio próximo e, se não fosse incômodo, gostaria de saber os nomes.
    Desde já agradeço a atenção dispensada. Abraço,
    Jefferson

    responder
  2. Dani

    Nenhum incômodo Jefferson. O hotel de Göreme onde a gente se hospedou se chama Kayatas Hotel. Coloca no google que aparece em um montão de lugares, a gente reservou pelo booking. Te passo os dados do hotel: Gafelli Mah. Hafiz Sukru Efendi Sok. No :18 Goreme Nevsehir – Goreme, 50500 – Turkey – phone: +903842712909 – email: info@kayatashotel.com

    O nome do restaurante é: Kall Terrasse, te passo o site: http://kaleterrasserestaurant.com/

    Qualquer coisa mais que precisar me pergunta. Te passo meu email: danieleleoz@yahoo.com.br

    Um bejão,

    Dani

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!