Guias de Viagem e Arte

 
 
ago 14 2011

O Parque da Redenção, uma desculpa prá dizer te amo

Dia dos Pais no Brasil. Na Espanha este dia é comemorado em março. Dia 19, no dia de São José. Hoje, estou bemmmm longe do meu pai. Mas se até o Google Brasil celebrou este dia com um desenho diferente, o Turomaquia não podia fazer menos.

Mas como comemorar um dia destes num blog de viagens? Pois é, há uns meses atrás meu pai voltou a uma cidade que ele adora: Apucarana, no norte do Paraná, bem pertinho de Londrina. Ele não nasceu por lá, mas foi na cidade que ele conheceu minha mãe, que nasceu sua filha favorita 😉 e que ele passou parte da sua juventude.
DSC01671
DSC01682 DSC01688
DSC01339 DSC01372

Além da cidade ser a grande produtora de bonés do país, e formar parte de toda a zona de agricultura do estado, também tem seus pontos turísticos. Um deles bastante curioso, o Parque da Redenção.
Parque da Redenção - Apucarana

Um espaço de 60.000 m2 com muito verde, onde você de repente encontra figuras de 3 metros?! E não é uma ou duas, são 96 esculturas! Mostram passagens da vida de Cristo. O escultor é o cearense Gilberto Gomes Moura.
Parque da Redenção - Apucarana
Parque da Redenção - Apucarana
Parque da Redenção - Apucarana
Parque da Redenção - Apucarana
Parque da Redenção - Apucarana
Parque da Redenção - Apucarana

O redenção e outros pontos da cidade fazem parte de um caminho que atrai muito turismo religioso. Mas não precisa ser católico para passear e se emocionar com os grupos escultóricos.

como chegar
Ônibus urbano aos domingos. Horários da linha – saída do Terminal Urbano: 8h30, 9h30, 11h30, 12h30, 14h30, 16h30 e 17h30; retorno: 9h, 10h, 12h, 13h, 15h, 17h e 18h horas.

Quando ir
O parque abre diariamente das 8 às 21 horas

fotos: Edison Camargo

8 Comentários

  1. virginia camargo

    achei sensacional………..filha predileta,vc acertou em cheio obrigadao e parabens…………….sim pelo seu carinho…………..vica

    ticinha muito legal acertou em cheio fiquei muito emocionado beijos nos ti
    amamos muito.

    responder
  2. Lu Malheiros

    Que lindo! E parabéns para seu pai! 🙂

    responder
  3. Marcie

    Lindo, amiga. Emocionante. Parabéns ao seu pai pela filha maravilhosa que tem ( e de quem eu gosto tanto!).

    responder
  4. Flora

    Pat,
    Muito linda a homenagem a seu pai. Bjs

    responder
  5. Lucix

    Pati, bela homenagem ao Edison e a Apucarana!
    Estive em Apucarana há pouco tempo, mas nem posso dizer que conheço a cidade, pois cheguei às 17h dei uma palestra à noite e fui embora às 6h do dia seguinte…kakaka.
    Bjs

    responder
  6. Cleci

    Olá
    Acompanho seu blog tem tempo, mas só hoje vi o ícone Apucarana, tb sou de lá mas não conheço esse parque. Quando abri a aba pensei que fosse falar sobre as cerejeiras, mas o Redenção tb me surpreendeu.
    nasci em 1954 e em 1958 meus país e eu viemos para São Paulo, que era o grande sonho de minha mãe. Atualmente ela ainda mora em SP e eu moro na Serra Gaucha, na cidade de Morro Reuter e Agora estou escrevendo de Arganda del Rey, perto de Madri.

    Abraços
    Cleci Maria Avanzi

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Cleci, muito feliz com teu comentário, você está de passeio por Espanha?
      Beijos

      responder
  7. EDISON B DE CAMARGO

    Toda semana eu visito a pagina,uma maneira de estar perto de voce.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!