Guias de Viagem e Arte

 
 
set 08 2014

O que fazer em Barcelona – Visitar um dos maiores recintos modernistas do mundo

Logo na entrada, uma maquete nos dá a dimensão do tamanho do recinto modernista construído entre 1902 e 1930, projeto de um dos grandes arquitetos da época, de certo modo eclipsado por ser contemporâneo de Gaudí, Lluís Domènech i Montaner. E sabem o mais louco, este complexo era e em parte continua sendo, um mega hospital!
maior recinto modernista
Mas não se anime muito com a maquete porque nem todo é complexo pode ser visitado, e ainda há muito trabalho de restauração pela frente, e outra parte sendo utilizada como hospital. Mesmo assim vale a pena.

Como é a visita ao Recinto Modernista de Sant Pau

A visita começa com um audiovisual mostrado de forma contínua em catalão e espanhol, em seguida o visitante é conduzido através dos antigos tunéis para o coração do complexo.
maior recinto modernista
Curiosidade: a rede de mais de 1 km de tunéis era utilizada para facilitar os serviços internos de todo o hospital. Através dela se transportava a comida, os remédios e também os pacientes.

Em seu projeto, Lluís Domènech i Montaner trabalhou com a proporção de 145 metros quadrados por paciente, espaço que incluia parcela nos jardins. E m seu projeto inicial constavam 48 pavilhões, dos quais foram construídos 27, sendo 16 modernistas. Destes 16, doze foram executados por Lluís, que faleceu durante a construção do complexo, e seu filho finalizou os outros quatro edifícios.
maior recinto modernista
A parte externa da maioria dos edifícios é bem mais interessante do que a interna, com exceção do edifício principal, que eu deixaria para o final do tour, como a cereja do bolo 😉 Porque pensa era um hospital, tampouco se podia esperar que internamente estivessem cheios de vitrais, murais ou mosaicos. E o que havia, em sua maioria, acabou sendo destruído ou ganhou uma mão de cal e tediosa pintura branca ;( que pouco a pouco se vai restaurando.
maior recinto modernista
Há tantos detalhes na parte de fora que a diversão está garantida. São relevos, esculturas , mosaicos e vitrais. Difícil acreditar que aqueles prédios eram unidades de um grande complexo hospitalário. Cada pavilhão abrigava uma especialidade médica.
maior recinto modernista
No final se dirija ao Pavilhão da administração que é daqueles edifícios que não vai sair mais da tua memória. Respire fundo, e suba a linda escada, sem deixar de esticar o pescoço para admirar lá em cima a cúpula de vitral. E quando chegar ao primeiro andar, olhe pela janela, você não vai se arrepender, diante terá outra das grandes obras modernistas, a Sagrada Família. Mas não deixe de explorar e babar numa sala enorme na parte de cima do maior edifício do recinto (6.840 metros quadrados), construído entre 1905 e 1910. Que foi concebido como entrada principal e como zona administrativa. Os mosaicos externos do edifício contam a história da construção deste hospital, de Santa Creu i Sant Pau.
maior recinto modernista
Sant Pau - Recinto Modernista em Barcelona
Captura de pantalla 2016-03-27 a las 12.06.01
Depois desta visita, você vai achar bem sem graça ir a qualquer hospital, e vai pensar que o mundo está precisando de mais cor, de mais vitrais, de mais formas orgânicas, enfim que o mundo está precisando de um novo modernismo.

Como chegar
Dá para chegar de metrô pegando a Linha 5, e descendo em Sant Pau/Dos de Maig. Se você quiser combinar com uma visita à Sagrada Família, entre ambos recintos uma caminhada de 850 metros.
Captura de pantalla 2016-03-27 a las 12.06.12
Se estiver muito cansado, pegue novamente o metrô em San Pau/Dos de Maig, a Linha 5 (sentido Cornellà Centre) e desça na seguinte parada: Sagrada Familia.

Quando ir
O recinto abre todos os dias. De novembro a março, de segunda a sábado das 10:00 às 16:30 horas, e nos domingos e feriados, das 10:00 às 14:30 horas.

De abril a outubro, de segunda a sábado das 10:00 às 18:00, e nos domingos e feriados das 10:00 às 14:30 horas.

Fceha nos dias: 1 e 6/janeiro; 6 e 25/dezembro.

Quanto custa
Como tudo em Barcelona, não é barato, são 13€. E se quiser participar de uma visita guiada (oferecida em inglês, espanhol, catalão e francês) são 19€. Não é necessário comprar a entrada online, por enquanto as filas são de 5/15 minutos.

Serviços: na entrada do recinto se encontra um bar-restaurante, o 1902. E na entrada junto à bilheteria, uma big loja.

Com a entrada te entregam um pequeno livrinho bem didático com muitas informações interessantes. Acaba sendo também um lindo souvenir da visita.

Combina com: almoço na região, e depois de uma descansada, visita à Sagrada Família.

Site: http://www.santpaubarcelona.org/es

Curiosidade: desde 1997, este conjunto modernista forma parte dos bens declarados pela Unesco como “Patrimônio Mundial da Humanidade”.

Veja todos nossos posts de BARCELONA

Busque e reserve seu hotel em Barcelona, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Escape das filas, compre antes da viagem e em português, as entradas para os principais ATRATIVOS DE BARCELONA, clicando aqui.

Guia Barcelona

Se você quer roteiros mastigadinhos com mapas exclusivos e detalhados na cidade, o melhor é comprar nosso guia “O que fazer em Barcelona” 🙂

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Veja os demais posts deste #turopa:
Como ir do aeroporto de Bilbao ao centro da cidade
Dica de hotel em Bilbao – Barceló Bilbao Nervión
Bascook, daquelas experiências que valem a viagem | Restaurante em Bilbao
Como ir de Bilbao a Madri | de trem ou de ônibus?
Dica de hotel em Madri | 4 estrelas do lado do Guernica
Onde comer em Madri | Os novos mercados gourmet da cidade
O sanduíche mais típico de Madri e um local legal para prová-lo
Onde comer em Madri | Dicas de locais próximos ao Museu do Guernica e da Estação de Atocha
O que fazer em Madri | Visitar o impressionante Museu Arqueológico Nacional
Como é viajar de trem rápido de Madri a Barcelona (inclui video com passo a passo)
Dica de hotel 4 estrelas em Barcelona – Gran Hotel Torre Catalunya
Dicas de lugares estilosos para comer em Barcelona – Bar Roca e Fábrica Moritz

fotos: turomaquia_2014

2 Comentários

  1. Boia Paulista

    Oi, Pat. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Boia – Natalie

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oba Nat 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica Madri: como prometi hoje lhes deixo a dica de um hotel econômico na cidade. Queria fazer um vídeo como o de Londres, mas acontece que perdi várias imagens dessa última viagem, só me sobrou essa foto de "look do dia" no quarto 😂⁣
⁣
Peguei umas fotos de divulgação, mas lhes comento que são de quartos duplos, o meu era individual e era bem menor. Mas tinha janela para o pátio interno do hotel, mas por exemplo não havia porta do quarto para o banheiro. Em contrapartida era ótimo porque tinha ducha efeito chuva, cafeteira e cápsulas de café, madalenas de cortesia, ar-condicionado, pisos e madeira, televisão, espaço para trabalhar, mas tudo isso bem condensado 😉⁣
⁣
O hotel está num edifício antigo mas com elevador ao lado do Museu do Romanticismo, ou seja, a localização é fantástica! Duas paradas de metrô estão próximas: Alonso Martínez e Tribunal.⁣
⁣
👁‍🗨 Para ver mais fotos e outras opiniões, clique no link da bio 🤟🏽⁣
⁣
#hotelMadri #madrilovers #hotelBBBEuropa #hotelBBB #hotelemMadri #turoMadri
  • Dica Londres: caminhada recomendada inclusive para sedentários 😂 1,3 km entre o Southbank Centre a Tate Modern junto às margens do rio. Essas imagens são de janeiro, imagina num dia lindo de sol e com um calorzinho?!⁣
⁣
Almocei com a @helorighetto no Ping Pong do Southbank e de lá fui sozinha demoradamente até essa meca da arte moderna e contemporânea. lembrando que a entrada no museu é gratuita, exceto para as exposições temporárias. Mas sempre sugiro uma doação por mínima que seja, já que a união faz a força e manter um centro de arte como esse é caro prá dedéu.⁣
⁣
E aí, qual é tua caminhada favorita em Londres? É apta para todas as idades? Conta prá mim na caixa de comentários 😘⁣
⁣
#londonlovers #caminhadaLondres #oquefazeremLondres #turoLondres #mapadelondres
  • Paguei 60 libras a diária nesse hotel localizado do lado da Abadia de Westminster #londonlovers #hotelbbblondon #hotellondres
  • Publiquei a última parte do guia de leitura desse mês. Lembre que nosso bate-papo sobre ele vai rolar no dia 27 de fevereiro às 19:30 horas no YouTube - Patricia de Camargo. Ah, é o guia vc encontra no www.turomaquia.com 🤓

#lendoarte #seurat #nationalgalleryoflondon #pontilhismo #historiadaarte #artemoderna #issoearte
  • Sentados no chão do café da Galeria degli Uffizi tomando um aperol spritz após a visita. E você acha que a gente tá com cara de infeliz?! 😂😂 Esse é um baita museu, mas que tem um café minúsculo, então não tivemos muita alternativa e estávamos mortos depois de 6 horas entre obras 🤷🏽‍♀️ Qual foi o café ou restaurante que você mais curtiu dentro de um museu?

#galeriadegliuffizi #firenzelovers #artmuseum #museu #italyart
  • Mostro pouco minha cidade por aqui. Mas uma das minhas resoluções de ano novo é resolver essa pendência 🥳 
#laspalmasdegrancanaria #vegueta #grancanarialovers🖤 #canaryislands

Follow Me!