Guias de Viagem e Arte

 
 
out 07 2018

O que ver em Atenas | Grécia

O que ver em Atenas, muito além da Acrópole by Patricia de Camargo

Apesar da Internet, de tanta rede social, ainda tem muita gente que pensa que Atenas apenas significa visitar a Acrópole. Só o ticket completo à Acrópole já te possibilita entrar em outros 5 sítios arqueológicos.

O que ver em Atenas

Se estiver procurando alguma informação específica, vou te deixar o índice abaixo. É so clicar no atrativo e será levado diretamente à ele.

Ágora Grega
Templo de Zeus Olímpico
Keramikos, o cemitério monumental
Lanterna de Lisícrates

Onde tudo acontecia na cidade grega, a Ágora

Na Grécia Antiga, a Ágora era um centro comercial, político, administrativo, cultural e religioso da cidade. Nesse lugar se encontravam os edifícios administrativos, templos, serviços públicos e tribunais de justiça.

Era o ponto de encontro dos atenienses. Onde compravam, vendiam coisas, conheciam o que estava acontecendo e criticavam o governo.

Aqui se encontraram restos que datam do Neolítico, mas os monumentos que podemos visitar são do século V a.C. até o século XI.
Agora_Antigua

O templo melhor preservado da Antiguidade

O edifício mais impressionante é o Templo de Hefesto, o templo melhor conservado de toda a Antiguidade. E olha que foi construído entre 460 e 415 a.C.

Está dedicado à Hefesto, deus da metalurgia e a deusa Atenea. De 1.300 a 1834 o templo foi utilizado como igreja – Agios Georgios.

Passeie pela Agora, e tente imaginar a Sócrates expondo suas idéias, e a São Paulo tentando converter mais homens ao Cristianismo. Porque estes dois personagens passaram muitas horas nesse local.
Agora_Antigua (4)

O que ver em Atenas? Sua igreja mais antiga

Entre na Igreja dos Santos Apóstolos, construída no século X em homenagem aos ensinamentos professados por São Paulo no ano 49 d.C. na Ágora.

É uma das igrejas mais antigas de Atenas e se construiu sobre as ruínas de um monumento romano do século II. Os afrescos bizantinos do interior valem a visita! Muitos dos afrescos pertenciam a Igreja Spirídonas que foi derrubada no século XX.

E não saia da Agora sem visitar o Museu. Fica no edifício reconstruído da Estoa de Atalo, não tem como não ver, é enorme.

Era uma espécie de shoping da antiguidade aonde funcionavam 21 “lojas” em cada um de seus andares. O edifício foi reconstruído entre 1953 e 1956 pela Escola Americana de Arqueologia. O museu expõe parte dos objetos encontrados durante as excavações na Ágora. É bem didático, e do lado de fora, no pátio coberto de uma passeada pelas esculturas, e não deixe de ver essa que fica em uma das laterais … é de babar …

O que ver em Atenas

Clique aqui e veja o Roteiro de 48 horas em Atenas (inclui mapa!)

O que ver e Atenas? O templo que demorou séculos para ser terminado: Zeus Olímpico

O que ver em Atenas Na verdade aqui existia outro templo, bem mais humilde. Mas no ano de 515 a.C. Psístratos resolveu que ia construir outro, bem mais impressionante que o original.

Mas ele tinha muita idéia e pouco dinheiro e a construção foi abandonada. Depois veio o rei da Síria, Antioco IV e retomou a construção, que voltou a ser abandonada, quando faltavam os frontões e o teto, isso no ano de 163 a.C.

Em 131 da nossa era, chega Adriano (o imperador romano) e completa o templo, que também era conhecido como Olimpion, o maior templo da Antiguidade.

Se hoje você vê as 16 colunas que restaram e já fica de boca aberta, imagine quando eram 104 colunas coríntias! Sendo que cada uma dessas colunas tinha 17 metros de altura e um diâmetro de base de 1,7 metros. Senhor, deus do amor!

Passeie pelo complexo do templo e tire lindas fotos tendo de fundo o Partenón. Daqui se tem uma bela vista da Acrópole. Dedique ao menos 30 minutos para essa visita, para poder respirar toda a magnitude desse lugar!

Voltando à história, quando o Adriano terminou o templo, os atenienses em sua homenagem construíram a Porta de Adriano, que está ao lado do Templo de Zeus Olímpico. Dizem que esta puerta marca a Atenas de Adriano, porque de um lado, o que olha à Acrópole se lê: “Esta é Atenas, a cidade de Teseu”. E do outro lado, o que olha para a parte nova da cidade, se lê: “Esta é a cidade de Adriano e não de Teseu”.
Templo de Zeus Olímpico - Atenas

Até o cemitério era monumental em Atenas: Keramikós

O que você verá é apenas uma parte do que foi o Keramikos, que se descobriu em 1861 quando construiram a rua que leva ao Porto “Pireo”.

Esse enorme cemitério foi utilizado desde o século XII a.C. até a época romana. Ademais das tumbas, verá vestígios das muralhas da cidade e de suas duas portas principais.

A Porta de Dípilon, era o lugar da onde saíam as famosas procissões panatenaicas. Por aqui também ficavam as prostitutas oferecendo seus serviços aos viajantes que se aproximavam da cidade. A outra porta se chamava, Ierá Pili.

Não deixe de caminhar pela Rua das Tumbas, onde enterravam os cidadãos mais destacados de Atenas. Os relevos e esculturas são réplicas, os originais podem ser vistos no museu do próprio Keramikos e no Museu Arqueológico Nacional.

Essas tumbas são bastante importantes porque permitem aos arqueólogos e historiadores reconstruirem partes da história de Grécia e Roma. Já que nelas haviam textos que contavam as histórias das pessoas enterradas e porque junto com os mortos se colocavam objetos pessoais.

Provavelmente o nome se deva ao bairro dos ceramista, que estava ao lado das margens do rio Iridano e que passava pelo Keramikos.

É um lugar bem tranquilo, com pouquíssimos turistas. Daqui também se tem uma bela vista da Acrópole.

Visitando o museu que está dentro do sítio arqueológico e pelo qual não se paga nenhum extra, a visita pode durar 1 hora.
O que ver em Atenas
Keramikos (2)

Lanterna de Lisícrates

Na Atenas Clássica as representação das obras teatrais era patrocinada por ricos cidadãos. Aquele que patrocinava o melhor espetáculo recebia um prêmio da cidade.

Quando Lisícrates ganhou o prêmio em 334 a.C. decidiu construir um monumento para colocar o dito prêmio. Pois o que você vê é esse monumento!

Junto ao monumento em 1658 se fundou um mosteiro e os monges compraram o monumento em 1669.

Outra curiosidade, nos jardins que circundam o monumento em 1818 se cultivou tomate pela primeira vez na Grécia!

Planeje sua viagem para a Grécia AQUI

Veja todos nossos posts da GRÉCIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: ATENAS | SOUNIO | DELFOSMETEORA | SANTORINI | MIKONOS | CRETA| ZAKINTHOS . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

O que ver em Atenas - Grécia O que ver em Atenas - Grécia

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

4 Comentários

  1. _+*A Elite in Paris*+_

    Quem me dera conhecer MESMO :)Muito obrigada pelos Parabéns :)Beijo meu ?,A Elite

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Elite coloco nos teus planos, porque sei que vai amar!E espero que seu dia de cumpleaños esteja sendo FANTÁSTICO!

    responder
  3. SÍLVIA OLIVEIRA

    Putz, que F-O-T-O-S!Deslumbrantes!

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Brigaduuuuuuuuuuuuuu Silvinha, ainda mais vindo de vocè este elogio, que está acostumada a ver cada foto do maridão!beijos aos três!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Qual é seu drink favorito?⁣
⁣
Na foto estou com o “pear mule”, o novo drink do @200gramos. Leva vodka, pera, suco de limão e ginger beer.⁣
⁣
Beeeem gostoso!

#drinks🍹 #restaurantelaspalmas #laspalmasdegrancanaria🌴 #grancanaria
  • Paris sera Toujours Paris⁣
⁣
É um guia realmente diferente de Paris. Não vai te ajudar a pegar o metrô ou programar o dia a dia da sua viagem. E mesmo assim é incrível para quem busca compreender a cidade.⁣
⁣
Màxim Huerta nos mostra Paris através de seus personagens como Colette ou Joséphine Baker; de seus ofícios, um exemplo? Os “bouquinistes”, os vendedores de livros das “caixas verdes” das margens do Sena.⁣
⁣
Também fala do croissant, da Torre Eiffel, mas sempre trazendo um dado inusitado, contando uma história, porque afinal Màxim é um grande contador de histórias, já falei de outro livro dele no #turolivros⁣
⁣
O livro é lindo, graças as histórias e as ilustrações de Maria Herreros, que são pura arte.⁣
⁣
Dá para ler com um espanhol intermediário.⁣ Não tem edição em português.
⁣
#parislivro #parisbook #oqueler #bookaddict #turolivros #desafioumlivropormes #bookphotos
  • Bar-restaurante (Achado em Madri)⁣
Não estou exagerando, é realmente um achado em Malasaña. ⁣
⁣
Na verdade é um bar-restaurante com um armazém que vende frios, vermut e outras delícias.⁣
⁣
Típico lugar de bairro, frequentado pelos moradores e que oferece boa comida, excelentes vermuts e um atendimento amável.⁣
⁣
Levei meus pais e eles amaram. No final de semana tem que chegar cedo para sentar porque o local é pequeno. ⁣
⁣
Durante a semana, oferecem um prato do dia por 5,50€. Nós fomos de garbanzo con bacalao. Grão de bico com bacalhau. Na Espanha se prepara o grão de bico como a gente faz feijoada. ⁣
⁣
Se quiser acrescentar ao prato do dia, bebida e pão, o valor sobe a 8€. O pão é mara e o vermut muuuito bom, por isso vale a pena acrescentá-los.⁣
⁣
Para ir com amigos e petiscar, há tábuas de frios, colmadas (sanduíches) e conservas. ⁣
⁣
Veja o cardápio inteiro com preços no site oficial: http://lacolmada.com ⁣
⁣
Destaque: atendimento 5 estrelas.⁣
⁣
#madri #madridlovers #madridfood #restaurantesmadri #restaurantesmadrid #foodphoto #foodporn #foodpic @lacolmada
  • Hotel maravilhoso em Madri⁣ 🔝
Gente do céu, apaixonei por um dos hotéis que testei nessa última viagem para Madri. ⁣
⁣
Na verdade, também gostei de outro, que vou postar mais para frente. ⁣
⁣
Mas voltando a esse 4 estrelas incrível que me hospedei em 2 noites diferentes, uma com minha sogra e outra com meus pais.⁣
⁣
Ocupa um edifício histórico que foi o maior arranha-céu da Espanha na década de 1950. Foi remodelado totalmente pela rede RIU e reabriu nesse último verão.⁣
⁣
Mas o que quero destacar é o atendimento prestado por todo o staff, desde a recepção ao senhor que abre a porta. Passando pela senhora que retira os pratos da mesa no café-da-manhã. De tirar o chapéu!⁣
⁣
Os dois quartos que me hospedei tinham uma vista incrível de Madri, com Palácio Real incluído.⁣
⁣
Os hóspedes tem livre acesso a um dos melhores mirantes da cidade. E ainda conta com um piscina (bem pequena), academia, café da manhã com show cook e uma localização fantástica!⁣
⁣
Para ver preços e outras opiniões, clique no link da bio. Por que estou fazendo dessa forma? Se alguém resolver reservar, recebo uma comissão que não onera para nada meu seguidor, mas que é importantíssima para manter o Turomaquia e o Arte 365 navegando! ⁣
⁣
Desenvolver conteúdo de qualidade é caro e demanda muito tempo. Por isso, pequenos gestos como esse, permitem que os criadores mantenham seu trabalho. Não permita que apenas os conteúdos lixo sobrevivam nessa selva digital! É uma compromisso de todos nós!⁣ Vou mostrar o quarto nos Stories!
⁣
#hotelmadri #ondedormiremmadri #hotelmadricentro #hoteldesign #madrilovers #madrid #mirante
  • ⁣
Palmeritas Original, novidade em Madri.⁣
⁣
O dono de uma das melhores confeitarias de Madri e do melhor croissant de framboesa abriu essa “porta” no coração da Gran Via, praticamente na frente da Primark. ⁣
⁣
O responsável? Alejandro Montes e sua casa insígnia? Mama Framboise. ⁣
⁣
Eu escrevi porta porque está pensado para atender o pessoal na rua. Mas também dá para entrar no hotel Hyatt e saboreá-las desde dentro com um cafezinho quente!⁣
⁣
Loja de um único produto, a palmerita, conhecida no Brasil como palmier ou ainda como orelhas de elefante 😋⁣
⁣
Um doce de massa folhada que Alejandro deu um giro de 180 graus criando 12 sabores diferentes, uma mais legal que o outro. Eu provei a “castiza”, ou seja, a palmerita com mais sabor a Madri que leva geléia de morango, chocolate de amoras e pétalas de violeta cristalizada. ⁣
⁣
Crocante, fresca e de sabores surpreendentes. Meus pais também adoraram. ⁣
⁣
💶 O preço? 1,70€⁣
⁣
⏰ Abre de segunda a quarta-feira das 8:30 às 22:00 horas. Quinta e sexta-feira das 8:30 à meia-noite. No sábado das 9:30 à meia-noite e no domingo das 9:30 às 22:00 horas.⁣
⁣
📫 End.: Calle Gran Vía 31, 28013⁣
⁣
Fotos próprias e de divulgação
  • 📙Há 30 anos li a saga da família Buendía. Mas rondava a tentação de voltar a ler essa obra-prima de Gabriel García Márquez na sua língua nativa. ⁣
⁣
Tinha receio que aquela magia da primeira leitura se esvanecesse, mas que nada, apaixonei ainda mais por “Cem Anos de Solidão”. ⁣
⁣
Realismo fantástico recheado de muita verdade. O que me levou ao pranto, ao riso e a vontade de ter escrito cada uma daquelas linhas. ⁣
⁣
Nada sobra nesse livro redondo. Li uma edição linda, com uma fonte especial e ilustrada. Também encontrei uma edição especial em português e coloquei o link na bio prá você. Tanto a gente reclama de como o mundo está, talvez  sua colaboração nesse Natal pode ser presentear momentos de reflexão, que ao final são bem mais baratos que aquela blusinha que vai acabar esquecida no fundo do armário em menos de 4 meses 😉⁣
⁣
“… había encontrado la paz en aquella casa donde los recuerdos se materializaron por la fuerza de la evocación implacable, y se paseaban como seres humanos por los cuartos clausurados”.⁣
⁣
“… el alma se le cristalizó con la nostalgia de los sueños perdidos”.⁣
⁣
“La necesidad de sentirse triste se le iba convirtiendo en un vicio a medida que la devastaban los años. Se humanizó en la soledad”.⁣
⁣
#cemanosdesolidao #gabrielgarciamarquez #books #bookphotography #bookaddict #turolivros #oqueler #desafioumlivropormes

Follow Me!