Guias de Viagem e Arte

 
 
out 07 2018

O que ver em Atenas | Grécia

O que ver em Atenas, muito além da Acrópole by Patricia de Camargo

Apesar da Internet, de tanta rede social, ainda tem muita gente que pensa que Atenas apenas significa visitar a Acrópole. Só o ticket completo à Acrópole já te possibilita entrar em outros 5 sítios arqueológicos.

O que ver em Atenas

Se estiver procurando alguma informação específica, vou te deixar o índice abaixo. É so clicar no atrativo e será levado diretamente à ele.

Ágora Grega
Templo de Zeus Olímpico
Keramikos, o cemitério monumental
Lanterna de Lisícrates

Onde tudo acontecia na cidade grega, a Ágora

Na Grécia Antiga, a Ágora era um centro comercial, político, administrativo, cultural e religioso da cidade. Nesse lugar se encontravam os edifícios administrativos, templos, serviços públicos e tribunais de justiça.

Era o ponto de encontro dos atenienses. Onde compravam, vendiam coisas, conheciam o que estava acontecendo e criticavam o governo.

Aqui se encontraram restos que datam do Neolítico, mas os monumentos que podemos visitar são do século V a.C. até o século XI.
Agora_Antigua

O templo melhor preservado da Antiguidade

O edifício mais impressionante é o Templo de Hefesto, o templo melhor conservado de toda a Antiguidade. E olha que foi construído entre 460 e 415 a.C.

Está dedicado à Hefesto, deus da metalurgia e a deusa Atenea. De 1.300 a 1834 o templo foi utilizado como igreja – Agios Georgios.

Passeie pela Agora, e tente imaginar a Sócrates expondo suas idéias, e a São Paulo tentando converter mais homens ao Cristianismo. Porque estes dois personagens passaram muitas horas nesse local.
Agora_Antigua (4)

O que ver em Atenas? Sua igreja mais antiga

Entre na Igreja dos Santos Apóstolos, construída no século X em homenagem aos ensinamentos professados por São Paulo no ano 49 d.C. na Ágora.

É uma das igrejas mais antigas de Atenas e se construiu sobre as ruínas de um monumento romano do século II. Os afrescos bizantinos do interior valem a visita! Muitos dos afrescos pertenciam a Igreja Spirídonas que foi derrubada no século XX.

E não saia da Agora sem visitar o Museu. Fica no edifício reconstruído da Estoa de Atalo, não tem como não ver, é enorme.

Era uma espécie de shoping da antiguidade aonde funcionavam 21 “lojas” em cada um de seus andares. O edifício foi reconstruído entre 1953 e 1956 pela Escola Americana de Arqueologia. O museu expõe parte dos objetos encontrados durante as excavações na Ágora. É bem didático, e do lado de fora, no pátio coberto de uma passeada pelas esculturas, e não deixe de ver essa que fica em uma das laterais … é de babar …

O que ver em Atenas

Clique aqui e veja o Roteiro de 48 horas em Atenas (inclui mapa!)

O que ver e Atenas? O templo que demorou séculos para ser terminado: Zeus Olímpico

O que ver em Atenas Na verdade aqui existia outro templo, bem mais humilde. Mas no ano de 515 a.C. Psístratos resolveu que ia construir outro, bem mais impressionante que o original.

Mas ele tinha muita idéia e pouco dinheiro e a construção foi abandonada. Depois veio o rei da Síria, Antioco IV e retomou a construção, que voltou a ser abandonada, quando faltavam os frontões e o teto, isso no ano de 163 a.C.

Em 131 da nossa era, chega Adriano (o imperador romano) e completa o templo, que também era conhecido como Olimpion, o maior templo da Antiguidade.

Se hoje você vê as 16 colunas que restaram e já fica de boca aberta, imagine quando eram 104 colunas coríntias! Sendo que cada uma dessas colunas tinha 17 metros de altura e um diâmetro de base de 1,7 metros. Senhor, deus do amor!

Passeie pelo complexo do templo e tire lindas fotos tendo de fundo o Partenón. Daqui se tem uma bela vista da Acrópole. Dedique ao menos 30 minutos para essa visita, para poder respirar toda a magnitude desse lugar!

Voltando à história, quando o Adriano terminou o templo, os atenienses em sua homenagem construíram a Porta de Adriano, que está ao lado do Templo de Zeus Olímpico. Dizem que esta puerta marca a Atenas de Adriano, porque de um lado, o que olha à Acrópole se lê: “Esta é Atenas, a cidade de Teseu”. E do outro lado, o que olha para a parte nova da cidade, se lê: “Esta é a cidade de Adriano e não de Teseu”.
Templo de Zeus Olímpico - Atenas

Até o cemitério era monumental em Atenas: Keramikós

O que você verá é apenas uma parte do que foi o Keramikos, que se descobriu em 1861 quando construiram a rua que leva ao Porto “Pireo”.

Esse enorme cemitério foi utilizado desde o século XII a.C. até a época romana. Ademais das tumbas, verá vestígios das muralhas da cidade e de suas duas portas principais.

A Porta de Dípilon, era o lugar da onde saíam as famosas procissões panatenaicas. Por aqui também ficavam as prostitutas oferecendo seus serviços aos viajantes que se aproximavam da cidade. A outra porta se chamava, Ierá Pili.

Não deixe de caminhar pela Rua das Tumbas, onde enterravam os cidadãos mais destacados de Atenas. Os relevos e esculturas são réplicas, os originais podem ser vistos no museu do próprio Keramikos e no Museu Arqueológico Nacional.

Essas tumbas são bastante importantes porque permitem aos arqueólogos e historiadores reconstruirem partes da história de Grécia e Roma. Já que nelas haviam textos que contavam as histórias das pessoas enterradas e porque junto com os mortos se colocavam objetos pessoais.

Provavelmente o nome se deva ao bairro dos ceramista, que estava ao lado das margens do rio Iridano e que passava pelo Keramikos.

É um lugar bem tranquilo, com pouquíssimos turistas. Daqui também se tem uma bela vista da Acrópole.

Visitando o museu que está dentro do sítio arqueológico e pelo qual não se paga nenhum extra, a visita pode durar 1 hora.
O que ver em Atenas
Keramikos (2)

Lanterna de Lisícrates

Na Atenas Clássica as representação das obras teatrais era patrocinada por ricos cidadãos. Aquele que patrocinava o melhor espetáculo recebia um prêmio da cidade.

Quando Lisícrates ganhou o prêmio em 334 a.C. decidiu construir um monumento para colocar o dito prêmio. Pois o que você vê é esse monumento!

Junto ao monumento em 1658 se fundou um mosteiro e os monges compraram o monumento em 1669.

Outra curiosidade, nos jardins que circundam o monumento em 1818 se cultivou tomate pela primeira vez na Grécia!

Planeje sua viagem para a Grécia AQUI

Veja todos nossos posts da GRÉCIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: ATENAS | SOUNIO | DELFOSMETEORA | SANTORINI | MIKONOS | CRETA| ZAKINTHOS . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

O que ver em Atenas - Grécia O que ver em Atenas - Grécia

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

4 Comentários

  1. _+*A Elite in Paris*+_

    Quem me dera conhecer MESMO :)Muito obrigada pelos Parabéns :)Beijo meu ?,A Elite

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Elite coloco nos teus planos, porque sei que vai amar!E espero que seu dia de cumpleaños esteja sendo FANTÁSTICO!

    responder
  3. SÍLVIA OLIVEIRA

    Putz, que F-O-T-O-S!Deslumbrantes!

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Brigaduuuuuuuuuuuuuu Silvinha, ainda mais vindo de vocè este elogio, que está acostumada a ver cada foto do maridão!beijos aos três!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Olha a quantidade de pássaros no lago do  Parque del Retiro 😱

O clima está meio maluco. Choveu, fez sol, frio, nem tanto, tá parecendo Curitiba 😂

#parquedelretiromadrid #madridlovers❤️ #roteiromadri
  • Você está participando do #lendoarte2020? Se está, tenho uma baita novidade, a criação de um guia de leitura. Como o livro do Will Gompertz não traz muitas imagens, vou colocar nesse guia, as imagens das obras citadas e material extra para quem tiver a fim de saber mais sobre o tema tratado a cada capítulo. ⁣
⁣
O post está no www.turomaquia.com (coloque o link na bio) e nele pouco a pouco vão aparecer todos os capítulos. Hoje já pode consultar o material do capítulo1, mas até o final da semana, nesse mesmo link terão à disposição as imagens dos capítulos 2 e 3. Curtiu a ideia? Tem alguma sugestão de outras coisas que gostaria de ver nesse "Guia de Leitura do Isso é Arte"?⁣
⁣
Post: http://bit.ly/isso-e-arte⁣
⁣
#issoearte #willgompertz #historiadaarte #lendoarte #duchamp #elsa #afonte #artemoderna #arteconceitual
  • Me comportei muito bem, olha só o que os Reis trouxeram do Oriente 😜😜😜 #presentesdenatal #livrodemoda #livrodearte #maximhuerta #klimt #pullandbear #itcosmetics
  • O primeiro mangá da Editora Pipoca & Nanquim lançado em 2018. O personagem nos leva pelas salas do Louvre acompanhado por uma de suas divas. É uma edição linda e de grande formato. ⁣
⁣
O que eu achei mais legal foi que o autor fala de alguns artistas que não são aqueles mais buscados pelos turistas. É claro que Da Vinci aparece, mas também um pouco conhecido pelo grande público, Daubigny.⁣
⁣
O livro não se restringe ao Museu do Louvre, o personagem viaja a uma cidade próxima à Paris para se encontrar com outro grande artista ;)⁣
⁣
É uma leitura rápida. Daqueles livros para deixar na mesa da sala e rever os desenhos, bem como para  proporcionar às nossas visitas algo muito mais lindo e interessante do que uma revista de fofocas ;) #desafio1livropormês #livrosdearte #turolivros #mangaartist #louvremuseum #jirotaniguchi #pipocaenanquimeditora
  • Uma alegoria do sonho americano através da saga de uma família imigrante, os Levov. O personagem principal que parece ser e ter tudo, vê pouco a pouco como sua vida desmorona, ou melhor, a visão da perfeição que ele tinha de si mesmo e de todos aqueles que o rodeavam.⁣
⁣
Uma novela que fala sobre nossa humana debilidade em sempre tentar encontrar motivos, razões pelas quais coisas ruins, estranhas, sem sentido, acontecem em nossas vidas. E portanto, também é uma ode (de certa forma) à perda da inocência. ⁣
⁣
Philip Roth ganhou o Prêmio Pulitzer por essa novela  em 1998.⁣
⁣
Li o e-book e curti muito até os 70%, depois achei meio arrastado. Mas ninguém pode dizer que o final não é surpreendente.⁣
⁣
"Viver é entender as pessoas errado, entendê-las errado, errado e errado, para depois, reconsiderando tudo cuidadosamente, entender mais uma vez as pessoas errado. É assim que sabemos que continuamos vivos: estando errados. Talvez a melhor coisa fosse esquecer se estamos certos ou errados a respeitos das pessoas e simplesmente ir vivendo do jeito que der. Mas se você é capaz de fazer isso ... bem, boa sorte".⁣
⁣
"Ele aprendera a pior lição que a vida pode ensinar - que ela não faz sentido. E quando isso acontece, a felicidade nunca mais é espontânea. É artificial e, mesmo então, obtida ao preço de um tenaz alheamento de si mesmo e da própria história".⁣
⁣
"Quem é que está preparado para a tragédia e para o absurdo do sofrimento? Ninguém. A tragédia do homem despreparado para a tragédia - esta é a tragédia do homem comum".⁣
⁣
"O que o estava deixando espantado era como as pessoas pareciam correr para longe de si mesmas, correr para longe da matéria mesma, qualquer que fosse ela, que fizera dessas pessoas aquilo que eram e, assim drenadas de si mesmas, elas se transformavam no tipo de gente de quem, em outros tempos, elas mesmas teriam sentido pena". ▶️ Para comprar ou saber mais, clique no link da bio.

#booklover #philiproth #apastoralamericana #desafioumlivropormes
  • Fim da San Silvestre! Foto tirada por um amigo querido, Federico. Agora partindo para a casa da minha sogra e vc onde vai passar essa noite?

#sansilvestrelaspalmas #anonovo2020 #laspalmasdegrancanaria #running

Follow Me!