Passeios desde Barreirinhas – Lagoa Bonita
Diz aí, a primeira visão que se têm ao subir a duna neste passeio é de extasiar qualquer um, não é mesmo?!
Este é um dos passeios mais populares a partir de Barreirinhas. Começa assim: a toyota passa no hotel para te pegar. Faz uma parada, para quem quiser comprar água e algo de comer.
Cruzamos o rio Preguiças para a outra margem. São mais ou menos 40 minutos em trilhas bem justinhas. Chegamos no ponto a partir do qual, é perna prá que te quero. Duas subidas e aquela vista de embasbacar. É um dos mirantes naturais mais bonitos dos Lençois Maranhenses. Desfrute.
Primeira subidinha …
Segunda subidinha, atrás do Tom …

O nome do passeio é Lagoa Bonita, mas ledo engano se você pensa que acaba na dita cuja. Na, na, na … é só o começo de uma caminhada de paisagens umas mais lindas que as outras.
O percurso é circular e no final da tarde vamos nos aproximando daquele primeiro ponto mais alto onde começamos o passeio. Agora é a hora de desfrutar do por-do-sol nos Lençois Maranhenses. A profusão de cores é das mais impressionantes. A areia vai tomando uma tonalidade de branco mais branco. As lagos mais distantes parecem mais escuras, e o contraste entre este branco rainha e o verde musgo choca a retina. Lembro da cena da “Cidade dos Anjos” quando todos os anjos se dirigem à praia para ver o final do dia. Da mesma maneira todos os viajantes se dirigem a este ponto. É mais gente do que em outras partes do parque, mas nem me importo, é tudo tão gigantesco, tem espaço para todo mundo. Oxalá, mais gente pudesse estar aqui assistindo tudo isto!
O sol se vá, é difícil deixar de olhar aquela paisagem. Mas temos que descer e pegar a toyota de volta. Somos os últimos a sair, e atolamos no meio do caminho. Surreal, temos que empurrar o carro, que pesa uma tonelada. Ainda bem que atolamos perto de uma casa, os moradores nos ajudam. Suamos feito loucos, e levou seu tempo sair da enrascada (risos). Voltamos à Barreirinhas, mortos de fome. Antes de tomar banho para jantar, que tal uma boquinha?! Aceita um “baiano”?
Dicas:
- O preço médio do passeio é R$ 45,00.
- Compre algo de comer e beber antes do passeio, onde eles param é mais caro. Tem um supermercadinho ótimo na praça principal.
- Tem uma geladeirinha no carro para colocar tua bebida, mas quando chega a hora da caminhada você tem que carregar, por isso leve uma mochila.
- Cuidado na trilha da toyota para não levar um arranhão de um galho.
- Faça o passeio de tarde, menos calor e mais espetáculo.
- Vá de roupa de banho por baixo e com roupa fácil de tirar e vestir, porque assim poderá entrar em qualquer lagoa que tiver vontade.
- Muito protetor solar, porque o vento faz com que você não sinta que o sol está te queimando.
- Se estiver em grupo, alugue uma toyota só para vocês, foi o que a Malu fez quando esteve por lá.
Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
fotos: turomaquia_2009
Pat que maravilha é de ficar extasiado,com tanta beleza, e depois ainda tem gente que não acredita num ser superior DEUS. beijos Vica
Eu não estou gostando, estou adorando rsrsrsr !Agora chamei Jesus de Genésio rs quando vi as figuras postadas, fora as dicas de passei e também durante o caminho !Adorei tudo !Parabéns !
Estou aqui lendo e chorando de vontade de voltar para lá.BELÍSSIMAS FOTOS! :)grande beijo
Vica,este lugar é de ficar extasiado mesmo!Vini,fico feliz que esteja conseguindo passar ao menos um pouquinho do que foi estar neste lugar! Marina,imagino que você ainda vai voltar! e eu estou louca para ver o post da viagem de Ouro Preto!Beijos
Eu já era louca pra conhecer o Maranhão…depois dos seus post essa vontade está me matando! Lindas fotos e relato super informativo! Parabésn! 😉
Paula, fico feliz com a tua reação. E ainda falta postar sobre muitos lugares, inclusive o que mais me impactou nos Lençois!Beijos
Ping, ping….B-A-B-A-N-D-O!QuE iNvEjA AmIGA!!!lindo lugar, tudo perfeito, até o pulinho…hehehehe. É definitivamente vou ter trabalho em definir o próximo destino com você me atrapalhando, ops, influenciando desse jeeeeeito!!É tudo que gosto… areia, água, sol, calor, jeep, aaaaa… Quero!
Eu não conheço muitos lugares de belezas naturais, mas imagino – pelas fotos extraordinárias – que os Lençois estão entre os mais bonitos, não só do Brasil, mas do mundo! Bjs!
Patrícia, que invejaaaaa de você!Fazia tempo que eu nao entrava no seu blog… como disse no comecinho da história da sua viagem a Lençóis, este é o destino brasileiro que mais quero fazer. Um dia eu chego lá! E faço uma foto pulando também! heheheMuito bom, nada melhor nessa vida do que viajar… e como disse a sua amiga, nessas horas a gente vè que Deus existe mesmo!
Carol, os Lençois tem a tua cara, te juro! jejejeje Silvia, realmente acredito que seja difícil encontrar um lugar com paisagens tão diferentes e incríveis!Alessandra, aproveitei que consegui um bilhete ao Brasil "chollo" e investimos nesta viagem. No final dos posts vou colocar tudinho quanto gastamos!Beijos a todas
Esse negócio do sol lá é super importante ficar de olho.. no passeio, a Azul minha irmã cometeu o ato falho de não passar protetor nas orelhas e deu uma queimadura feia. E olha que fomos acho que umas 8h da manha.
Gabriela, você tem toda razão. Eu moro numa ilha e estou bem acostumada ao sol, e mesmo com protetor 50 levei umas queimadas!Nos últimos posts vou reforçar esta necessidade-sobrevivência nos Lençois! Até porque o vento diminui a sensação de calor, e é aí que mora o perigo!
Bah !! Eu vou passar o fim do ano aiiiii
Bah! Aquilo é o mais perto do paraíso que eu cheguei!!! Depois conta por aqui o q achou!Boa Viagem
Pat, adorei o seu blog. Eu estava procurando informações a respeito dos Lençóis maranhenses e ainda bem que achei o seu maravilhoso blog. Eu e meu marido chegaremos a S Luís no dia 25 de maio (sábado) e retornaremos dia 30 à noite (quinta). Pensamos em passar o domingo em S. Luís e ir na segunda e ficar a terça em Barreirinha e retornarmos na quarta de manhã a S.Luís. 2 dias dá para priorizar o que? Qual sua dica? Beijão e PARABÉNS pela sua vontade de informar e, assim, ajudar muita gente.
Oi Ligiane,
obrigado pelos elogios, e tão legal ter um feedback do nosso trabalho 🙂
Em relação à sua viagem, eu faria num dia: de manhã Lagoa Azul e de tarde: Lagoa Bonita (vai ser cansativo, vai. Mas vale a pena!). E no outro dia, o passeio de barco no Rio Preguiças, e o mais legal seria se vocês conseguissem um barco que lhes levasse até Atins para comer os famosos camarões – https://turomaquia.com/atins-os-famosos-camaroes/
Vocês vão adorar!!!
Beijos