Guias de Viagem e Arte

 
 
out 03 2013

Teatro Farnese | Quando o barroco se faz 3D

Amo o barroco. Amo a dramaticidade, o exagero de elementos e este ar meio sómbrio do estilo. Quando coloquei o pé no Teatro Farnese foi como se estivesse entrando dentro de um quadro de Velázquez ou Caravaggio. Exagero? Dá uma olhada …
Teatro Farnese - Parma

O teatro é daqueles lugares que te agarram de tal maneira que é complicado abandoná-lo. Obra do arquiteto e engenheiro hidráulico, Giovan Battista Aleotti. Para conseguir este efeito, ele utilizou madeira e gesso, que pintou para enganar teus olhos. Que no lugar do gesso veem mármore policromado e bronze.

Tive a sorte de vê-lo num dia muito ensolarado. E estes raios de luz natural que entram pelas janelas da esquerda funcionam como as linhas diagonais da pintura barroca. Dando movimento e transcedência ao espaço.
Captura de Tela 2016-05-24 às 14.00.32

Senti a emoção de uma montanha russa, era meu parque temático. Como se o barroco se fizesse 3D. Imagina algo que você ama de paixão, e que de repente te colocam num lugar em que aquilo que você mais gosta te rodeia. Louco? Não, fantástico!
Teatro Farnese | Palazzo della Pilotta

Foi difícil sair e continuar passeando por Parma. Algo me afligia, sabe o quê? Saudades. Já sentia saudades daquele espaço que tinha acabado de conhecer.

Informação prática
O Teatro Farnese se encontra dentro do Palácio da Pilotta. O espaço foi pensado para ser uma grande sala de armas. Sua transformação em teatro ocorreu entre 1617 e 1618. Na Segunda Guerra Mundial o espaço foi bombardeado em 13 de maio de 1944. É possível ver fotos do estado do teatro após o bombardeio no Museu da Ópera (também em Parma).
Teatro Farnese | Museu da Ópera

Além do Teatro Farnese, o Palazzo de la Pilotta abriga a Galeria Nacional (com pinturas), o Museu Arqueológico Nacional, a Biblioteca Palatina e o Museu Bodoniano (história da tipografia e dos livros).

Horário de visita do teatro: de terça a sábado das 08:30 às 19:00 horas.
Tarifa: 2€ (agora a entrada é um bilhete único, que inclui a Galeria Nazionale e o Museu Arqueológico e custa 10€).

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu hotel em:  ParmaBologna | Milão | Veneza | Roma | FlorençaAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Estive em Bolonha a convite do Turismo de Emilia Romagna. Mas minhas opiniões aqui são pessoais, e este não é um publieditorial. Já que o convite não estava baseado na troca por um post ou qualquer outro tipo de publicação. Para saber mais sobre este convite, leia este post.

fotos: turomaquia_2013

1 Comentário

  1. florentina cassol

    Nossa Patricia que comentário lindo! maravilhoso! foi com se eu também estive aí!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Pelas ruas de Madri 💁🏽‍♀️ #street_photography #madrilovers #madrid🇪🇸 #espana🇪🇸
  • Desfrutando de uma visão 360 graus de Madri, onde? No nosso hotel. Para descobri-lo, clique no link da bio 💁🏽‍♀️ #viewmadrid #madrilovers #espanha🇪🇸 #hotelcomvistas
  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia

Follow Me!