Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 26 2009

Uma ilha com mil e uma possibilidades

É como mínimo suspeito que se recomende uma viagem ao lugar onde você mora. Analisando os prós e contras, resulta que é mais justo do que suspeitoso deixar a Gran Canaria de fora desta lista.

Uma ilha pequena, mas com tanta diversidade. Prá que se possa compreender, em janeiro você pode brincar na neve no centro da ilha e descer ao sul para tomar um solzão. Não é prá menos que um dos seus slogans turísticos seja – Continente em miniatura.

Pouco conhecida dos brasileiros, a ilha pode ser contornada em poucas horas, mas para se ter um panorama legal do lugar, eu ficaria como mínimo 5 dias. Meus pais ficaram 7 dias e não viram tudo!

Comece pela parte histórica, entenda como viviam os aborígenes canários antes da chegada dos castelhanos. Veja as marcas que os conquistadores deixaram na ilha, e vá ntrando no interior para conhecer como vive sua gente. O melhor é alugar uma casa rural, e realizar muitos dos trekkings sinalizados por toda a zona, alguns conhecidos como caminhos reais. Depois relax total em um resort 5 estrelas (a preços bem mais justos do que no continente) cuidando do corpo e da alma em um spa e desfrutando dos dias intermináveis de sol. O broche de ouro? Umas comprinhas em um outlet genial de marcas – Las Terrazas, ou quem sabe nos gigantescos “El Corte Inglês” da capital.
Hotel Costa Meloneras, Gran Canaria
Gran Canaria
Roque Nublo

Gran Canaria - Agaete

Gran Canaria - Vegueta
Gran Canaria

E para saber mais de Gran Canaria:
Arquipélago Canário: pensa nele para tua próxima viagem
Parador de Tejeda: o primeiro parador ninguém esquece
Roque Nublo: um dos símbolos de Gran Canaria
San Mateo: Gran Canaria
Trekking no Roque Nublo – Gran Canaria
Um domingo por Vegueta
Trekking nas Canarias – Barranco Hondo

fotos: turomaquia_2003_2004_2007_2009

4 Comentários

  1. Alessandra Mosquera

    Quero muito ir às Canárias (Ernesto conhece Tenerife e diz que é muito legal), mas nunca fomos. É complicado quando se tem cachorro, ainda mais o meu, que tem seus "probleminhas especiais". Agora que esses probleminhas estao muito melhores, o que impede é a grana mesmo! Hehehe… mas um dia ainda vamos, quero ir a Canárias e Baleares.Me fala uma coisa: o que vale mais a pena dentro do arquipélago? Sei que vc é suspeita, mas entre Tenerife, Gran Canária, Fuerteventura, Lanzarote, qual dessas vc acha melhor?

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Ale, cada uma oferece viagens diferentes. Para visitar, se apenas tivesse que escolher uma, diria: Lanzarote. É um lugar tão diferente, que não tem como te surpreender.Agora para quem não quer só natureza,também quer cidade, compras, história no mesmo pacote, e ainda uns dias em um spa, escolheria Gran canaria. Fuerteventura é para quem ama praia, nesta ilha estão as mais lindas do arquipélago.Beijos

    responder
  3. Michele

    Patrícia, irei fazer uma parada num cruzeiro em Gran Canária, no comecinho de dezembro. Terei só um dia para conhecer a ilha (ou algo nela). O que você acha que é imperdível? Já tenho carro de aluguel reservado.
    Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Michele, quantas horas vc tem em Gran Canaria?

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!