Guias de Viagem e Arte

 
 
out 07 2015

As mulheres mandavam na escultura da pré-história ;)

Esta figurinha tem apenas 11 cm de altura mas cerca de 25.000 anos de idade!? Isso mesmo, foi realizada na Pré-história. Era até bem pouco tempo a estátua feminina mais antiga escavada pelos arqueológos.

Foi encontrada nas margens do Danúbio, mas outras se encontraram nos Pirineus, na Península Itálica, nas margens do Reno, na Rússia, Sibéria e Ucrânia. Todas elas possuem características similares (já há estudos e escavações que afirmam que na África há esculturas ainda mais antigas!).

Olha que interessante: as partes mais destacadas são sempre os seios, o ventre e a vagina. A cabeça nunca aparece detalhadae não se dá importância aos membros superiores e inferiores.

 

Por quê você acha que eles esculpiam desta forma? O que queriam dizer com isso?

 

Nessa época a expectativa de vida era bem baixa, portanto para dar continuidade às tribos era necessário procriar-se, a fim de manter a espécie. Daí a importância da fertilidade. E daí que se destaquem os rasgos femininos relacionados com a procriação. Os estudiosos acreditam que estas estátuas representassem um culto à fertilidade.

Não é incrível, que mesmo em uma época em que sobreviver era tão complicado, que os homens fizessem arte?!

Para vê-la? Visite o Museu de História Natural, de Viena.

Até bem pouco tempo a “Vênus de Willendorf” era considerada a representação feminina mais antiga do mundo. Mas em 2008 ela foi desbancada pela “Vênus de Hohle Fels” (caverna onde foi encontrada) ou “Vênus de Schelklingen” (cidade próxima à caverna). Ela foi achada no sul da Alemanha, em seis pedaços, e ainda falta encontrar o braço e ombro esquerdos. É uma talha fina, realizada em marfim. Não tem cabeça, em seu lugar aparece uma espécie de arco, dando a entender que era utilizada como pingente em um colar.

Os arqueólogos ainda não tem certeza, mas esta vênus pode ter entre 35.000 e 40.000 anos de idade! Junto à vênus também se encontraram talhas de animais e uma pedra que podia ser um “jogo sexual”. Vejam as partes mais femininas são ainda mais exageradas, os peitos e a vulva como na “Vênus de Willendorf”.

Para vê-la? Visite o Museo Blaubeuren, na Alemanha..

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!