Guias de Viagem e Arte

 
 
out 07 2015

As mulheres mandavam na escultura da pré-história ;)

Esta figurinha tem apenas 11 cm de altura mas cerca de 25.000 anos de idade!? Isso mesmo, foi realizada na Pré-história. Era até bem pouco tempo a estátua feminina mais antiga escavada pelos arqueológos.

Foi encontrada nas margens do Danúbio, mas outras se encontraram nos Pirineus, na Península Itálica, nas margens do Reno, na Rússia, Sibéria e Ucrânia. Todas elas possuem características similares (já há estudos e escavações que afirmam que na África há esculturas ainda mais antigas!).

Olha que interessante: as partes mais destacadas são sempre os seios, o ventre e a vagina. A cabeça nunca aparece detalhadae não se dá importância aos membros superiores e inferiores.

 

Por quê você acha que eles esculpiam desta forma? O que queriam dizer com isso?

 

Nessa época a expectativa de vida era bem baixa, portanto para dar continuidade às tribos era necessário procriar-se, a fim de manter a espécie. Daí a importância da fertilidade. E daí que se destaquem os rasgos femininos relacionados com a procriação. Os estudiosos acreditam que estas estátuas representassem um culto à fertilidade.

Não é incrível, que mesmo em uma época em que sobreviver era tão complicado, que os homens fizessem arte?!

Para vê-la? Visite o Museu de História Natural, de Viena.

Até bem pouco tempo a “Vênus de Willendorf” era considerada a representação feminina mais antiga do mundo. Mas em 2008 ela foi desbancada pela “Vênus de Hohle Fels” (caverna onde foi encontrada) ou “Vênus de Schelklingen” (cidade próxima à caverna). Ela foi achada no sul da Alemanha, em seis pedaços, e ainda falta encontrar o braço e ombro esquerdos. É uma talha fina, realizada em marfim. Não tem cabeça, em seu lugar aparece uma espécie de arco, dando a entender que era utilizada como pingente em um colar.

Os arqueólogos ainda não tem certeza, mas esta vênus pode ter entre 35.000 e 40.000 anos de idade! Junto à vênus também se encontraram talhas de animais e uma pedra que podia ser um “jogo sexual”. Vejam as partes mais femininas são ainda mais exageradas, os peitos e a vulva como na “Vênus de Willendorf”.

Para vê-la? Visite o Museo Blaubeuren, na Alemanha..

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Já viu o novo vídeo da Provence no YouTube - Patricia de Camargo? Estou chocada porque perguntei nos Stories quem tinha assistido o filme do Russell Crowe, “Um Bom Ano” e me senti muito velha 😂😂😂 70% não tinha assistido. E por que perguntei? Porque no novo vídeo aparecem cenários deste filme 😉

#provence #gordes #lugaresdecine #francelovers #russellcrowe
  • Vem “sextar” comigo junto à um dos cenários do filme do Russell 😉 “Um Bom Ano”. Onde? 👉🏽 No YouTube - Patricia de Camargo 😎

#provence #gordes #umbomano #cidadedecinema #francelovers
  • Uma das vistas possíveis de um atrativo mais amado por fora que por dentro, o Padrão dos Descobrimentos em #Lisboa 👉🏽 A entrada custa 6€. 💁🏽‍♀️ Combina com visita ao Mosteiro dos Jerônimo + Torre de Belém + lanche nos Pastéis de Belém e dependendo do horário, caminhada até o #Maat para ver o pôr do sol.

#roteirolisboa #lisboalovers #bairrobelem #padraodosdescobrimentos
  • “Traduzir uma pintura em uma fotografia era um desafio que queria alcançar. Queria respeitar a imagem e a sensação que produzem os mestres, mas necessitava dar uma volta conceitual que pudesse criar uma nova capa visual na imagem original”. 👀 Para saber mais sobre o fotógrafo Freddy Fabris que saltou à fama internacional com uma série de fotografias que ele intitulou: “Renaissance” veja o último post do www.turomaquia.com

#artecontemporanea #artistacontemporaneo #fotografiaartistica #freddyfabrisphotography
  • Por sol neste momento desde o escritório Turomaquia 🙏🏽 #sunset #sunsetlover #laspalmasdegc #grancanarialovers
  • Caminhando sobre uma reserva gigantesca de ocre no novo vídeo da road trip pela #Provence (Clique na bio ou visite o YouTube - Patricia de Camargo). Esta viagem foi genial e é difícil falar gostei mais disso ou daquilo, mas confesso que este dia foi muito especial 😉

#roadtripprovence #roussillon #sentierdesocres

Follow Me!