Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 12 2016

Arte Egeia: muitas culturas em uma?!

Antes da civilização grega, uma civilização conhecida como egeia se formou (3000 a.C.) nas ilhas do Mar Egeu e se estendeu até o Peloponeso (atual continente grego). Eram vários povos que apresentavam características comuns, mas que em razão da diversidade de seu território e de seu caráter mantiveram algumas características próprias. Estas características permitiram dividir a civilização egéia em três culturas distintas:

  • cicládica
  • minóica
  • micênica

Arte Egeia | Cultura cicládica

Foi a primeira a aparecer na região das Ilhas Cicládicas. É famosa por estes ídolos geometrizados e até se pode dizer com grande nível de abstração. A maioria destas figuras que podem medir de 5 cm a 1,5 metros foram encontradas nos cemitérios, mas algumas também em núcleos de população.
Arte egeia
Arte egéia

Arte Egeia | Cultura minóica ou cretense

A civilização ou cultura minóica se encontra principalmente na Ilha de Creta. Possuíam uma arquitetura bem avançada para a época. Suas pinturas mostravam figuras com muito mais movimento do que no Egito, e utilizavam cores bem vivas e contrastantes. Outro tema muito presente eram os motivos marinhos, devido à relação destes povos com o mar.
Arte egeia

Lembre que estas culturas foram contemporâneas aos egípcios! É uma loucura imaginar estas relações, porque a gente tende a compactar as culturas, sem imaginar as influências de umas sobre as outras. Principalmente quando estamos falando da Antiguidade.

Arte egeia

Esta cultura tem tudo a ver com o minotauro 😉

Arte Egeia | Cultura micênica

Já a cultura micênica estava presente inicialmente no continente. Os micênicos eram povos guerreiros, tanto que invadiram e dominaram Creta. Sua arquitetura tinha um caráter monumental. Suas pinturas em um princípio não mostravam tanto movimento como as minóicas, mas ao invadir Creta foram aprendendo as técnicas da arte cretense ou minóica. Os temas mais presentes em suas cerâmicas e afrescos eram: cenas de caça, guerreiros e desfiles de carros.
Arte egéia
Arte egéia
Todos estes povos e aguns outros provenientes da Ásia menor vão conformar o que se costuma chamar – civilização grega!

Veja todos nossos posts de ARTE, na categoria Viajando na Arte, ou clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Nenhum Comentário

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!