Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 18 2016

Internet x Velho Oeste – o contéudo deste blog está sendo usado sem autorização

ABBV
Blogagem coletiva promovida pela ABBV

Estou lendo um livro de Jaron Lanier que fala do futuro, já na introdução o autor faz uma pergunta ao leitor:

““A grande história da nossa época é que estamos decidindo como queremos que seja a humanidade, a medida que aumentam nossas capacidades tecnológicas. Mas, quando teremos a coragem de estar a altura das nossas próprias invenções?”*

Muitas pessoas não estão à altura da rede conhecida como World Wide Web. Faz um teste, dá uma olhada na URL onde você está lendo este texto, espero que seja: www.turomaquia.com seguido do endereço deste post, mas infelizmente você pode estar lendo MEU texto dentro do MEU PRÓPRIO lay-out em um endereço que começa bem diferente e apenas termina na minha URL. Por quê?

Porque o conteúdo de vários blogs de viagem da blogosfera de língua portuguesa, e mais especificamente da brasileira, vem sendo usado por sites que se fazem chamar “agregadores”. São sites que não produzem nada original, apenas escolhem seus alvos e levam o conteúdo que não é seu para outras paragens 🙁 Imagem, fotos, vídeos, textos, layout, enfim, TUDO! Sem dar nenhuma satisfação ao AUTOR/EDITOR/PROPRIETÁRIO do blog/site que é quem viajou, por sua conta e risco, comprou materiais para a produção da matéria, escreveu, pagou para manter o blog/site, enfim que trabalhou 14 horas por dia para manter seu negócio.

Estas pessoas sequer vão responder suas dúvidas amigo meu, elas não vão dormir pensando que haveria uma alternativa melhor naquela rota do último post publicado, ou vão ficar preocupadas com suas férias, porque esta parte elas vão continuar delegando para os donos do conteúdo! Incrível, né?!

O mesmo Jaron Lanier, afirma que:
“Continuamente se compara Internet com o Velho e Selvagem Oeste, com seus sonhadores e seus conspiradores, sua deslumbrante promessa de terras grátis (as que deve-se dizer se acediam principalmente através do monopólio ferroviário). Já saímos de situações como esta no passado, e podemos fazer de novo”.

Na semana anterior,  passei muito mal com toda esta situação e só pensava nesta frase do Lanier. Era acordar, verificar que meu conteúdo continuava sendo sugado apesar de minhas notificações reiteradas aos editores destes agregadores, e nascia uma e outra vez aquela sensação horrível de quando te assaltam na rua, de impotência, misturada com desmotivação, de vontade de largar tudo e sair correndo. Tive medo até de publicar os posts programados, porque não sabia se suportaria que dois minutos depois, eles já figurassem em outro lugar que não era meu site, como passou com diversos amigos blogueiros.
tristeza-munch
Não tô fazendo drama, mas o Turomaquia é meu “filho”, meu negócio, grande parte da minha vida. Como você se sentiria se perdesse o controle sobre metade da sua vida? A situação só foi a pior quando percebi que grande parte da blogosfera não se manifestava, pelo que fiquei muito feliz quando fiquei sabendo da blogagem coletiva da ABBV (da qual forma parte este post) que visa:
– chamar atenção dos leitores e do mercado para o desrespeito com nosso trabalho;
– alertar sobre a violação do direito autoral, porque o trabalho intelectual que está na Internet não pertence ao Google, e nem está em terra de ninguém, alguém que tem o mínimo de senso da realidade realmente pode pensar isso?!
– e também destacar o prejuízo comercial e de imagem que este tipo de ação desautorizada representa para os blogs. Eu prezo muito meu trabalho, levo muito a sério meus leitores para deixar que isso passe!

Se você quer mudar o mundo, sem exagero, de pequenas ações nascem revoluções, caso identifique posts do Turomaquia (ou de qualquer outro blog) com algum tipo de barra acima do conteúdo ou sendo exibidos em outro endereço da internet (a URL), por favor denuncie: contato@turomaquia.com

* “Quién controla el futuro?”, de Jaron Lanier, encontrei um livro em português, mas acho que não é o mesmo, de qualquer maneira deixo algumas referências para quem ficou interessado.

Prá terminar, a música que cantarolei semana passada …

Outros blogs participantes da blogagem coletiva:
Passeios na Toscana
Rotas Capixabas
Dondeando por aí
Matraqueando
Viaje na Viagem

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

14 Comentários

  1. Tiago dos Reis

    Perfeito, Patrícia! Belo texto e desabafo.
    Também compartilho essa sensação de desalento que te afligiu na semana passada.
    Como Diretor de Ética e Informação da ABBV me empenhei ao máximo durante esse tempo – e ainda estou me empenhando – para restabelecer a legalidade nesse caso em específico. E, nesse caso, nem vou falar de ética porque os responsáveis pelo ato já demonstraram que não sabem o que é isso.
    Estamos juntos nesse combate.
    Abs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Tiago, e adorei sentir a força da blogosfera!
      Um abraço

      responder
  2. Clarissa Donda

    Paty, sempre escrevendo com bonitezas – mesmo os assuntos mais desagradáveis!

    Adorei as citações e a recomendação do livro (que, aliás, junto à sua última recomendação também, já comprada aqui e na minha lista de leitura!). E concordo com o mal-estar que você escreveu tão bem – a sensação de se sentir lesado, como que tendo o seu post “roubado” da gente na cara dura assim que ele sai do nosso forno… E o pior, tendo que lidar com banca de “estou certo” de quem o faz…

    Que essa blogagem coletiva tenha servido para deixar muito bem registrado, na home deles, para qualquer leitor ver, que a terra de ninguém que eles esperavam teve vida curta, e na prática acabou há tempos…

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Clarissa 🙂 Sabe que esta semana desejei outro encontro a base de vinho verde português e lagosta ? 😉
      Beijos

      responder
  3. Paula Brum

    Um desabafo importante para que seus leitores possam entender o que acontece e, em consequência, não ler seu conteúdo fora do Turomaquia. Juntos somos mais fortes.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu por todo carinho e apoio Paulinha!

      responder
  4. Mirella Matthiesen

    É muita folga por metro quadrado mesmo …
    No começo não estava muito preocupada, como falamos pelo twitter, mas depois isso foi tomando uma proporção, que é impossível ficar inerte a essa sem vergonhice contra blogs de viagem que fazem trabalho sério!
    bjão

    responder
    • Patricia de Camargo

      Mirella, a gente ñ pode deixar passar nada, porque ao final é nosso suor e lágrimas 😉
      beijos

      responder
  5. Noele

    Muito bom ter lido seu post. Não sabia dessa canalhice, e agora ficarei atenta.
    Parabéns pelo ótimo trabalho!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Noele, agradeço imensamente teu carinho!

      responder
  6. Lu Malheiros

    Pat, muito triste ter que escrever um post desses!!!! Diante de tamanha canalhice, acho que a ABBV tá certa em chamar uma blogagem coletiva!
    Tente não desanimar!!! Bjs

    responder
    • Patricia de Camargo

      É muito triste Lu, mas te agradeço sempre estar presente!
      Beijos

      responder
  7. Lilian Azevedo

    É incrível a cara de pau, a falta de respeito e ética e o assalto ao trabalho alheio. Estarei atenta e divulgarei seu post. Você não está sozinha nessa luta.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Lilian 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Pessoas, pessoas, pessoas ... mesmo num mundo polarizado, são os encontros que marcam nossa existência, enfim que nos fazem felizes. Hoje graças a minha amiga Leidinara do @curitidoce conheci a Kitsten do @travelandabroad que me fez essa foto, que revela como eu sou em dias em que os encontros deixam minha alma leve, leve ... Brigaduuuu Kitsten e Lola 🥰

#fotografamadrid #madri #museoreinasofia #photoshoot #hapiness
  • Olha a quantidade de pássaros no lago do  Parque del Retiro 😱

O clima está meio maluco. Choveu, fez sol, frio, nem tanto, tá parecendo Curitiba 😂

#parquedelretiromadrid #madridlovers❤️ #roteiromadri
  • Você está participando do #lendoarte2020? Se está, tenho uma baita novidade, a criação de um guia de leitura. Como o livro do Will Gompertz não traz muitas imagens, vou colocar nesse guia, as imagens das obras citadas e material extra para quem tiver a fim de saber mais sobre o tema tratado a cada capítulo. ⁣
⁣
O post está no www.turomaquia.com (coloque o link na bio) e nele pouco a pouco vão aparecer todos os capítulos. Hoje já pode consultar o material do capítulo1, mas até o final da semana, nesse mesmo link terão à disposição as imagens dos capítulos 2 e 3. Curtiu a ideia? Tem alguma sugestão de outras coisas que gostaria de ver nesse "Guia de Leitura do Isso é Arte"?⁣
⁣
Post: http://bit.ly/isso-e-arte⁣
⁣
#issoearte #willgompertz #historiadaarte #lendoarte #duchamp #elsa #afonte #artemoderna #arteconceitual
  • Me comportei muito bem, olha só o que os Reis trouxeram do Oriente 😜😜😜 #presentesdenatal #livrodemoda #livrodearte #maximhuerta #klimt #pullandbear #itcosmetics
  • O primeiro mangá da Editora Pipoca & Nanquim lançado em 2018. O personagem nos leva pelas salas do Louvre acompanhado por uma de suas divas. É uma edição linda e de grande formato. ⁣
⁣
O que eu achei mais legal foi que o autor fala de alguns artistas que não são aqueles mais buscados pelos turistas. É claro que Da Vinci aparece, mas também um pouco conhecido pelo grande público, Daubigny.⁣
⁣
O livro não se restringe ao Museu do Louvre, o personagem viaja a uma cidade próxima à Paris para se encontrar com outro grande artista ;)⁣
⁣
É uma leitura rápida. Daqueles livros para deixar na mesa da sala e rever os desenhos, bem como para  proporcionar às nossas visitas algo muito mais lindo e interessante do que uma revista de fofocas ;) #desafio1livropormês #livrosdearte #turolivros #mangaartist #louvremuseum #jirotaniguchi #pipocaenanquimeditora
  • Uma alegoria do sonho americano através da saga de uma família imigrante, os Levov. O personagem principal que parece ser e ter tudo, vê pouco a pouco como sua vida desmorona, ou melhor, a visão da perfeição que ele tinha de si mesmo e de todos aqueles que o rodeavam.⁣
⁣
Uma novela que fala sobre nossa humana debilidade em sempre tentar encontrar motivos, razões pelas quais coisas ruins, estranhas, sem sentido, acontecem em nossas vidas. E portanto, também é uma ode (de certa forma) à perda da inocência. ⁣
⁣
Philip Roth ganhou o Prêmio Pulitzer por essa novela  em 1998.⁣
⁣
Li o e-book e curti muito até os 70%, depois achei meio arrastado. Mas ninguém pode dizer que o final não é surpreendente.⁣
⁣
"Viver é entender as pessoas errado, entendê-las errado, errado e errado, para depois, reconsiderando tudo cuidadosamente, entender mais uma vez as pessoas errado. É assim que sabemos que continuamos vivos: estando errados. Talvez a melhor coisa fosse esquecer se estamos certos ou errados a respeitos das pessoas e simplesmente ir vivendo do jeito que der. Mas se você é capaz de fazer isso ... bem, boa sorte".⁣
⁣
"Ele aprendera a pior lição que a vida pode ensinar - que ela não faz sentido. E quando isso acontece, a felicidade nunca mais é espontânea. É artificial e, mesmo então, obtida ao preço de um tenaz alheamento de si mesmo e da própria história".⁣
⁣
"Quem é que está preparado para a tragédia e para o absurdo do sofrimento? Ninguém. A tragédia do homem despreparado para a tragédia - esta é a tragédia do homem comum".⁣
⁣
"O que o estava deixando espantado era como as pessoas pareciam correr para longe de si mesmas, correr para longe da matéria mesma, qualquer que fosse ela, que fizera dessas pessoas aquilo que eram e, assim drenadas de si mesmas, elas se transformavam no tipo de gente de quem, em outros tempos, elas mesmas teriam sentido pena". ▶️ Para comprar ou saber mais, clique no link da bio.

#booklover #philiproth #apastoralamericana #desafioumlivropormes

Follow Me!