set 11 2009

Monterrigioni: uma cidade medieval na Toscana

14 de maio
“Chove e faz frio. Pegamos um ônibus para Monterrigioni, uma cidade bem perto de Siena. O ônibus nos deixou na estrada e tivemos que subir até a cidade. Na verdade um pequeno povoado murado, desde o qual se tem uma vista incrível dos campos toscanos. Pena que está chovendo snif snif .Nós iríamos até o castelo se não fosse a chuva. Mesmo assim nós demos uma volta ao redor das muralhas, exploramos a cidade e fomos embora.

Vista ao descer do ônibus

Com a famosa capinha de chuva, na frente da porta principal – Romea

Piazza Roma

Vista desde a muralha

Pegamos o “puma” na estrada, e como o albergue estava fechado, passeamos por Siena. O ônibus parou na Piazza S. Domenico, onde tem uma basílica que eu fotografei de longe. Passamos por ruelas repletas de bandeiras, pois hoje é festivo: dia das mães! Em uma rua encontramos um painel enorme comemorativo.

Siena – painel comemorativo

Subimos uma vertiginosa ladeira e pegamos o ônibus para o Ostello. Eu e as meninas comemos pizza com vinho, sentamos numa mesa junto à recepção com outra garota, daí veio a pergunta: Where do you come from? Brasil. Era uma paulista, advogada, a Gisele, conversamos um bom tempo. Amanhã ela vai para Firenza, a Puiam também e a Charlene vai para Roma. Alone again”.

Mais informação sobre Monterrigioni
A cidade está a 10 Km de Siena e a 45 de Florença. passeio perfeito para fazer de carro, mas também dá para chegar de ônibus. Se alugar um carro, dá para conhecer Monterrigioni e depois San Gimignano, que é patrimônio mundial da humanidade! As duas são cidades medievais.

Monterrigioni foi construída no século XIII pelos senhores de Siena para controlar a via Cassia. As quatorze torres se ergueram entre 1213 e 1219, e o mais chique é que eles aparecem no livro “A Divina Comédia”, de Dante. Ilustram a visão do círculo de gigantes rodeando o abismo infernal (uauuuuuuuuuuuu…..):

però che, come su la cerchia tonda
Montereggion di torri si corona,
così la proda che ‘l pozzo circonda torreggiavan di mezza la persona
li orribili giganti, cui minaccia
Giove del cielo ancora quando tuona.

Ele compara as torres aos gigantes bestiais que estão ao redor do último nível do inferno!

Neste mapa estão as principais construções da cidade. Atenção para o número 4 que é a construção mais antiga!

1. Porta Romea
  2. Piazza Roma
  3. Porta San Giovanni
  4. Torre via Matteotti
  5. Chiesa San Giovanni
  6. Pieve S.M. Assunta – Igreja

Para ler todos os posts do Mochilão Europa, clique aqui.

Na Blogosfera:
Leia o post da Luiza sobre a festa medieval que acontece na cidade: