Guias de Viagem e Arte

 
 
ago 07 2012

Museu em Wellington para entender a cultura maori – Te Papa

logo-dani-nueva-zelandia
Wellington, chegamos na capital da Nova Zelândia. Primeira constatação, descobri onde o vento faz a curva, impressionante como ventava na tarde da chegada. A van do Jochims (um amigo), balançava parecendo que iria virar a qualquer momento. Na seqüência descobrimos que a cidade é conhecida pelos ventos que são ocasionados pelo estreito de Cook, local entres as ilhas sul e norte.

Fomos direto para hostel, e onde nos esperavam mais alguns parceiros de viagem. Rápida conversa na recepção, alguns folders nas mãos e começamos a caminhar pela cidade. Fomos direto para beira do porto natural, onde está a parte plana de Wellington.

Perto dali fica o museu Te Papa (“Nosso Lugar” em língua Maori), rolou o deadline, antes de decidirmos optar pela visita. Uma contradição: a placa nos levava ao museu, mas o plano de fundo tinha o maior irish pub da cidade, recheado de Guiness e uma bela varanda para degustá-las.
Museu Te Papa - Wellington - NZ

Fomos mais fortes e pegamos direção: museu. Um moderno prédio de 4 andares, já na entrada nos deparamos com muitas esculturas e indumentárias Maori. As primeiras exposições são compostas pela história da NZ antes da chegada dos ingleses. Cada salão que passamos nos sentimos mais dentro dessa cultura, vagando pelo museu, se tem possibilidade de assistir documentários dessa época, que relatam os primeiros contatos entre os dois povos, onde quase todas as peças do acervo são em tamanho real.
Museu Te Papa - Wellington - NZ

Duas das mais bacanas são a casa, onde se guardava alimentos e a de celebração, onde só se pode entrar sem sapatos, em respeito aos ancestrais. Realmente o que mais impressiona é o cuidado com os detalhes das carrancas Maoris esculpidas nas madeiras.
Museu Te Papa - Wellington - NZ
Museu Te Papa - Wellington - NZ

Mais adiante uma enxurrada sobre flora e fauna nativa, onde finalmente vimos vários kiwis. Todos empalhados, afinal a ave está ameaçada de extinção e é muito difícil de ser encontrada no seu habitat natural. A não ser em berçários onde estão tentando aumentar a população desta ave.

No último andar além de uma área externa com uma bela vista, o museu conta com um pouco de arte moderna. Em uma das obras fiquei querendo saber, quem foi o motorista que balizou essa kombi…hehehehehe

Museu Te Papa - Wellington - NZ

Já no final da tarde as pessoas se reúnem em uma praça, entre o museu e o mar. Para aproveitar o por do sol. Depois de uma tarde cheia de cultura, ficamos um tempo na beira da água, mas logo voltamos para o primeiro atrativo que vimos (irish pub) e nos preparamos para conhecer a noite local.
Museu Te Papa - Wellington - NZ
Museu Te Papa - Wellington - NZ

Site museu: http://www.tepapa.govt.nz/pages/default.aspx

Posts relacionados:
A Nova Zelândia do Daniel Portella
Queenstown para os fortes – vamos de bungy jump
Trabalhando na Nova Zelândia – Parte 1
Trabalhando na Nova Zelândia – Parte 2

texto e fotos: Daniel Portella

2 Comentários

  1. Guilherme - Viajando com Eles

    A Nova Zelândia foi de longe o país preferido de toda minha volta ao mundo.

    O museu da cultura Maori em Wellington realmente impressiona, o mais completo do país.

    Kkkkkk, realmente venta muito na cidade!!!

    Abraços, Até + !!!

    responder
    • Daniel Portella

      Realmente a Nova Zelândia encanta a todos que passam por lá, é sensacional!!!
      abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!