Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 10 2016

O que fazer no Porto – Visitar o surpreendente Palácio da Bolsa

Minha última ida ao Porto foi para acompanhar o Tom numa viagem de trabalho. Enquanto ele passava mais de 8 horas na Universidade do Porto, eu vagava pelas ladeiras e planícies da cidade. Ter 5 dias para “namorar” o Porto, fez com que a cidade confiasse mais em mim e me mostrasse um cantinho mais divino que o outro. Entrei em qualquer grande monumento que cruzasse meu caminho e foi assim que casualmente entrei no enorme Palácio da Bolsa.
PicMonkey Collage
Na outra visita, mais rápida, nem passou pela minha cabeça deixar tempo para o edifício sede da Associação Comercial do Porto. Diga lá, você teria deixado??? Pois é, mas como nem tudo que reluz é ouro, aqui o ditado é ao revés, o prédio que parecia ser uma chatice, reluz e como reluz 😉

O edifício é do século 19, e por isso é neoclássico, que é uma retomada dos valores greco-romanos, mas com a incorporação da tecnologia da época. Antes aqui se encontrava um mosteiro que ardeu em chamas.

Como é a visita ao Palácio da Bolsa no Porto

As visitas são todas guiadas, então quando você compra o bilhete deve escolher o idioma e o horário em que vai realizá-la. Esperei uns 20 minutos, aproveitei para entrar na lojinha e para ver o panorama da cidade desde o balcão elevado do edifício.

Caminhando pelos arcos ogivais que decoram os enormes corredores já percebi que a visita prometia. Vi salas recobertas de afrescos enormes, habitações com tetos dourados e pisos de madeira totalmente encaixada como mosaicos. E por falar em madeira, a Sala das Assembleias Gerais é daquelas “me engana que eu gosto”, você vai pensar que está cercado de madeira por todos os lados, mas estará imerso em uma imensa ilusão de ótica 😉
PicMonkey Collage8
PicMonkey Collage6
PicMonkey Collage4

Você sabia que Gustave Eiffel desenhou 4 pontes em Portugal? No Palácio da Bolsa você vai visitar a sala onde ele trabalhava durante sua estadia no país.

PicMonkey Collage5
Tudo lindo maravilhoso, mas quando você chegar no Salão Árabe, seu coração vai disparar sem controle, a beleza tem esse poder. Ninguém pode suspeitar que uma associação comercial abrigue uma maravilha daquelas, inspirada na Alhambra (Granada/Espanha). Elementos geométricos banhados em dourado com detalhes coloridos te envolvem, me senti como num aquário de conto de fadas, isso sim, pisando madeiras nobres como pau-rosa ou mogno.
IMG_3069
PicMonkey Collage7
IMG_3072
IMG_3074
A guia era ótima e nos deixou ali em silêncio por vários minutos, e quem disse que alguém queria sair de lá?! Atualmente a sala recebe concertos, chefes de estado, reis e rainhas.

A visita finaliza no Pátio das Nações, que corresponde ao espaço do antigo claustro do mosteiro e ostenta 20 brasões dos países com os quais, no momento da sua construção, Portugal mantinha relações de comércio e amizade.
PicMonkey Collage3
IMG_3037
Impressionante o que se descobre quando não se realiza um turismo maratoniano, quando se dá um certo tempo para a cidade perder sua timidez e se mostrar com toda sua beleza diante dos seus olhos.

Quando ir, quanto custa e como chegar ao Palácio da Bolsa – Porto

De abril a outubro abre todos os dias das 9:00 às 18:30; e de novembro a março, todos os dias, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30 horas. As visitas se realizam em português, espanhol, francês e inglês. Para marcar a visita online, clique em: http://www.palaciodabolsa.com/turismo/marcacao-de-visitas

A entrada custa 8,5€; maiores de 65 anos e estudantes pagam 5€; crianças de até 12 anos tem entrada gratuita.
Não há parada de metrô perto do palácio da Bolsa, a mais próxima é a de São Bento, mas dá para ir caminhando tranquilamente, são apenas 650 metros de muita beleza. Aconselho que desça pela Rua da Flores, para cair na Rua de Ferreira Borges.

O Palácio fica do ladinho da Igreja de São Francisco, então o combo Palácio + Igreja combina à perfeição, e ainda dá tomar um vinho verde na Ribeira ou quem sabe almoçar ou jantar no DOP, do Chef Rui Paula ou no Cantinho do Avillez.
Captura de Tela 2016-06-10 às 09.17.42

Planejando sua viagem para Portugal

Veja todos nossos posts de PORTUGAL

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | SINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

imagens: turomaquia_2014