Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 03 2010

Semana Santa em Las Palmas de Gran Canaria – Espanha

Semana Santa Espanha

A Semana Santa em Las Palmas é intensa. São muitas as procissões, às vezes várias no mesmo dia. Uma das mais tradicionais é da Sexta-Feira Santa: a das Mantilhas, que acontece desde 1928. Nela saem os tronos do Santíssimo Cristo e da Nossa Senhora das Dores. As duas imagens são obras do famoso escultor canário Luján Pérez, realizadas no século XVIII.

Normalmente as procissões levam o nome do trono ou da imagem que carregam, e no caso de que sejam vários tronos ou imagens, daquele que se considere como principal. Esta é conhecida como das mantilhas, porque as mulheres vestem as tradicionais mantilhas brancas canárias.

A procissão sai e retorna à catedral ao som da Marcha Fúnebre de Chopin. Durante o percurso pelo centro histórico reina o absoluto silêncio, que vez ou outro pode ser interrompido por uma zaeta. Um canto de amor e fé ao Cristo ou à Dolorosa. Começa às 11:00 horas e seu percurso dura uma hora e meia.

Ontem tentamos revê-la, mas chegamos um pouquinho tarde. Curtimos o ambiente do local. Ficamos sentados observando as pessoas em um banquinho na praça da catedral. O tempo justo para sair correndo para a casa da sogra, onde nos esperavam “pimientos de piquillo rellenos de bacalao”! Por isso as fotos são do nosso arquivo.

Semana Santa Espanha

Semana Santa Espanha

Semana Santa Espanha

Semana Santa Espanha

Leia também:
Um domingo por Vegueta

fotos: archivo_turomaquia_2003

1 Comentário

  1. Anonymous

    Impressionante…………… BjsCarmen

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt

Follow Me!