Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 08 2008

Feriado na Espanha

Este fim de semana foi um feriadão (puente) aqui na Espanha. No sábado se comemoraram os 30 anos da votação do referendum através do qual o povo espanhol aprovou por maioria a nova constituição, depois dos duros anos da ditadura. Portanto a cada 6 de dezembro se celebra o “Dia da Constituição”.

E hoje, 8 de dezembro é o “Dia da Imaculada Conceição”. Um montão de mulheres se chamam Inmaculada, e se apelidam “Inma”. Neste dia as igrejas dedicadas à Imaculada Conceição tiram a santa da igreja e a levam de procissão pela cidade. Em Gran Canaria, a igreja da santa está em Jinámar, um povoado perto de Las Palmas. Passamos pela festa-procissão porque minha sogra tem uma tradição de longa data de ao menos ver a santa nesta dia.

É uma festa de cor local, sem nenhuma aspiração de atrair grandes hordas de visitantes. Mas é uma pena que tenha uma cara de feirinha hippie brega. Uma mistura de coisas peruanas com índios americanos; bolsas falsificadas vendidas pelos imigrantes africanos e até um porquinho voador, uma loucura que trava teu senso estético, e você sai de lá meio desnorteado. Claro que ainda resistem as velhas tradições que se distanciam deste caráter falsificado-riponga. Ainda se pode comprar a cana de açúcar para chupar, na Espanha não se faz caldo de cana; comprar as frutas fresquinhas da estação. E quando você vê este lado legal dos antigos costumes respira aliviado e pensa: Ainda não sucumbimos de vez ao nosso lado Sidney Magal! E espero que resistamos até o final dos tempos!!! (risos)

O lado mais brega globalizado …

 

A festa em si, com a passagem da santa, a banda e as tradições …


A venda da cana-de-açúcar


A fruta da palmeira canária: támbaras

E por favor, não deixe de ver o video do porco voador, não tem desperdício! (risos)

Destaque do post:
Feriados espanhóis em dezembro
Dia da Constituição na Espanha
Dia da Imaculada Conceição
Festas em Gran Canaria

Video e fotos: turomaquia_2008

Tags Technorati: , , ,

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

5 Comentários

  1. SÍLVIA OLIVEIRA

    Eu sou a cigana Sandra Rosa Madalena… porque adoooooro esses eventos! hahahahahaha! Vixe, conheci uma “Inma”… achei o nome meio esquisito… mas taí a resposta, vem de Inmaculada!!! Bjs.

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Silvinha, a parte tradicional era muito legal, mas o que você achou deste porco voador (hehehehehe)?!!MInha cunhada também se chama Inma, mas o normal por aqui são os nomes compostos, então ela se chama Inma Pino. O segundo nome é em homenagem a padroeira da ilha, quando você ouvri que uma mulher chama Pino provavelmente seja canária ou algum dos pais seja canário!!!Beijos

    responder
  3. Malu

    Oie Patricia!Mto bom esse porco voador…tem até óculos de aviador…hahahaAh, só pra te deixar bem curiosa…um dos presentes q vai no kit presente ficou pronto ontem…aposto q vc vai adorar!!!Saudades!!Bjos e se cuida!!!

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Ai meu Deus do Amor, que curiosidade.Malu este porco era hilario jejejejejejeBeijos

    responder
  5. Anonymous

    Ola Patricia!!!Vi no seu blog e resolvi te escrever para pedir algumas informaçoes,estou indo no sabado para las palmas aonde vou ficar apitando jogos de andebol na federaçao de gran canaria,no entanto preciso de ajuda como arranjar quartos para alugar, se poder me dar essas informaçoes,meu e-mail é cchilrito@live.com.pt.Desde ja agradeço

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!