Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 17 2019

Roteiro de carro por Creta

Roteiro de Carro por Creta

Depois de rever nossos amigos no Museu Arqueológico de Heraklion e visitar com eles Cnossos, decidimos alugar juntos um carro para no seguinte dia fazer um passeio pela ilha de Creta. Dá uma olhada como foi nosso roteiro de carro por Creta …

Para ver o mapa do nosso roteiro ampliado, clique aqui.

[Post atualizado: outubro/2019]

Festos

Saímos cedinho de Heraklion. A primeira parada foi numa pequena cidade para comprar guloseimas numa padaria.
Disco de festos
Depois de uns 65 quilômetros, chegamos a Festos, que foi um dos principais centros da civilização minóica e a mais rica e poderosa cidade do sul de Creta. O que se visita é o palácio, que era o segundo mais importante depois de Cnossos.

Aqui as escavações começaram em 1884 e em 1908 descobriram o Disco de Festos. Uma peça de argila com 242 signos ou ideogramas, do século XVI a.C. e que ainda não foi decifrada. O lance é que apenas 10 signos coincidem com a escritura A e B cretense, depois utilizada pelos gregos. Os especialistas acreditam que esta peça seja a obra de uma civilização pré-minóica!!!

Cnossos não tinha muita sinalização, mas ao menos tinha partes reconstruídas que te ajudam a entendê-lo. Aqui não tem nada disso, assim sem uma guia a coisa fica mais complicada ainda (risos).

De qualquer forma o lugar aonde se encontra Festos é muito lindo, cheio de olivas. Agora se vai no verão se prepare para um calor dos infernos!
Roteiro de carro por Creta
Creta - Grécia
Roteiro de carro por Creta
Creta - Grécia

Matala

De Festos tocamos para o que foi seu antigo porto – Matala. Uma praia super famosa porque nos anos 1960 foi um reduto do movimento hippie. Muitas pessoas chegaram a viver nas cavernas artificiais que já foram locais de trabalho no Neolítico e depois tumbas na época romana. Diz a lenda, que o general romano Brutos frequentava a tumba – Brutospeliana.
Roteiro de carro por Creta

É um lugar genial para descansar, relaxar e tomar um banho de mar. O fundo do mar é de pedra assim entre devagar para não escorregar. A água é bem limpa. Não deixe de subir e visitar as cavernas, elas ademais do atrativo em si, oferecem uma vista genial de Matala.
Matala

Almoço na estrada e Spili

De Matala,seguimos com nosso roteiro de carro por Creta. bateu a fome, paramos num lugar minúsculo e fomos surpreendidos por uma comida incrível, no Green Stop.

Felizes da vida, decidimos conhecer Spili. Uma cidadediznha incrustrada na montanha que vale a pena visitar. Uma de suas atrações é a fonte veneziana dos leões. São 19 cabeças de leão, das quais sai a melhor água da ilha, segundo os moradores. A água é fresca e este seria um bom momento para encher tuas garrafinhas vazias.
Spili

Rethymon: a chegada

De longe na estrada avistamos um forte, era enorme e decidimos visitá-lo. Não tínhamos muita informação da cidade, apenas que era a terceira maior de Creta e que tinha um bairro veneziano, e por isso a surpresa foi ainda maior!

Deixamos o carro junto às muralhas da fortaleza e fomos caminhando até a entrada. Não é difícil estacionar perto da fortaleza e a caminhada é agradável, junto ao mar.

Nosso minúsculo carro tinha os pedais super juntos, qualquer pessoa com mais de um metro e meio teria uma grande dificuldade em não pisar-se. Assim depois de horas dirigindo, o Tom uma única vez pisou no pedal do acelerador ao invés do freio, e a louca (que sou eu) quase lhe deixou surdo.

Eu tenho um certo trauma de carro, já passei por um montão de acidentes. Mas meu trauma só aparece quando outra pessoa dirige, eu amo dirigir! Claro que não aconteceu nada. E é claro que os três se mataram de rir da minha histeria aguda, e eu morri de vergonha! (mas tudo bem, quem mandou ser assim… snif snif …)
Roteiro de carro por Creta

Rethymon

Passado o momento tenso, entramos na fortaleza, que está em cima da Colina Paléskastro e ao norte do porto veneziano. Foi construída no século XVI e dentro poderá ver os edifícios dos armazéns, residências e quartéis e até uma pequena mesquita. Fora as vistas impressionantes da cidade e do mar de fundo.

Na fortaleza vimos um pôr-do-sol impressionante. E voltando ao tema polêmico, para mim, muito mais bonito que o pôr-do-sol de Santorini (ok, já não digo nada mais!)
Roteiro de carro por Creta
Rethymon
Roteiro de carro por Creta
Rethymon

Retorno a Heraklion

Depois da visita era hora de voltar à Heraklion. Mas cuidado, evite as estradas de Creta durante a noite, quase não tem olho de gato e faixas separando as pistas. E eram muitas as curvas, portanto imagina a visibilidade.

Outro conselho: abasteça antes de sair de Rethymnon, na estrada todos os postos ficam do outro lado da estrada!

Existe um código de bons modos nas estradas gregas. Conduzindo por uma estrada com pista única. Caso venha um carro detrás de ti mais rápido, você deve se colocar no acostamento. Não parar, apenas seguir pelo acostamento até que o outro carro te ultrapasse. Todo mundo faz isso, portanto na Grécia faça como os gregos!

Planeje sua viagem para a Grécia AQUI

Veja todos nossos posts da GRÉCIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: ATENAS | SOUNIO | DELFOSMETEORA | SANTORINI | MIKONOS | CRETA| ZAKINTHOS . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Roteiro 24 horas de carro Creta | Grécia Roteiro 24 horas de carro Creta | Grécia

fotos: turomaquia
imagens – mapa – Google Maps
Disco de festos – http://www.geocities.com/discodeltiempo/imagenes/disco_festos.jpg

2 Comentários

  1. Amanda

    Oi, tudo bem? Curtir o post de vcs e valeu pela dica. Vcs poderiam me informar onde alugaram o carro e o que foi preciso Para isso?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Amanda, eu sempre recomendo tirar a carteira internacional porque ñ dá para afirmar que ñ vão pedir, nós ñ vimos eles pedindo em nenhum momento, mas vais saber né!??

      Ñ recomendo o lugar onde alugamos o carro, era uma porcaria, pegamos de última hora numa locadora pequena da cidade .(

      beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!