Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 18 2017

Batistério de Florença – Contando histórias através dos mosaicos – O que ver em Florença

Chegar à Praça da Catedral de Florença, Duomo em italiano, é algo chocante. De repente, entre ruas apertadinhas, aparecem três construções de mármore branco, vermelho e verde: a catedral, a torre (campanário) e o batistério. Ao invés de construir apenas um edifício com todo o necessário, naqueles tempos medievais em Itália se construíam três.
Batistério de Florença

Veja todos nossos posts de FLORENÇA

Busque e reserve seu hotel em Florença, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Batistério de Florença

Batistério de Florença – uma das jóias mais antigas da cidade

O mais antigo dos três edifícios é o Batistério de São João. Foi construído sobre um antigo templo pagão romano,  quando ainda era outra a Catedral que estava em frente, e se chamava Santa Reparata.

Este primeiro batistério provavelmente era bem parecido ao atual, inclusive com esta forma octagonal. Esta forma representa o “oitavo dia”, o tempo do Cristo Ressuscitado. Como este era o lugar onde se realizavam os batizados, refere-se a este oitavo dia no qual se passa da morte à uma nova vida ao lado de Cristo sem aquele pecado original.
Batistério de Florença
No século XI o batistério foi sendo reconstruído e se utilizaram materiais de outras construções pagãs para enriquecê-lo, como por exemplo os mármores. O resultado final foi tão esplendoroso com uma cúpula incrível. Que o batistério passou a ser motivo de orgulho para os cidadãos, e chegou a ser citado por Dante em sua “Divina Comédia”.

Tudo isto se entende principalmente ao colocar os pés dentro do batistério e levantar nosso ollhar para a cúpula repleta de mosaicos, algo inacreditável!
Batistério de Florença
Batistério de Florença

Batistério de Florença – seus mosaicos de inspiração bizantina

Estes mosaicos do século XIII contam diferentes histórias, como se vê na figura se vêem cenas do Juízo Universal até as de Maria e Cristo. No início muitos cristãos eram contra a utilização destas imagens, mas acontece que veio o Papa Gregório, conhecido como “O Grande”, e afirmou que “ a pintura pode ser para os analfabetos o mesmo que a escritura para os que sabem ler”.

Como a maioria das pessoas eram analfabetas, as imagens das igrejas representavam verdadeiros livros abertos que todos podiam compreender! Imagina entrar em algo tão grandioso, e dar de cara com esse diabo no Inferno comendo todo mundo, quer algo mais educativo que isso?!

Batistério FlorençaBatistério Florença

Batistério de Florença – Antes da visita

A entrada para o complexo do duomo custa 15€ e inclui: catedral + batistério + subida à torre (campanário) + museu + cripta + subida cúpula da catedral + cripta. A entrada vale por 48 horas, que começam a contar desde o primeiro uso.

Os horários dos monumentos são diferentes e podem variar por temporada, para verificá-los, visite o site oficial, onde também pode comprar o bilhete do complexo: https://www.ilgrandemuseodelduomo.it/organizza-la-visita
Batistério de Florença

Para saber mais sobre o batistério, leia: https://turomaquia.com/batisterio-de-florenca-dos-mosaicos-as-festas/

Para saber mais sobre o museu, que reabriu em outubro de 2015, veja o post da Deyse: http://passeiosnatoscana.com/2015/11/14/o-novo-museu-do-duomo-de-florenca/

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

imagens: turomaquia_2010_2013 e do site oficial: https://www.ilgrandemuseodelduomo.it/organizza-la-visita

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt

Follow Me!