Guias de Viagem e Arte

 
 
set 22 2009

O lado mais light dos Lençois Maranhenses: Barreirinhas

Você não abre mão de conforto e de certa variedade de restaurantes? E isso de dormir com qualquer bicho estranho no quarto, por menor que seja, não faz o teu tipo?

Então o teu lugar é Barreirinhas. Não por acaso, que aqui chegam a maioria dos turistas que querem visitar o Parque dos Lençois Maranheneses. Sem sombra de dúvida, é o lugar com mais infra-estrutura. Quer hotelzinho chin-frin, tem de monte. Um hotelzinho mais ou menos, também tem. E quer passar com mais luxo, tem resort.

Até a logística é mais light, gastando um pouco mais. Se não quiser sacolejar pela estrada e levar de 3 horas e meia a 5 para chegar desde São Luís, venha com uma avioneta. De lambuja terá uma visão privilegiada dos Lençois.

Em Barreirinhas, quase todos os restaurantes e hotéis aceitam cartão de crédito. Um luxo total. Mas o único banco é o Banco do Brasil. Tem Internet, e barata. Agora a conexão é devagar quase parando.

Muitos dos restaurantes do pier da cidade (que tem seu charme) oferecem música ao vivo. Você pode escolher entre diferentes cardápios. Tem pizza boa, camarão, comida típica maranhense, carnes. O que falta? Um café, não tem nenhuzinho. E uma boa confeitaria.


Na Avenida Beira-Rio apreciando o lindo Rio Preguiças

A cidade cresceu graças ao turismo. Melhor que dizer cresceu, explodiu. Sem planificação. Portanto não espere que seja fotogênica, é uma cidade interiorana que viu uma oportunidade, e começou a construir de tudo que é jeito, sem pensar que o turista não quer apenas ver as dunas e as lagoas. Quer ter um lugar para passear de noite, para tomar um café, sem que a cada dois segundos, alguém tente te vender um passeio para o dia seguinte.

A carne exposta a sol e chuva!

Independente deste ou daquele probleminha, é o melhor lugar para quem deseja comodidade, variedade e melhor logística. É uma pena que um lugar tão extraordinário não tenha uma “cidade base” mais pensada tanto para o viajante como para a comunidade. Mais uma pena mesmo seria você não visitar o parque. E se me perguntassem, vale a pena ir aos Lençois, para estar somente em Barreirinhas? Definitivamente, eu responderia que sim. Porque férias é para passar bem e ser feliz. Cada um deve escolher aquilo que mais lhes satisfaz. Vá, sem medo de ser feliz, porque não vai se arrepender.

Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Fotos: turomaquia_2009

9 Comentários

  1. Alessandro A.

    Patrícia, essa série dos Lençois está muito legal!!! É um lugar que eu sempre tive vontade de visitar, mas nunca me animei devido a maratona para se chegar lá. Os seus posts já estão me deixando mais animado e mudando a minha opinião. Estou guardando tudo!Abraços!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Oi Alessandro, também estou seguindo a parte francesa da tua viagem.É difícil chegar nos Lençois? É!A logística no local é super complicada? É!Os preços das infra-estruturas, algumas vezes estão hiper inflaciobados? Sim!E vale a pena? Sempre!Beijos

    responder
  3. SÍLVIA OLIVEIRA

    Sim, meu lugar é Barreirinhas! hohohoho!

    responder
  4. Juliana Amorim

    Ola gostaria de ir 4 dias áo maranhão. Nossa inspiração é ir aos Leçois mas 2 dias dá para ver tduo? 1 dia em Sao Luis e 2 em Bareirinha?

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Juliana, não dá para ver tudo. Para tentar ver o básico vces podem fazer duas lagoas no mesmo dia, e no segundo o passeio de barco pelo Rio Preguiças. Faça a Lagoa Azul de manhã e de tarde a Bonita. Vai ser cansativo, mas assim ao menos terá duas visões diferentes das big lagoas, porque no passeio de barco verá os Pequenos Lençois.beijos e boa viagem!

    responder
  6. Elyzia Rodrigues

    Patrícia,
    Não tivemos tempo suficiente para passear por todos os lugares do parque, mas nos poucos que fomos, valeu muito!
    Ficamos hospedadas na POUSADA DO RIO, um pousada que recomendo, pessoal super atencioso, café da manhã caprichado, tudo muito organizado e limpo, só uma ressalva, as roupas de cama tem um cheiro horrível de água sanitária…
    Obrigada pelas dicas!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Elyzia, brigaduuu pelo feedback 🙂

      responder
  7. Sandra Eugenia

    Olá..
    Estou me programando para ir conhecer os Lençóis Maranhenses, mas com uma dúvida cruel…. “Vou primeiro para São Luiz?? e depois Barreirinha?? Quantos dias tenho que ficar em Barreirinha para fazer todos os passeios?? e quando não quiser fazer os passeios pagos tenho outra opção de lazer ou praias ou rio para para banhos??… Por favor alguém me ajude a programar este passeio?? somos em 03 sendo minha mãe já um pouco idosa, porém bem animada…Alguém pode me dar umas sugestões??

    responder
    • Patricia de Camargo

      Sandra, o legal mesmo são os passeios, porque as lagoas não ficam próximas à cidade. Para fazer tudo com calma são necessários 3 dias, mas se quiser dá para fazer os 3 passeios principais em 2 dias: 1 dia – lagoa Bonita + lagoa azul (um pela manhã e outro pela tarde) e no 2o. dia – Passeio Rio Preguiças, que é de dia todo!

      Depois me conta como foi!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • É hoje, mais um bate-papo ao vivo sobre arte. Às 19:30 horas no YouTube - Patricia de Camargo. Vamos falar dos pós-impressionistas - Van Gogh, Gauguin e Seurat #lendoarte #lendoaete2020 #historiadaarte
  • Dica Madri: como prometi hoje lhes deixo a dica de um hotel econômico na cidade. Queria fazer um vídeo como o de Londres, mas acontece que perdi várias imagens dessa última viagem, só me sobrou essa foto de "look do dia" no quarto 😂⁣
⁣
Peguei umas fotos de divulgação, mas lhes comento que são de quartos duplos, o meu era individual e era bem menor. Mas tinha janela para o pátio interno do hotel, mas por exemplo não havia porta do quarto para o banheiro. Em contrapartida era ótimo porque tinha ducha efeito chuva, cafeteira e cápsulas de café, madalenas de cortesia, ar-condicionado, pisos e madeira, televisão, espaço para trabalhar, mas tudo isso bem condensado 😉⁣
⁣
O hotel está num edifício antigo mas com elevador ao lado do Museu do Romanticismo, ou seja, a localização é fantástica! Duas paradas de metrô estão próximas: Alonso Martínez e Tribunal.⁣
⁣
👁‍🗨 Para ver mais fotos e outras opiniões, clique no link da bio 🤟🏽⁣
⁣
#hotelMadri #madrilovers #hotelBBBEuropa #hotelBBB #hotelemMadri #turoMadri
  • Dica Londres: caminhada recomendada inclusive para sedentários 😂 1,3 km entre o Southbank Centre a Tate Modern junto às margens do rio. Essas imagens são de janeiro, imagina num dia lindo de sol e com um calorzinho?!⁣
⁣
Almocei com a @helorighetto no Ping Pong do Southbank e de lá fui sozinha demoradamente até essa meca da arte moderna e contemporânea. lembrando que a entrada no museu é gratuita, exceto para as exposições temporárias. Mas sempre sugiro uma doação por mínima que seja, já que a união faz a força e manter um centro de arte como esse é caro prá dedéu.⁣
⁣
E aí, qual é tua caminhada favorita em Londres? É apta para todas as idades? Conta prá mim na caixa de comentários 😘⁣
⁣
#londonlovers #caminhadaLondres #oquefazeremLondres #turoLondres #mapadelondres
  • Paguei 60 libras a diária nesse hotel localizado do lado da Abadia de Westminster #londonlovers #hotelbbblondon #hotellondres
  • Publiquei a última parte do guia de leitura desse mês. Lembre que nosso bate-papo sobre ele vai rolar no dia 27 de fevereiro às 19:30 horas no YouTube - Patricia de Camargo. Ah, é o guia vc encontra no www.turomaquia.com 🤓

#lendoarte #seurat #nationalgalleryoflondon #pontilhismo #historiadaarte #artemoderna #issoearte
  • Sentados no chão do café da Galeria degli Uffizi tomando um aperol spritz após a visita. E você acha que a gente tá com cara de infeliz?! 😂😂 Esse é um baita museu, mas que tem um café minúsculo, então não tivemos muita alternativa e estávamos mortos depois de 6 horas entre obras 🤷🏽‍♀️ Qual foi o café ou restaurante que você mais curtiu dentro de um museu?

#galeriadegliuffizi #firenzelovers #artmuseum #museu #italyart

Follow Me!