Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 08 2012

Para ver o que sobrou do Muro – Roteiro Muro de Berlim

Boa parte do Muro foi destruída. Afinal era a materialização da estupidez humana. Neste post você fica sabendo onde pode ver os restos mais significativos, no que chamei “Roteiro Muro de Berlim”.

O vestígio mais extenso se encontra junto ao bairro de Kreuzberg, é a conhecida East Side Gallery (1). As pinturas deram outra cara ao muro, e graças às elas, 1,3 km do muro foi conservado.
Muro de Berlim
Muro de Berlim
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Roteiro Muro de Berlim – Arte no Muro

A idéia de fazer arte no muro surgiu dez anos antes, no comecinhos dos anos 1980. Lew Nussberg, um artista de Moscou que vivia em New York, propôs em 1982 que artistas de diferentes países pintassem o muro. Em 1984, a Casa Museu Check Point organizou um concurso de idéias, cujo tema era “Superação do muro mediante sua pintura”. Além do premiado Matthias Hohl-Stein, outros artistas deram sua contribuição ao projeto.

Mas o que vemos hoje na East Side Gallery foi pintado em 1990, após a queda do muro. São 106 murais. As pinturas anteriores foram vendidas em grandes pedaços por uma empresa de exportações da RDA – Limex. Estavam em outra extensão do muro. Os caras ganharam muito dinheiro, para vocês terem uma idéia, venderam aproximadamente 100 metros de muro ao MOMA (New York) com a pintura de Kiddy Citny por 500.000 marcos alemães, e o artista não viu nenhum centavo 🙁
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Do Checkpoint Charlie (2) até a Potsdamer Platz (4) há vários segmentos do muro. Como por exemplo, o que forma parte do Topografias do Terror (3). Uma exposição sobre o programa nazista, localizada nos antigos terrenos da Gestapo.
Muro de Berlim
Muro de Berlim

O muro pode não estar por todos os lados, mas fique de olho no que pisa. Pois a marca por onde ele passava está por todos os lados.
Muro de Berlim

Roteiro Muro de Berlim – Para saber mais

Estes são os pontos mais visitados e que você pode facilmente incluir em uma visita à Berlim. Dá para chegar até eles facilmente caminhando, o mais distante é a East Side Gallery. Para explorar outros vestígios, inclusive torres de observação, e restos integrados à parques, visite o excelente site: berlin.de. Tem mapa dos restos, toda a história explicada de forma clara e didática.
Mapa Muro Berlim

Veja todos nossos posts de BERLIM

Busque e reserve seu hotel em Berlim, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Escape das filas, compre antes da viagem e em português, as entradas para os principais ATRATIVOS DE BERLIM, clicando aqui.

Posts relacionados:
Carimbando o passaporte entre Alemanhas – Potsdamer Platz
Muro de Berlim – a ferida onipresente
Posto de fronteira da antiga Berlim e encontro curitibano
Na blogosfera: Era uma vez o Muro de Berlim by Aprendiz de Viajante

Para ver o mapa Turomaquia em Google Maps: http://goo.gl/maps/HuD9.

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2010
fotos antigas: foto antiga: El Muro de Berlín 1961-1898, Landesarchiv Berlin (Ed.)

Nenhum Comentário

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!