Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 01 2009

Quebec por Betina Abrão

Temos uma nova correspondente no Canadá. É a Betina Abrão, turismóloga e fotógrafa. Neste primeiro post ela nos leva de visita à Quebec. Além de encher nossos olhos com suas fotos deliciosas, ela também nos contará em suas outras reportagens sobre sua vida de expatriada por aquelas bandas … Com a palavra, Betina Abrão…

Quebec é a capital da Província de Quebec, no Canadá, e para quem ainda não conhece, tenho só coisas maravilhosas para contar dessa cidade que foi o lugar que escolhi para morar faz 7 meses e que ainda pretendo ficar por muito tempo!


Bandeira de Quebec

Para começar vou falar um pouco dos principais pontos turísticos da cidade, mas com o tempo vou contando mais sobre minha experiência de vida aqui, das pessoas, dos detalhes do dia a dia dessa cidade fria (muuuuito fria no inverno), mas encantadora!

A parte antiga da cidade, chamada de “Vieux Quebec” foi declarada nos anos 80 patrimônio mundial da humanidade pela Unesco. É lá que podemos encontrar parte das muralhas que foram construídas no século 17 e que foram parcialmente destruídas pelos britânicos na Guerra Franco-Indigena. A parte antiga da cidade está divida entre cidade alta e cidade baixa por uma colina, mas conectadas por escadas e por um elevador.


Place D’Youville, situada no Vieux Quebec

A cidade é uma mistura de modernidade e de muita historia. Apesar das temperaturas baixas, os moradores não são nem um pouco frios, muito pelo contrário. As pessoas são muito acolhedoras, simpáticas e gostam da idéia da cidade e da província de Quebec em geral estar aberta aos imigrantes. Para eles, é uma troca de experiências e de culturas, e isso com certeza faz muito bem para quem vem morar aqui!


A feuille d’erable, folha tipica do Canadá

Ao falar dos pontos turísticos da cidade, não posso deixar de mencionar o principal deles, o Château Frontenac, inaugurado em 1893. O castelo abrigava a antiga sede de governo de Quebec, mas logo depois se tornou um luxuoso hotel com um total de 650 quartos. É considerado um dos pontos turísticos mais fotografado do Canadá (quando vou passear por lá tenho que me segurar para não tirar mais fotos, porque é simplesmente
maravilhoso)!

Temos ainda o Morro do Parlamento, onde esta localizada a Assembléia Nacional de Quebec, a avenida “Grande-Allée”, repleta de bons restaurantes e lojas, muitos parques, igrejas, e para ser bem sincera, a cidade em geral já é um grande ponto turístico! A parte antiga da cidade é repleta de ruazinhas muito charmosas, exclusivas para pedestres.

Uma das coisas que mais me encantou nessa cidade, principalmente agora que passei pelo inverno, é que as pessoas aqui tem orgulho do lugar onde vivem e não deixam de aproveitá-lo por causa da baixa temperatura. A cidade tem muitos festivais, eventos ao ar livre, mesmo no inverno, e todos saem na rua (muito bem vestidos) e aproveitam, sem se preocupar muito com o frio!

Uma das atividades durante o inverno é conhecer o Hotel de Gelo, que fica a uns 20 minutos da cidade, onde simplesmente tudo é feito de gelo (inclusive as camas, cadeiras e copos)!! Algo realmente inacreditável!

 

Vale a pena conhecer, não tem como não se apaixonar por essa cidade!!!

Quer ver mais fotos da Betina Abrão, e acompanhar seu trabalho, visite seu site – http://www.flickr.com/bequebec

Texto e Fotos: Betina Abrão

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

8 Comentários

  1. Viniart

    kkk o bom é que a bebida já fica na temperatura correta kkkk !Belo poste, um tanto quando diferente, e também encantador !beijos !

    responder
  2. SÍLVIA OLIVEIRA

    Que lindo trabalho! Sabe que Raul e eu estamos planejando fazer uma viagem-arte (não verdade ainda não definimos o conceito). Seria uma viagem para um lugar beeem fotogênico… mas que a gente tivesse tempo de “visualizar” o destino, “visualizar” os cheiros, os sabores e retratar de forma mais artística. Sempre acabamos fazendo tudo igual: imagem aberta e imagem de detalhes, mas sem muita preocupação artística… claro, tem o fotojornalismo nisso, que nem sempre consegue ser artístico, é mais informativo… mas imagine entrar num blog e ver diariamente imagens como essas.. Pô, Pati, “humilhou nóis”! 🙂

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Vini, o estilo é diferente porque foi escrito pela Betina, e como você disse é encantador! E o que você me diz das fotos???

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Silvinha, amei esta idéia da viagem-arte, show de bola! Realmente as fotos da Betina são um arraso, e de uma sensibilidade enorme!Beijos e tô vendo com os velhos o lance da data!

    responder
  5. Viniart

    A nem preciso dizer, que são lindas as fotos, mas uma delas me chamou muito a atenção…A bandera azul tem o símbolo do priorado de são nela … A foto da folha vermelha é maravilhosa e do castelo ao entardecer é mágica !!!!Adorei estão lindas as fotos !!Beijos querida amiga !

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Vini, a Betina tá super feliz com teus comentários e entusiasmada para mandar a próxima reportagem!!!Beijos amigo mío

    responder
  7. Mirella

    Quebec City é mesmo um must… eu AMO! Umas das minhas cidades favoritas no Canada, uma delícia de ir passear, sentar para conversar, olhar a paisagem e curtir a vida!bjs

    responder
  8. Patricia de Camargo

    Mirella, legal você ter gostado do post da Betina porque você é uma especialista no tema! Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!