Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 16 2018

Roteiro Tóquio – Ueno | Roteiro completo com mapa

Roteiro Tóquio Ueno: Como chegar

O trem que vem do aeroporto – Skyliner – tem sua parada final em Ueno. Prá quem já está em Tóquio, há 3 possíbilidades de metrô, em todos os casos desça na estação Ueno:
– Yamanote Line;
– Ginza Line (amarelo escuro) ;
– Hibiya line (cinza claro).
Roteiro Tóquio

Roteiro Ueno: onde fazer câmbio

Já comentei que se você quiser trocar dinheiro deve planejar bem nesta viagem. É fácil se for usar o cartão internacional para sacar diretamente em ienes. Mas caso queira levar euros ou dólares, não espere uma casa de câmbio em cada esquina.

Nós trocamos no aeroporto e em Tóquio encontramos uma casa de câmbio com um valor ótimo dentro da estação principal de Ueno. Principal, porque a Linha Yamanote tem uma estação própria. A casa de câmbio fica no andar superior da estação.

Roteiro Ueno: Parque Ueno

O Parque Ueno me lembrou a Ilha de Museus de Berlim, mas em formato XL. Porque além dos museus, do parque em si, abriga vários templos.

O parque abriu em 1873 e foi o primeiro parque público do Japão.É um lugar incrível para ver as cerejeiras na época da floração.
Roteiro Tóquio
Da estação caminhe para o Museu Nacional de Tóquio, para saber o que ver por lá e aquela informação básica de horários, entradas e serviços, clique aqui para acessar o post do museu.

No caminho você vai passar pelo Museu Nacional de Arte Ocidental. É o único edifício no Japão desenhado por Le Corbusier e se encontra inscrito na Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Abre de terça a domingo das 9:30 às 17:30 horas, na sexta faz serão até às 20:00 horas. A entrada custa 500 ienes.

Site: http://www.nmwa.go.jp/en/collection/introduction.html

Vale a pena visitá-lo? Sim, mas se tiver bastante tempo em Tóquio ou para ver uma obra-desejo. Fora isso, daria preferência para os museus que abrigam coleções que dificilmente você vai ter acesso nas Américas ou na Europa.

Calcule ao menos 1 horas e meia no Museu Nacional de Tóquio. Dá prá ficar 3 horas fácil, fácil! De lá caminhe 750 metros até o Templo de Kaneiji.

Roteiro Ueno: Templo de Kaneiji

Construído em 1625, foi o maior centro budista entre o período Edo até a época do shogun Tokugawa, quando contava com 36 edifícios e pagodas e outros 36 templos afiliados. Ocupava mais ou menos toda a área do atual Parque Ueno.

Deste grande complexo, atualmente resta o edifício principal e uma pagoda, e no interior do parque, a pagoda de cinco andares e o Santuário Toshogu.

Abre das 9:00 às 17:00 horas e a entrada é gratuita.

Do templo, caminhe 1,3 km para viajar um pouco no tempo e almoçar.

Roteiro Ueno: Yanaka Ginza

Yanaza Ginza forma parte dos bairros históricos de Tóquio que sobrevivem desde o período Edo. Este bairros são conhecidos como Yanesen, pela junção de seus nomes: Yanaka, Nezu e Sendagi.

Nestas regiões há muitos templos, mas nesta zona em concreto Yanaka se encontram importantes artesões. Na verdade, esta era uma zona de artesanato desde o período Edo. Atualmente é possível encontrar lojas que levam funcionando de forma ininterrupta desde o começo do século 20.

Imagine uma loja especializada em artigos de bambu feitos a mão que funciona desde 1908. Pois é, esta é a Midori-ya (Midoriya).
End.: 3 Chome-13-13-3 Nishinippori, Arakawa-ku.

Para conseguir um mapa com todos os artesões da região, passe no Yanesen – Centro cultural e informação turística turística.
End.: 3 Chome-13-13-7 Yanaka.

Para uma pegada mais moderna a Ito Manufacturing onde artistas jovens desenham e pintam a mão camisetas e realizam ilustrações personalizadas.
Roteiro Tóquio
Na rua onde se encontram estas lojas bem como o centro de informações turísticas há uma infinidade de lugares para comer bem e a bom preço.

Dependendo do cansaço, retorne ao parque caminhando, mais ou menos 2,4 km ou pegue o metrô em Nippori (Yamanote Line) e volte a descer em Ueno para conhecer outra parte do parque.

Roteiro Ueno: Templos dentro do parque mais lago

Já dentro do parque comece pelo Santuário Toshogu de Ueno construído em 1616. O acesso ao templo se dá através de um grande torri e 50 lâmpadas de bronze. Ele está dedicado ao homem que elevou Edo à categoria de capital política – Ieyasu Tokugawa,

Destaques:
– os relevos dos muros Sukibei originais de 1651;
– o dourado que tem a ver com a China, de estilo Karamon, tanto nas portas como nos pilares.

A entrada é gratuita, apenas se paga 700 ienes para visitar o jardim, que abre apenas alguns meses ao ano.
Roteiro Tóquio Ueno
Roteiro Tóquio
Grande Buda de Ueno
O mais legal deste Buda é sua história. Na verdade o que se visita é um enorme rosto de Buda, que formava parte de uma escultura em bronze de 1631 do Buda sentado.

Mas a escultura sofreu horrores no Grande Terremoto de 1923, foi quando a cabeça caiu! Então veio a 2a. Guerra Mundial e usaram o corpo de bronze e parte da cabeça para armamentos.

Em 1972 decidiram colocar o rosto nesta parede no parque, era a única parte que sobrava da enorme escultura, com um pequeno altar.

Lago Shinobazu e Templo Bentendo
Termine a jornada no parque junto ao Lago Shinobazu. Se ainda tiver tempo visite o templo octogonal Benten-do, dedicado à deusa da riqueza, da música e do conhecimento. Aqui dá para alugar pedalinhos e relaxar.

O acesso ao templo é realizado por uma ponte cheia de barraquinhas de comidas.

O templo abre das 7:00 às 17:00, a entrada é gratuita.
Roteiro Tóquio Ueno
Roteiro Tóquio Ueno

Roteiro Ueno – Ameyoko

Para passear, comer ou comprar um souvenir antes de retornar ao hotel, passe pelo mercado da Rua Ameyoko. É uma rua comercial paralela a Linha Yamanote, vai da estação de Ueno até a Okachimachi.

Ameyoko foi a sede do mercado negro durante a Segunda Guerra Mundial. O nome vem da abreviatura de “Ameya Yokocho”, que significa a ruela do armazém de balas. Porque aqui se vendiam balas, guloseimas e o “Ame” vem dos produtos americanos que eram vendidos no mercado negro.

A maioria das lojas funciona das 10:00 às 19:00 horas, muitos comércios fecham nas quartas-feiras.
Roteiro Tóquio Ueno
Mapa Ameyoko (em japonês): http://www.ameyoko.net/map/map.pdf

Roteiro Ueno – combina com …

Se você fizer este roteiro rapidinho ou quiser ir de compras depois das 17:00 horas, combine este passeio com um final de noite em Akihabara.

Roteiro Ueno – o Mapa

Roteiro Tóquio Ueno
Para acessar o mapa, clique aqui.

Planeje sua viagem para o Japão

Veja todos nossos posts do JAPÃO

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: TÓQUIO | KIOTO. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Ueno em vídeo

Roteiro Tóquio

imagens: turomaquia_2017 e
https://www.flickr.com/photos/hopkinsii/
https://www.flickr.com/photos/e-wander/
https://www.flickr.com/photos/dannychoo/
https://www.flickr.com/photos/decade_null/
https://www.flickr.com/photos/dakiny/
https://www.flickr.com/photos/richy/
https://www.flickr.com/photos/gshocked/
https://www.flickr.com/photos/prasenberg/

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Publiquei a última parte do guia de leitura desse mês. Lembre que nosso bate-papo sobre ele vai rolar no dia 27 de fevereiro às 19:30 horas no YouTube - Patricia de Camargo. Ah, é o guia vc encontra no www.turomaquia.com 🤓

#lendoarte #seurat #nationalgalleryoflondon #pontilhismo #historiadaarte #artemoderna #issoearte
  • Sentados no chão do café da Galeria degli Uffizi tomando um aperol spritz após a visita. E você acha que a gente tá com cara de infeliz?! 😂😂 Esse é um baita museu, mas que tem um café minúsculo, então não tivemos muita alternativa e estávamos mortos depois de 6 horas entre obras 🤷🏽‍♀️ Qual foi o café ou restaurante que você mais curtiu dentro de um museu?

#galeriadegliuffizi #firenzelovers #artmuseum #museu #italyart
  • Mostro pouco minha cidade por aqui. Mas uma das minhas resoluções de ano novo é resolver essa pendência 🥳 
#laspalmasdegrancanaria #vegueta #grancanarialovers🖤 #canaryislands
  • Dica Londres: vai para a cidade até 15 de março? Visite a exposição temporária de Dora Maar no Tate Modern. ⁣
⁣
Está simplesmente maravilhosa. Perfeita para você entender como ela passou de atuar como fotógrafa para grandes revistas de moda a ser uma dos bastiões do surrealismo. É claro que falam da sua relação com o Picasso, mas fiquei sabendo lá que ela além de fotografar todo o processo de desenvolvimento do Guernica, também deu algumas pinceladas no quadro e que Picasso se inspirou em uma de suas obras para colocar aquela lâmpada olho no quadro que virou símbolo da luta contra a guerra.⁣
⁣
Para entrar na coleção do Tate você não paga nada, mas as exposições temporárias são pagas. Essa custa 13 libras e vale cada centavo! Evite os finais de semana quando os londrinos também vão em massa ao museu.⁣
⁣
#doramaar #tatemodern #londresmuseu #oqueveremlondres #exposiçoesquevalemapena #artemoderna #historiadaarte #surrealismo
  • Dica de Londres: Sky Garden - Vista bacanuda e gratuita. Numa cidade em que a maioria dos mirantes são caros, é quase uma dádiva ;) ⁣
⁣
O Sky Garden fica na City of London e para subir basta com reservar pelo site: https://skygarden.london/booking ⁣
⁣
Como tem uma varanda aberta, no inverno faz frio lá em cima, por isso vá preparada(o)!⁣
⁣
Hoje por exemplo, dia 03/02 já estão abertas as reservas até 1/03. Lá em cima dá para comer alguma coisa, beber um drink. Abre de segunda a sexta das 10:00 às 18:00 horas. Nos finais de semana e feriados, das 11:00 às 21:00 horas.⁣
⁣
#skygardenlondon #mirantelondres #londresdesdecima #londonlovers #londonviews
  • Dica de Londres: na real essa dica quem me deu foi a clarissa do @dondeandoporlondres. Estava fazendo umas pesquisas em Londres e ela me disse que devia ir a Guildhall Art Gallery. Sai do Sky Garden e fui caminhando até o centro administrativo da City of London. O lugar em si já tem uma atmosfera difícil de explicar. Mas vamos lá, você vem andando entre arranha-céus, passa por edifícios neoclássicos da Justiça e de repente entra numa espécie de praça com um chão lindo e edifícios que te abraçam na sua escala. Ou seja, são grandes, mas depois de passar pela selva de pedra, parecem casas, se é que você me entende ;)⁣
⁣
Como todos os grandes museus londrinos, a entrada é gratuita. Exceto, quando abriga exposições temporárias. Primeira surpresa: os restos arqueológicos da cidade romana: Londinium, construída no século 1 d.C. e que chegou a ter entre 20.000 e 30.000 habitantes. No subsolo do Guidhall Art Gallery poderá ver alguns dos restos arqueológicos numa montagem prá lá de didática.⁣
⁣
As salas da galeria abrigam pintura vitoriana, ou seja, produzida entre 1837 e 1901, durante o reinado da Rainha Vitória. São vários estilos, pois essa denominação é temporal. As pinturas estão divididas por tema que te mostram como era a sociedade da época. ⁣
⁣
Assisti parte de um tour gratuito e se você tem um inglês intermediário, acho que valeria a pena dar uma olhada se no horário da sua visita não tem nenhum acontecendo. ⁣
⁣
Uma das peças-estrela do museu é "La Ghirlandata", pintura pré-rafaelita de Dante Gabriel Rossetti. Mas que infelizmente está sendo restaurada nesse momento. Mas mesmo assim, vale a pena a visita. Calcule entre 30 minutos e 1 hora para a visita. ⁣
⁣
#guidhallartgallery #londonmuseum #londonlovers #prerafaelita #pinturavitoriana #artlondon

Follow Me!