Guias de Viagem e Arte

 
 
out 15 2008

Mirantes de Atenas – Grécia

As colinas de Atenas propiciam vistas lindas da cidade, e você não paga nada para subir, apenas necessita fôlego e disposição!

Quando saímos da Acrópole, imediatamente subimos no Monte Aeropagus, está ao lado. Dele se vê super bem os Propileos da Acrópole, vale a pena, e não representa nenhum grande esforço. Também se tem uma bela vista da Agora Grega.

Segundo a mitologia, neste lugar se reuniu o conselho dos deuses que julgaram Ares pela morte do filho de Poseidón. Lendas à parte, o certo é que aqui se instalou o tribunal de justiça mais antigo do mundo. Aqui se encontrava a sede do primeiro parlamento aristocrático da Atenas Clássica, mas com o tempo perdeu sua força política, e a partir do século V a.C. aqui se realizaram mais juízos de assassinatos. E no ano 51 d.C. neste lugar os atenienses escutaram o primeiro sermão do apóstolo São Paulo. Uma placa de bronze dá conta deste fato.
Aeropago
Aeropago (1)

No final do dia que visitamos a Acrópole decidimos subir em outro monte, o Filopapo. A subida é um pouco mais forte que o Aeropago, mas também nada muito difícil! Suba até o Monumento de Filopapo, que foi construído no século II d.C. para homenagear ao governador romano de Síria – Caio Julio Antioco, que também era conhecido como Filopapo, que significa “o neto preferido de seu avó”. Fora todas as histórias deste lugar, que teria sido a prisão de Sócrates e tal, a vista é de babar! Não perca, e se puder vá no final de tarde e espere o sol começa a se por, e faça desde o Monumento de Filopapo, um pequeno video de Atenas, fazendo um 360 graus dos mais bonitos!

Filopapo

Quando voltamos de Meteora, passamos o dia em Atenas e decidimos subir o Monte Licabeto. Fomos andando, pegamos a rua que passa na lateral do Parlamento, e depois que passamos o Museu do Exército, ficamos atentos porque tivemos que pegar uma pequena rua à esquerda para dar de cara com o Licabeto. Você pode subir grande parte com o funicular, que custa ida e volta – 4,50€. Nós decidimos subir caminhando, é uma subidinha boa, mas a cada passo a vista vai ficando mais e mais incrível!

Segundo a lenda, a deusa Atenea queria que seu templo na Acropóle se aproximasse do céu. Uma noite de tempestade, foi à montanha Penteli que está nos arrededores de Atenas, e daí tirou uma enorme rocha com o objetivo de colocá-la em cima da que já existia. Enquanto levava a rocha, aproximaram-se pássaros negros que traziam más notícias sobre um tema que dizia respeito à deusa. Como ela tinha pressa, deixou cair a rocha no centro de Atenas, e aí ficou para sempre esta rocha de 278 metros de altura! Na Antiguidade Clássica a colina estava coberta de vegetação, e no seu topo havia um templo dedicado à Zeus. Quando Atenas foi liberada da ocupação turca, no Licabeto não havia nenhuma árvore. O reflorestamento foi realizado entre 1880 e 1915.

Hoje no topo da montanha se encontra a pequena Capela de Agios Giorgios, toda branquinha, que fica linda quando está iluminada de noite. E também tem um bar, eu estava meio morta quando chegamos e resolvemos que íamos beber algo, mas quando nos trouxeram o cardápio, tudo era tão absurdamente caro, que nos levantamos e fomos embora! De um lado do topo, se vê o Teatro Licabeto. Este teatro foi construído entre 1964 e 1965, nele se representam obras gregas clássicas, e tem uma capacidade de 3.000 pessoas.

Desça feliz da vida do Licabeto, porque com todo o exercício que você fez, vai poder comer um pouquinho mais da incrivelmente boa comida grega!
Licabeto
Licabeto (1)

Para ver imagens gravadas do Monte Filopapo, clique em:
Telenovela Kalón – Capítulo 11
Para ver imagens gravadas do Monte Aeropagus, clique em:
Telenovela Kalón – Capítulo 9

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Imagens: turomaquia_2008

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

5 Comentários

  1. SÍLVIA OLIVEIRA

    Ai, que show!Ow, como você consegue publicar essas fotos gigantes… assim gigante no tamanho delas, (não nos megas)? Eu coloco lá na hora de publicar as minhas como tamanho “grande”… mas num sai assim, não!Bjs!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Silvinha estou usando o scribefire para editar os posts do blog, e por isso consigo colocar as fotos deste tamanho, e até maiores!E obrigada pelo elogio, beijosAT: Para baixar o scribefire é através do mozilla firefox, é uma das ferramentas que este navegador oferece, e claro que isto eu devo ao TOM!

    responder
  3. Luisa

    Patricia, cada foto maravilhosa!! To adorando rever Atenas contigo e tà me dando uma vontade enorme de voltar! Que lugar sensacional!Bjs

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Eu ADOREI Atenas, um montão de gente nos disse, oq ue vocês vão fazer tanto em Atenas, é so subir no Partenon, e já está. Mais a cidade é muito mais do que esse encantador monumento, tem uma energia incrível! Eu recomendo para todo mundo!Beijos Luisa

    responder
  5. SÍLVIA OLIVEIRA

    Ow, Pati!Tô fazendo as alterações no blog para usar o scribefire. Tive que mudar o template porque o meu cortava as fotos editando uma foto maior. É realmente genial a edição de fotos no scribefire. Não sei se vai dar certo… mas fiz uns testes num blog fake e ficou bom. Obrigadíssima pela dica!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!