Guias de Viagem e Arte

 
 
out 31 2017

Patinir – o pai da paisagem

Quem foi Patinir?

Planejamento ViagemQuem já ouviu falar de Joachim Patinir? Ele nasceu em por volta de 1480, no que seria atualmente o sudeste da Bélgica. Atualmente, é quase desconhecido do grande público, mas em seu tempo foi famoso. A história do seu êxito é inversamente proporcional ao que conhecemos de sua trajetória e vida pessoal.

É verdade que não se sabe ao certo onde nasceu, mas foi em Amberes que se filiou a um grêmio e onde alcançou sua fama. Naqueles tempos, Amberes era o lugar de abrigo de 50.000 almas. Um dos principais centros comerciais da Europa e também um dos principais mercados de arte. Exportava obras de arte para cidades como Espanha, França, Itália, Inglaterra, Escandinávia e Alemanha.

Patinir era conhecido por todos como pintor de paisagens e hoje como o pai deste gênero pictórico. Até então, este não era considerado um gênero. Era algo que se pintava no fundo das telas e sem muita importância. Mas com a chegada dos ideiais humanistas de apreciar o mundo, sua natureza, seus detalhes, estes fundos começaram a ganhar protagonismo. Nas telas de Patinir, a paisagem ganha em importância. Mas não apenas nas suas telas, outros pintores também começaram a explorar mais as paisagens. Então, por que Patinir é conhecido como o pai da dita cuja?

Porque foi um especialista. E pelo fato de viver em Amberes, sua pintura foi mais influente que as dos demais pintores.

Análise de obra de Patinir: “Paisagem com São Jerônimo”

Ele desenvolveu uma série de regras para colocar as formas e as cores nos seus quadros, ou seja, uma fórmula de composição. Quer saber como era? Enquanto observa este quadro, escute as regras e veja sua aplicação nesta pintura – “Paisagem com São Jerônimo”* (1516/1517), que mede 74 x 91 cm e se encontra no Museu do Prado, em Madrid/Espanha.
Patinir

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Imagem: Museu do Prado
Icons made by Freepik from http://www.flaticon.com

* Em português, vi as duas grafias – Jerônimo e Gerônimo.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo
  • O Belvedere é um dos atrativos incluídos no Vienna Pass e foi minha primeira visita no dia que utilizei o passe.

Na verdade só visitei um dos edifícios, o Upper Belvedere, para viajar no mundo de Klimt. 
Tinha lido que não se podiam tirar fotos, agora está permitido desde que seja sem flash 😍

#vienalovers #belvedere #viennapass #klimt
  • Porque a vida é feita de detalhes 😘

#goult #provence #roteiroprovence #francelovers

Follow Me!