Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 29 2009

Pollock: no Metropolitan em New York

New York, 1999. Neva e faz um frio danado (-10C). Entramos no MET. Acompanhados do Ronaldo, um louco por Egito, passamos horas entre múmias, relevos até dar com um templo inteiro! A idéia era privilegiar o Egito e depois fazer um “un passant” pelas inumeráveis salas que conformam este big museu.Aos meus acompanhantes a arte moderna não fazia muita graça, mas para mim era e é  tudo de bom! Por isso quando chegamos diante de uma tela enorme  de mais ou menos 2,5 por 5 metros, eu automaticamente me detive, e meus companheiros seguiram “viagem”.

O fundo da tela era meio ocre, mas o que estava sobre esta superfície chegava na minh´alma como uma flecha de Cupido ao coração daqueles que se permitem enlouquecer de amor. Nada de figuras, realismos, só tinta, muita tinta! Poucas cores: bege, preto e branco, e não faziam falta mais. Comecei o jogo, de aproximar e afastar. Andar de um lado a outro, abaixar, levantar, enfim, vê-la por diferentes pontos de vista. Diante de um Pollock o melhor é esquecer do tempo, e só olhar, olhar e olhar.

Este homem mudou a forma de pintar. Colocou a tela no chão. Furou uma lata de tinta, e esta passou a ser o pincel. Parece fácil? Então, faz uma experiência na sala da tua casa. O primeiro drama vai deparar-se com algo tão grande e vazio, e depois fazer com que as linhas tenham ritmo, que as cores se misturem ou se separem. O fácil é pintar aquilo que todo mundo vê, agora as emoções, este é outro campo de batalha. Esta é uma arte para sentir, por isso nada de buscar figurinhas onde só existe uma explosão daquilo que nos
faz levantar a cada manhã: uma fé inquebrantável que nos faz pensar que viver vale a pena!

Expressionismo Abstrato
“Outono” de Jackson Pollock, realizada em 1950
Pollock
Detalhe da mesma obra

Oitava recomendação 2010Um encontro com Pollock no Metropolitan Museum of Art. Se a arte moderna te parece abusrda, quem sabe uma de tuas resoluções de 2010, possa ser: aprender a apreciar algo que não chego a compreender!  No começo parece meio chato, mas depois é como abrir uma nova janela pela qual se pode aproveitar ainda mais este mundão!

Imagens: http://www.metmuseum.org

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: ,

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao
  • Depois de ver a história escancarada diante dos seus olhos em Berlim. De sentir as feridas n’ alma causadas por um muro que separou famílias, amigos, amores. Talvez você necessite de um pouco de barroco e rococó para voltar a ver o lado rosa da vida. Pra isso passa lá no www.turomaquia.com e veja o guia completo para conhecer o palácio de verão de Frederico, o Grande. Um bate e volta perfeito desde BERLIM 🤩

#alemanha #berlinlovers #berlim #sanssouci #barroco #roteiroberlim
  • Não é necessário fé para se emocionar em locais de peregrinação como Fátima. Somente faz falta ter dentro do corpo algo que se acordou chamar empatia.

Vc já visitou algum grande centro de peregrinação? Qual?

Hoje no blog publiquei um guia completo de Fátima, um dos maiores centro de peregrinação mariana do mundo 🌎 
Para ler, guardar ou imprimir 😉 visite o www.turomaquia.com ou clique no link da bio 👀

#santuariodefatima #fatimaportugal #turismoreligioso #3pastorinhos #portugallovers #roteirosturo

Follow Me!