Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 20 2009

Trem Michelangelo: de Munique a Verona

Quando decidi descer do norte ao sul europeu, queria chegar desesperadamente na Itália. E naquele 8 de maio de 1995 alcançaria meu objetivo …

“Tomei um gostoso café da manhã no hotel e fui para a Estação pegar o trem Michelangelo para Verona, onde pego outro trem para Veneza!”

Às 12:00 horas já estávamos na Itália. “Já sinto um outro clima no ar, e já escuto aquele idioma lírico e poético. Tenho que trocar de trem em Verona e esperar 1 hora pelo outro trem”.

“Já vejo Veneza ao longe e estou ficando emocionada, quando desço na estação e vejo a cidade me dá um negócio no coração, é tão diferente”.

Por mais que você tenha visto fotos, videos, relatos de amigos e nem tão amigos, quando você esta frente a frente com Veneza, teu cérebro te envia um sinal dizendo que aquilo não existe, que é uma miragem, que você está sendo enganado. É algo tão mágico, e ainda tenho aquela primeira imagem gravada na memória. Aquele frenesi diante de mim, e não eram carros indo de uma lado a outro, e sim barcos de diferentes tamanhos, pessoas gritando e o mar encrespado. Se tivesse que definir tudo o que vi naqueles primeiros segundos diria: A-L-U-C-I-N-A-N-T-E!

“Peguei o vaporetto 82 (barcos que são os ônibus públicos da cidade) para o Ostello Venezia. O vaporetto para quase em frente ao albergue, que tem uma recepção muito bonita. O quarto é legal, estou com duas canadenses, e o banheiro é limpo. O sol brilha na cidade até muito tarde”.


Já passava das 21:00 horas …

Moraleja: Só não é feliz quem não quer. Algo ruim te passou, ao invés de estar cozinhando aquele momento, o lance é tocar pra frente e buscar um lugar ou uma pessoa que volte a te surpreender!

Momentazo: A primeira visão de Veneza ao sair da Estação de Trens.

Qual foi a cidade ou lugar que mais te impactou em suas viagens?
Aquele lugar que você respirou profundamente ao estar cara a cara com ele!

Informação prática
Veneza já oferece muitas opções mais em conta, mas se você vai sozinho e com orçamento reduzido, o Ostello Venezia é uma excelente idéia, com diárias a partir de 22 euros. Para reservar visite o site: http://www.ostellovenezia.it/

O trem Michelangelo oferece um visual impressionate, para mais informações: Trenitalia

Todos os posts do Mochilão Europa, clique aqui.

fotos: archivo_turomaquia_1995

10 Comentários

  1. Denise

    Delícia de post e de viagem!!! A itália deve ser puro sonho!beijo!

    responder
  2. Carol Wieser

    Enquanto minha viajem à Europa aind anão vem, vou me deliciando com seus relatos.Beijos

    responder
  3. Claudia Pimenta

    oi patricia! apesar de adorar paris e londres, talvez tenha sido veneza! é impossível não estranhar tamanha beleza e singularidade… inexplicável mesmo! bjs, querida!!!

    responder
  4. SÍLVIA OLIVEIRA

    Meu primeiro post internacional no Matraqueando foi sobre Veneza! Não é a minha cidade preferida – aquela de querer voltar e passar dois meses lá – mas é a mais surpreendente das que conheci. O cotidiano anfíbio seduz e impacta! Ah, na primeira vez em que estive lá também fiquei no Ostello Venezia. Quando voltei em 2007 fiquei no Hotel Ai Tolentini (http://www.albergoaitolentini.it) = 25 euros por pessoa em quarto quádruplo. Ou 70 euros o casal. Bjs!

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Denise, a Itália é realmente tudo aquilo que todo mundo diz, e as vezes até melhor.Beijos

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Carol, espero te ver por aqui em breve. Por aqui também tem muito passeio mais natureza. Dá para fazer altas viagens de bicicleta!Beijos

    responder
  7. Patricia de Camargo

    Claudia, as palavras que vocè utilizou são certeiras:Beleza Singularidade …Beijos

    responder
  8. Patricia de Camargo

    Silvinha, bela dica de hotel em Veneza, e a um preço ótimo! Valeu!

    responder
  9. Lu Francesa

    Londres, minha paixão! 🙂

    responder
  10. Patricia de Camargo

    Lu, eu tbem amei Londres, este ambiente liberal, sem restrições e os museus de infarto!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!