Guias de Viagem e Arte

 
 
out 20 2017

O papel do artista na arte medieval + Harry Potter

O papel do artista na arte medieval

O papel do artista na arte medievalPoucos são os artistas conhecidos da Idade Média. Por quê? Porque aquele que executava a obra era apenas uma extensão de Deus. Somente se reconhecia a criatividade àqueles que era na hierarquia cristã eram considerados excelentes, como os monges ou os padres.

O Concílio de Nicea realizado em 78, declarava que a pintura “não é uma invenção do pintor que a cria, mas uma lei inviolável, uma tradição da Igreja (lembre que os pintores deviam seguir regras rígidas de representação). Não são os pintores mas sim os Santos Padres quem devem inventar e ordenar. A eles pertence a composição, ao pintor apenas a execução”.

Esta situaçao tão marginal foi modificada com o passar do tempo, mas olha que demorou bastante tempo. No século XII, os artesãos começaram a ser reconhecidos socialmente. Ao mesmo tempo, para aumentar seu status,  reuniram-se em corporações de ofício.

No começo estas corporações pertenciam a uma cidade, mas com a necessidade crescente de mão-de-obra especializada, estas corporações passaram a se movimentar por toda Europa. O que eram? Associações de pessoas que realizavam o mesmo trabalho manual.

O papel do artista na arte medieval e o que isso tem a ver com a maçonaria?!

social-1Um jovem entrava em uma corporação e dependendo do tipo de ofício, era aprendiz durante 3 ou 5 anos. Os pedreiros e seguramente entre eles o que faziam o papel de arquiteto se conheciam como maçons. Eram corporações fortes e dinâmicas. Como necessitavam de uma espécie de estúdio de trabalho, ao lado das construções que estavam realizando construiam uma “loggia” (daí o nome loja maçonica). Nestas loggias existia um mestre que era quem controlava a disciplina e as normas de trabalho. Durante o inverno quando era impossível trabalhar ao relento, realizavam tarefas dentro das loggias.

Começaram a empregar símbolos que demonstravam sua organização e representavam seus ideiais. Na fachada da Igreja de Or San Michele, em Florença destacam os três grandes símbolos maçonicos:

  • o compasso que simboliza o limite justo na relação entre os trabalhadores.
  • o esquadro, símbolo da equidade na loggia.
  • o nível e o plomo, que simbolizam a hierarquia e a igualdade na associação.
O papel do artista na arte medieval

As setas brancas indicam respectivamente da direita para a esquerda: o nivel com o plomo, o compasso e o esquadro.

No século XIII um artesão em Paris cobrava 20 dinheiros por dia. Naquele momento um cordeiro custava 80 dinheiros e um porco, 175. Eles trabalhavam 9 horas diárias no inverno e 12 no verão e apenas descansavam no sábado. Para a construção de uma grande catedral se podiam empregar 1253 pessoas!

O papel do artista na arte medieval

O “Harry” entrando no claustro durante a rodagem

Catedral de Gloucester e Harry Potter

O Claustro da Catedral de Gloucester do século XIV seguramente empregou maçons bastante habilidosos. Este lugar é tão mágico que até Harry Potter já passou por aqui no seu filme – Harry Potter e o Enigma do Princípe! Algumas cenas dos corredores de Hogwart foram gravados no claustro.

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Icons made by Freepik from http://www.flaticon.com

Referências bibliográficas e imagem igreja de Florença:
Revista Historia da National Geographic (em espanhol) – número 31

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!