Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 14 2012

Dando uma de James Cook na Nova Zelândia

Dando uma de James Cook na Nova Zelândia
Depois de um tempo pelo hostel, conhecendo o pessoal e aproveitando as praias próximas do Flying Nun, voltamos aos mapas. Começamos a explorar a região de Gisborne, também conhecida como Eastland. O primeiro atrativo que chamou a atenção foi o farol East Cape, local mais a leste do país e provavelmente o farol mais a leste do mundo.

Pegamos a estrada, cheia de curvas, e sobe e desce, o que deixa a média de velocidade bem baixa. Mas as várias enseadas e praias no caminho, tornam a viagem muito agradável. Quando nos aproximamos do farol, a estrada deixa de ser asfaltada, e passa a ser de pedras.
Dando uma de James Cook na Nova Zelândia

Eastland - Gisborne - Nova Zelândia

Recorro ao guia para saber melhor a história do farol. Primeiramente foi instalado na ilha em frente da praia do East Cape, toda construção foi levada, por navios guinchos, em meados de 1889. Infelizmente 4 trabalhadores morreram durante as obras e foram enterrados na própria ilha, a qual era conhecida pelos maori como Whangaokeno ou o Motu Kaiawa e estava localizada cerca de 2 km da costa.
Eastland - Gisborne - Nova Zelândia
Eastland - Gisborne - Nova Zelândia

Em 1922, por decisão do governo, o farol foi removido para a costa, onde está até hoje. Esse local também é conhecido como a região por onde chegou a expedição de Thomas James Cook ao país vindo da Europa (ele foi o primeiro a mapear a Nova Zelândia, e não foi o Thomas, que na real foi o primeiro “agente de viagens” do mundo).
Eastland - Gisborne - Nova Zelândia Eastland - Gisborne - Nova Zelândia

A parte leste, é conhecida como área Maori, parte da população fala o idioma diariamente nas ruas. Tínhamos escutado muitas histórias de que os maoris eram agressivos, mas tudo isso não passa de intimidação pelo tamanho fisico desse povo. Uma primeira conversa, e se vai por terra esta “lenda urbana”.Não tivemos o menor problema no convívio. Alguns falam que a tal tranqüilidade maori só é quebrada, se suas terras e tradições forem ofendidas.

Chegando no pé do farol, deixamos o carro e começamos a caminhada, junto conosco um pouco a frente subia um casal maori, apressamos o passo, chegamos até o casal e puxamos papo, sobre a região e os costumes locais. A conversa foi muito amistosa, no topo paramos para admirar a vista e bater algumas fotos, mais uma vez os maoris desfizeram a fama.
Eastland - Gisborne - Nova Zelândia

Descemos para o pé do farol e vale uma ressalva, para chegar até o East Cape, é necessário programar-se, pois a região não tem posto de gasolina e nem lugar para comer. Mas se precisar ir ao banheiro, tem dois adaptados em um conteiner, exatamente no último espaço do ponto mais leste do país. O Anão quis tirar fotos no banheiro inusitado, no entanto, o entusiasmo de ir no banheiro num ponto tão extremo do mundo, não deixaram ele ver que estava no banheiro errado….hehehehe
Eastland - Gisborne - Nova Zelândia

Posts relacionados:
Gisborne – a sucursal do paraíso
Esportes radicais na Nova Zelândia – Sledging
rapel + escalada + rafting + trekking {tudo numa caverna } = Aventura na Nova Zelândia

texto, fotos e argumento: Daniel Portella

3 Comentários

  1. Mileni Portella

    Adoro locais com farol!!!

    Quem sabe um dia não visito este aí do post…

    Belo texto.

    Parabéns…

    responder
    • Daniel Portella

      Posso Ir de guia, te levo lá com prazer e faço um preço camarada 😀
      Valeu os elogios jornalista…

      responder
  2. Isabel - Simplesmente Berlim

    Nossa as fotos estao lindas (a primeira entao!!). E que viagem, Nova Zelandia é um dos meus sonhos de consumo 🙂

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!