nov 14 2012

Dando uma de James Cook na Nova Zelândia

Depois de um tempo pelo hostel, conhecendo o pessoal e aproveitando as praias próximas do Flying Nun, voltamos aos mapas. Começamos a explorar a região de Gisborne, também conhecida como Eastland. O primeiro atrativo que chamou a atenção foi o farol East Cape, local mais a leste do país e provavelmente o farol mais a leste do mundo.

Pegamos a estrada, cheia de curvas, e sobe e desce, o que deixa a média de velocidade bem baixa. Mas as várias enseadas e praias no caminho, tornam a viagem muito agradável. Quando nos aproximamos do farol, a estrada deixa de ser asfaltada, e passa a ser de pedras.

Eastland - Gisborne - Nova Zelândia

Recorro ao guia para saber melhor a história do farol. Primeiramente foi instalado na ilha em frente da praia do East Cape, toda construção foi levada, por navios guinchos, em meados de 1889. Infelizmente 4 trabalhadores morreram durante as obras e foram enterrados na própria ilha, a qual era conhecida pelos maori como Whangaokeno ou o Motu Kaiawa e estava localizada cerca de 2 km da costa.

Em 1922, por decisão do governo, o farol foi removido para a costa, onde está até hoje. Esse local também é conhecido como a região por onde chegou a expedição de Thomas James Cook ao país vindo da Europa (ele foi o primeiro a mapear a Nova Zelândia, e não foi o Thomas, que na real foi o primeiro “agente de viagens” do mundo).
Eastland - Gisborne - Nova Zelândia Eastland - Gisborne - Nova Zelândia

A parte leste, é conhecida como área Maori, parte da população fala o idioma diariamente nas ruas. Tínhamos escutado muitas histórias de que os maoris eram agressivos, mas tudo isso não passa de intimidação pelo tamanho fisico desse povo. Uma primeira conversa, e se vai por terra esta “lenda urbana”.Não tivemos o menor problema no convívio. Alguns falam que a tal tranqüilidade maori só é quebrada, se suas terras e tradições forem ofendidas.

Chegando no pé do farol, deixamos o carro e começamos a caminhada, junto conosco um pouco a frente subia um casal maori, apressamos o passo, chegamos até o casal e puxamos papo, sobre a região e os costumes locais. A conversa foi muito amistosa, no topo paramos para admirar a vista e bater algumas fotos, mais uma vez os maoris desfizeram a fama.
Eastland - Gisborne - Nova Zelândia

Descemos para o pé do farol e vale uma ressalva, para chegar até o East Cape, é necessário programar-se, pois a região não tem posto de gasolina e nem lugar para comer. Mas se precisar ir ao banheiro, tem dois adaptados em um conteiner, exatamente no último espaço do ponto mais leste do país. O Anão quis tirar fotos no banheiro inusitado, no entanto, o entusiasmo de ir no banheiro num ponto tão extremo do mundo, não deixaram ele ver que estava no banheiro errado….hehehehe