Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 17 2010

As portas coloridas de Dublin e o estilo georgiano

Os postais das imponentes portas coloridas estão por toda a cidade. Para vê-las o melhor lugar é nas ruas ao redor da Merrion Square. Elas são testemunhas de um estilo, o georgiano. Entre 1714 e 1830, quatro reis George reinaram na Inglaterra, e a Irlanda formava parte do Império, daí o nome desta forma de construir, com inspiração neoclássica. Inspirada no Renascimento Italiano, que por sua vez estava inspirado nos antigos moldes clássicos greco-romanos.

Estilo Georgiano - Dublin Estilo Georgiano - Dublin
Estilo Georgiano - Dublin Estilo Georgiano - Dublin
Estilo Georgiano - Dublin Estilo Georgiano - Dublin

Foi um período de grande modernização em Dublin. Foi aqui quem em 1750 se construiu a primeira maternidade de Europa, e também é desta época o germen que vai dar lugar ao maior parque urbano do continente, o Phoenix Park.

IWalk Georgian Dublin

Para entender como era o estilo de vida georgiano, visite a Casa Número 29 (House Number 29) da Fitzwilliam Street. As visitas são guiadas, em cada cômodo uma história, mas antes não deixe de assistir ao audiovisual junto à lojinha e a cafeteria.

House Number 29 - Dublin
Eram casas de 3 andares, assim o “sistema de som” avisava do jantar, de visitas …
House Number 29 - Dublin House Number 29 - Dublin
House Number 29 - Dublin
As crianças aprendiam em casa a ler e a escrever

Informações práticas:
Para descarregar o tour auto-guiado pela Dublin Georgiana, clique aqui.

House Number 29
Fitzwilliam Street, 29
Horários:
De terça-feira a sábados das10:00 às 17:00
Aos domingos das 12:00 às 17:00
Tarifa: 6€, 50% de redução para estudantes e maiores
Site: http://www.esb.ie/main/about-esb/numbertwentynine/default.htm

fotos: turomaquia_2010
outras imagens: House Number 29 e Visit Dublin

4 Comentários

  1. Anonymous

    Gosto das fotos das portas. Estou interessada em as portas como objetos que nós ajudam a comunicar-nos ou isolar-nos dos outros…Salu2Carmen

    responder
  2. Elita

    Realmente, as portas de Dublin dão um charme pra cidade. Só não é único porque em Notting Hill também tem e é lindo.

    responder
  3. Joaninha Bacana

    Lindas as fotos das portas! Dá um poster show :-)Beijos, Angie

    responder
  4. petter

    Lindas portas! Já estou prevendo meu próximo tema para pinturas! 😀

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de ver a série sobre Chernobyl na HBO, decidi comprar o livro da bielorussa e ganhadora do Nobel da Literatura, Svetlana Alexiévich. 🌟Madre mía, que livro. Para quem assistiu a mini série, a história do bombeiro e sua esposa é uma das que aparece nesse conjunto de entrevistas que pouco a pouco conformam diante de nossos olhos a história das pessoas invisíveis e muitas delas “desaparecidas” graças ao acidente de Chernobyl.

Essas vozes vão desenhando o que verdadeiramente aconteceu naquele 26 de abril de 1986 e nos meses subsequentes. E no fundo, vamos compreendendo como se forjou o caráter soviético resignado de entregar à própria vida ao Estado.

Entramos na vida de pessoas que de crianças sofreram com o Cerco a Leningrado (atual São Petersburgo) e que por ironia do destino hoje vivem na enorme área afetada pelo desastre. ➡️ Mas que vivem, sobrevivem vendo crianças que sucumbem aos mais diversos tipos de câncer, mulheres e homens que não podem ter filhos e um desalento que lhes leva a viver de glórias  e tempos passados. Porque além do desastre, das casas que deixaram, dos seres amados que perderam, também viram como seu mundo inteiro desabava com a quebra do bloco soviético.

A escrita de Svetlana é brilhante e como o outro livro que comentei “Pátria”, devia ser outra leitura obrigatória no Ensino Médio. Daqueles livros que fazem com que saímos da zona de conforto do nosso próprio umbigo, porque nos revela um sofrimento que dificilmente quaisquer de nós poderia suportar. Uma zona do mundo onde reina a desesperança. (Link da edição em português na bio)

#chernobyl #svetlanaalexievich #turolivros #oqueler  #vozesdetchernobil #desafioumlivropormês #books📚
  • Nem só do mosteiro vive Alcobaça. Dá uma olhada nas primeiras fotos 🤪 Preparei um guia completo para você desfrutar muito da cidade e do seu Patrimônio Mundial da Humanidade. Link na bio 👈🏽 #alcobaca #portugalovers #foodlovers #ondecomeremportugal #centrodeportugal #restauranteportugal #patrimoniomundialdelahumanidad
  • A Grécia 🇬🇷 nos faz felizes 💙 Qual lugar enche tua alma de felicidade, carrega tuas pilhas?

#greecelovers #grecia #creta #happymoment #travel_captures
  • Coisas que só a Grécia faz por você! Não é só o por do sol claro 🤪 É ver no mesmo dia sítios arqueológicos, praias de águas cristalinas com tumbas romanas, cidades históricas e restaurantes de beira de estrada incríveis. E terminar a jornada com este panorama 💙🧡 Tudo isso é mais você pode ver no post sobre nossas 24 horas de carro em Creta. O link está na bio 👀

Você conhece Creta? Qual é teu lugar favorito dessa ilha?

#creta #rethymnon #greecelovers❤️🇬🇷 #roteirodecarro #grecia
  • Diz se essa avenida não é linda!? Fica na entrada de Telde, que é uma cidade do lado da minha e é também onde se encontra o aeroporto da ilha. 
#grancanarialovers #telde #canaryislands🌴 #beautifulstreet
  • Uma das igrejas mais surpreendentes que eu já visitei ☀️ olha a foto do exterior para entender um pouco a minha surpresa! 🌎 Tem roteiro com mapa no Turomaquia.com para vc curtir a cidade que abriga está belezura. Aliás, esse é um dos bate e volta clássicos desde Milão. ❓Qual foi a igreja que vc visitou que mais te surpreendeu?

#barroco #roteiroitalia #italialovers #bergamo #milao

Follow Me!